CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas
O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
- Trabalhadores de informações ao público.
- Recepcionistas.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4221-20 deve demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, comunicar-se, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, agendar serviços, observar normas internas de segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve demonstrar interesse, demonstrar entusiasmo, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, agir com bom senso, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, demonstrar pró atividade, ouvir com atenção, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar autonomia, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, coordenar equipe, averiguar agenda semanal de eventos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., averiguar horário de saída dos grupos, distribuir malotes, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, guardar volumes de prestadores de serviços, efetuar acertos em contas, demonstrar paciência, demosntrar iniciativa, agendar reservas / consultas dos clientes, atualizar conta, demonstrar empatia, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar conhecimentos de informática, identificar o espaço físico da empresa, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, conferir documentos com identificação, avisar o concierge da chegada do hóspede, efetuar cobrança no show, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar espírito de equipe, organizar materiais de trabalho, fornecer serviço de cofre, bloquear apartamento, encerrar a conta no sistema, demonstrar eficiência, auxiliar o cliente com informações financeiras, oferecer transporte ao cliente, emitir notas fiscais e recibos, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, encerrar o pos - point of sale, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, lançar despesas em contas, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, planejar o dia seguinte, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, distribuir jornais, revistas, flores etc., participar de reuniões na troca de turnos, acionar alarme de segurança em caso de assalto, anotar telefonemas e recados, realizar câmbio de moedas, oferecer auxílio para a bagagem, emitir o cartão de liberação de saída, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, anunciar a chegada do cliente, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, interagir com os outros departamentos, fornecer informações meteorológicas, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, auxiliar o hóspede com atendimento médico, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, imprimir relatórios de controle, receber pagamentos, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, verificar cadastro e reserva, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, atender o cliente com informações precisas, providenciar solicitações de reservas especiais, preparar o mise-en-place, demonstrar respeito mútuo, acolher o cliente e passageiro, circular informações internas, pedir forma de garantia de pagamento, emitir extrato de contas, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, transmitir recados e fax, encaminhar o cliente para os diversos setores, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, solicitar o serviço de manobrista, fechar contas masters, demonstrar senso de organização, registrar acompanhantes, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes.