CBO 4222-05 - Telefonista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia
O profissional no cargo de Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4222-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Telefonista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
- Trabalhadores de informações ao público.
- Operadores de telefonia.
O que faz um Telefonista
O Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4222-05 deve treinar funcionários, operar equipamentos, atender o cliente, monitorar atendimentos, cadastrar informações, elaborar escalas de trabalho, prestar serviços, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, fornecer informações.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Telefonista CBO 4222-05
Um Telefonista (ou sinônimo) deve encaminhar reclamações ao supervisor, preencher boleto de tarifa, informar alteração de número telefônico, informar sobre eventos e cursos, identificar-se - nome do atendente, informar horário de atendimento, informar números de telefones internos, propor medidas corretivas, identificar código de serviço na tela do computador, informar fuso-horário, reorientar práticas de trabalho - reciclagem, informar endereços da empresa e filiais, acionar despertador automático, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, atualizar cadastro, responder a questionários de avaliação interna, verificar cumprimento das normas de atendimento, despertar hóspedes pelo telefone, adeqüar o tom de voz, cadastrar números de telefones, ouvir o cliente, cadastrar telefone e ramais de empresas, programar pabx, lançar ligações manualmente, demonstrar paciência, registrar pendências de informações, retornar contato com cliente, sugerir agenda de folgas, conservar equipamentos de trabalho, comunicar-se em outros idiomas, demonstrar entusiasmo, localizar pessoas, demonstrar imparcialidade, identificar origem da chamada, demonstrar respeito com o cliente, identificar tipo de chamada, demonstrar prontidão, informar ramais, direcionar cliente a outros serviços, cadastrar telefone e ramal de funcionários, manter sigilo, registrar reclamações de trote, identificar necessidades do cliente, fazer monitoria ativa, bloquear ligações, consultar banco de dados de procedimentos via internet, participar de cursos específicos, escutar atentamente - saber ouvir, informar valor de ligações concluídas via operador, demonstrar agilidade, transmitir recados, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, interceptar ligações, higienizar equipamentos de trabalho, anotar recados, demonstrar segurança, pesquisar banco de dados telefônico, demonstrar pontualidade, operar plataforma de atendimento telefônico, dominar o idioma inglês, pronunciar-se claramente, operar pabx, solicitar auxílio de operadoras internacionais, sondar tipo de solicitação de serviço, identificar pontos de melhoria, informar tarifas, completar chamadas nacionais e internacionais, gravar informações, redigir ordens de serviço, demonstrar cordialidade, informar códigos de área nacionais e internacionais, saudar o cliente, falar formalmente, preencher livros de ocorrências diárias, transmitir informações corretamente, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, demonstrar objetividade, digitar teclados, interpretar mensagem do cliente, atualizar painel de informações de eventos, demonstrar capacidade de assimilação, transmitir normas de atendimento padrão, consultar terminal de informações, demonstrar auto-controle, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, transferir chamadas internas e externas, acompanhar ligação.