PLR e PPR – Entenda como é implementado na empresa e suas diferenças

A motivação no ambiente de trabalho sempre foi uma preocupação constante no cenário corporativo. Inclusive, muitas medidas já foram adotadas visando motivar equipes e colaboradores. Mas nenhuma delas foi tão efetiva quanto a implementação do PLR e PPR.

Você sabe o que essas siglas significam ou então como o PLR e PPR funcionam exatamente? E o mais importante, será que está implementando esses programas corretamente na sua empresa?

Continue lendo esse artigo e entenda mais sobre o que é a PLR e o a PPR, suas diferenças e benefícios, como calcular e como implantar esses programas para motivar os colaboradores na sua empresa.

Entenda como funciona PLR e PPR

O que é PLR e PPR?

Os Programas de Participação de Resultados e Participação nos Lucros e Resultados de uma empresa não são concessões recentes. Na verdade, eles datam da década de 40, mas foi somente em 2000 que a Lei nº 10.101 regularizou o PLR e PPR.

Segundo a lei, o PPR – Programa de Participação de Resultados é um movimento que beneficia todos os profissionais da empresa que estão engajados nas metas e objetivos de uma empresa através de recompensas. Ou seja, trata-se basicamente de um bônus não obrigatório que a empresa paga aos funcionários que batem metas e resultados traçados pela organização.

Enquanto isso, a PLR – Participação nos Lucros e Resultados, é uma divisão coletiva entre os funcionários e colaboradores dos lucros da empresa sobre um planejamento inicial, ou seja, ao alcançar um objetivo, parte do lucro obtido é compartilhado entre os funcionários.

Ambos os programas visam recompensar os funcionários e colaboradores de uma empresa conforme os resultados são alcançados com base nas metas e objetivos definidos por ela.

Lembrando que essa é uma ação não obrigatória, sendo ambas modalidades estratégicas com foco na maior motivação e produtividade, bem como reconhecimento do trabalho em equipe e recompensa pela colaboração e esforço.

Principais diferenças entre o PLR e PPR

Basicamente, as principais diferenças entre os dois tipos de benefícios é que uma é focada principalmente na produtividade, recompensando com base no ganho e no alcance de metas. A outra ocorre somente quando há lucro, entenda melhor:

  • PPR – Esse programa visa recompensar ao final de metas e objetivos de produção alcançados em determinado período, relacionado principalmente a produtividade e não ao ganho da empresa.
  • PLR – Já o PPR, a diferença está em que o valor estabelecido de benefício se baseia no resultado final atingido, ocorrendo apenas quando a empresa obtém lucros significativos sobre produtividade de um determinado período.

Desse modo, podemos concluir que o PLR é uma ação mais segura para a empresa já que garante a divisão de benefícios a partir de dos lucros obtidos, enquanto o PPR se dá principalmente com o bom desempenho e alcance de objetivos.

No entanto, ambos os modelos de benefício de resultados empresariais têm seu fator motivacional que precisa ser pré-avaliado para concluir qual o melhor modelo para empresa e para obtenção de resultados.

Benefícios do PLR e PPR

Aumentar a motivação dos colaboradores e funcionários é o principal objetivo ao implantar o Programa de Participação de Resultados e a Participação nos Lucros e Resultados. Mas há ainda outros benefícios atrelados, confira alguns:

  • Maior engajamento com os objetivos da empresa pelos colaboradores e funcionários.
  • Motivação para buscar melhorias contínuas do processo produtivo.
  • Maior comprometimento da equipe com a clientela da empresa.
  • Maior produtividade da equipe.
  • Relações de trabalho e um ambiente mais saudável e acolhedor.
  • Redução de desperdícios e falhas.
  • Reforço da importância do trabalho coletivo e da contribuição de todos para recompensa de todos.
  • Aumento do comprometimento com as metas.
  • Maior eficiência de produção.
  • Isenção de encargos trabalhistas e imposto de renda.
  • Melhora no nível de satisfação da equipe e no clima da organização.

Critérios para empresa oferecer PLR e PPR

Qualquer empresa pode implementar o benefício do PLR ou do PPR, mas a liberdade de conceber não significa que não há regulamentações sobre os valores pagos ou sobre a própria implementação destes programas.

O PLR e PPR só são benefícios obrigatórios se constar em acordo ou convenção coletiva da categoria, mas estão ambos regulamentados por lei e não podem ser confundidos com salário do funcionário. Sobretudo porque estes programas possuem suas próprias regras.

Sendo assim, uma empresa que queira implementar esses programas precisa contar, acima de tudo, com um bom planejamento, bem como uma definição clara de metas que sejam tangíveis, além de clareza para com a equipe sobre o alcance de objetivos envolvendo um bom trabalho organizacional.

A Lei 10.101/2000 regulamenta de tal forma as condições para oferecer os benefícios:

  • Comissão precisa ser escolhida pelas partes integradas e por um representante de indicação pelo sindicato da categoria da empresa.
  • Acordo coletivo ou convenção para estipular ou não a multa para empresa que não implementar o programa.
  • As partes devem estar cientes de todas as regras do benefício e cumprimento do acordo e prazos definidos.

Quem tem direito a receber PLR?

PLR Participação nos lucros da empresa
A PLR faz o funcionário participar mais ativamente da vida contábil da empresa, já que ele participa não só dos lucros como dos resultados, sejam eles bons ou não.

A Participação de Lucros e Resultados como já dito é um direito não-obrigatório. Porém quando implantada numa empresa é direito de todos os funcionários recebe-la.

Agora, mesmo que todos os funcionários tenham o direito a receber a participação dos lucros e dos resultados, o valor em si destinado a cada colaborador é bastante variável, sendo definido conforme alguns aspectos como explicaremos mais adiante.

Como calcular?

No geral, não há regra para calcular o PLR ou PPR, mas o bônus não pode ser pago mais de duas vezes ao ano segundo a legislação prevê, além de que o intervalo entre os pagamentos deve ter pelo menos 3 meses.

Além disso, cabe a empresa definir a melhor forma de pagamento desse valor, seja conforme foi estabelecido em convenção coletiva ou então com o sindicato.

De modo geral, o cálculo varia e pode levar em consideração para definição de valores a cada colaborador não só o cargo, hierarquia ou área de atuação, mas a produtividade dos funcionários, o absenteísmo (ausência do trabalho) e a qualidade de produção.

Vale ainda destacar que, por ser um benefício que não tem natureza salarial, o pagamento do PLR e PPR são concessões apenas negociadas entre as partes e que não vem detalhada em folha de pagamento.

Como implantar a PLR e PPR?

Implantar o PLR e PPR é vantajoso de várias formas, tanto para a empresa e a produtividade da mesma, quanto para reconhecimento e maior motivação, bem como melhor relacionamento interno entre equipe e com os clientes pelos colaboradores.

Porém, o primeiro passo para implantar qualquer um dos dois é uma boa definição de metas e objetivos aliado a um planejamento claro e a garantia de que a equipe de trabalho saiba da importância de sua produtividade e trabalho para que haja sucesso e recompensa.

Também é necessário estabelecer os cálculos e valores garantindo uma relação transparente entre as partes acompanhado da checagem periódica do andamento das metas.

Mesmo não sendo um direito obrigatório, o PLR e PPR são vantajosos para empresas e funcionários. Portanto, não deixe de implementa-los na sua empresa. Com planejamento e clareza sem dúvida esses programas serão a chave para elevar a motivação e produtividade no ambiente de trabalho.

Comente sobre PLR e PPR – Entenda como é implementado na empresa e suas diferenças

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Comentário todo em letra maiúscula não será aprovado.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui