CBO 4221-20 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Recepcionista de hotel realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel (ou similar) planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções

O funcionário CBO 4221-20 deve comunicar-se, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve solicitar a avaliação do desempenho do hotel, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar eficiência, demonstrar paciência, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, encerrar a conta no sistema, auxiliar o cliente com informações financeiras, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, encerrar o pos - point of sale, averiguar horário de saída dos grupos, fechar contas masters, demonstrar respeito mútuo, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, pedir forma de garantia de pagamento, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, participar de reuniões na troca de turnos, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, agir com bom senso, distribuir malotes, atender o cliente com informações precisas, interagir com os outros departamentos, circular informações internas, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, guardar volumes de prestadores de serviços, encaminhar o cliente para os diversos setores, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, acolher o cliente e passageiro, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, receber pagamentos, oferecer auxílio para a bagagem, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, lançar despesas em contas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar conhecimentos de informática, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, preparar o mise-en-place, conferir documentos com identificação, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, bloquear apartamento, anunciar a chegada do cliente, providenciar solicitações de reservas especiais, efetuar cobrança no show, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, realizar câmbio de moedas, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, emitir extrato de contas, propor associação de programas de fidelidade, organizar materiais de trabalho, anotar telefonemas e recados, demonstrar espírito de equipe, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar autonomia, imprimir relatórios de controle, solicitar o serviço de manobrista, avisar o concierge da chegada do hóspede, transmitir recados e fax, demosntrar iniciativa, emitir o cartão de liberação de saída, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar entusiasmo, registrar acompanhantes, averiguar agenda semanal de eventos, verificar cadastro e reserva, planejar o dia seguinte, ouvir com atenção, efetuar acertos em contas, oferecer transporte ao cliente, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar pró atividade, auxiliar o hóspede com atendimento médico, demonstrar interesse, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, coordenar equipe, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, atualizar conta, demonstrar senso de organização, demonstrar empatia, fornecer serviço de cofre, distribuir jornais, revistas, flores etc., identificar o espaço físico da empresa, fornecer informações meteorológicas.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Salário Recepcionista de Hotel Itatiaia

Recepcionista de Hotel: Itatiaia, RJ

  • 178
  • Itatiaia, RJ
  • 1.527 - 2.261
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Itatiaia - RJ, ganha entre 1.527 e 2.261 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 178 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Caldas Novas

Recepcionista de Hotel: Caldas Novas, GO

  • 284
  • Caldas Novas, GO
  • 1.713 - 2.551
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Caldas Novas - GO, ganha entre 1.713 e 2.551 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 284 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Mato Grosso do Sul

  • 1.432
  • Mato Grosso do Sul
  • 1.503 - 2.185
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.503 e 2.185 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.432 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Rio Branco

Recepcionista de Hotel: Rio Branco, AC

  • 58
  • Rio Branco, AC
  • 1.400 - 1.862
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.400 e 1.862 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 58 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Bahia

  • 3.194
  • Bahia
  • 1.580 - 2.403
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.580 e 2.403 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.194 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Indaiatuba

Recepcionista de Hotel: Indaiatuba, SP

  • 70
  • Indaiatuba, SP
  • 2.031 - 2.900
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 2.031 e 2.900 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 70 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Vilhena

Recepcionista de Hotel: Vilhena, RO

  • 68
  • Vilhena, RO
  • 1.381 - 1.805
  • 41h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Vilhena - RO, ganha entre 1.381 e 1.805 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 68 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations São Paulo

Guest Relations: São Paulo, SP

  • 4.045
  • São Paulo, SP
  • 2.142 - 3.553
  • 43h
O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.142 e 3.553 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.045 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Atibaia

Guest Relations: Atibaia, SP

  • 217
  • Atibaia, SP
  • 1.869 - 2.772
  • 41h
O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Atibaia - SP, ganha entre 1.869 e 2.772 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 217 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Salvador

Guest Relations: Salvador, BA

  • 572
  • Salvador, BA
  • 1.597 - 2.515
  • 43h
O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.597 e 2.515 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 572 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations

Guest Relations: Minas Gerais

  • 5.509
  • Minas Gerais
  • 1.578 - 2.367
  • 43h
O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.578 e 2.367 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.509 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations

Guest Relations: Rio Grande do Sul

  • 3.999
  • Rio Grande do Sul
  • 1.702 - 2.552
  • 43h
O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.702 e 2.552 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.999 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Gramado

Guest Relations: Gramado, RS

  • 833
  • Gramado, RS
  • 1.891 - 2.844
  • 43h
O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Gramado - RS, ganha entre 1.891 e 2.844 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 833 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Foz do Iguaçu

Guest Relations: Foz do Iguaçu, PR

  • 560
  • Foz do Iguaçu, PR
  • 2.058 - 3.035
  • 43h
O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Foz do Iguaçu - PR, ganha entre 2.058 e 3.035 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 560 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Rio de Janeiro

Guest Relations: Rio de Janeiro, RJ

  • 1.902
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.904 - 3.049
  • 43h
O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.904 e 3.049 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.902 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Fortaleza

Guest Relations: Fortaleza, CE

  • 397
  • Fortaleza, CE
  • 1.474 - 2.139
  • 42h
O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.474 e 2.139 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 397 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Porto Seguro

Guest Relations: Porto Seguro, BA

  • 715
  • Porto Seguro, BA
  • 1.635 - 2.444
  • 43h
O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Porto Seguro - BA, ganha entre 1.635 e 2.444 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 715 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Guest Relations Maceió

Guest Relations: Maceió, AL

  • 459
  • Maceió, AL
  • 1.616 - 2.481
  • 43h
O profissional no cargo de Guest Relations CBO 4221-20 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.616 e 2.481 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 459 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.