CBO 4211-25 - Operador de caixa

Entenda o que fazem os caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Operador de caixa e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Operador de caixa

Executa rotinas de registro de entradas de valores e de saídas de produtos e serviços. Presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, sobre preços e sobre condições de pagamento. Faz abertura e fechamento do caixa. Registra a venda e recebe o pagamento em numerário, cartões ou outros meios. Presta conta dos valores movimentados, elaborando relatórios e remetendo numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria. Cumpre legislação, procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, de acordo com as necessidades do cliente. Divulga promoções e lançamento de produtos. Levanta opiniões, reclamações e sugestões junto aos clientes.

Informa preços e condições de pagamento. Recebe devoluções de mercadorias e faz ressarcimento do valor pago, dentro das condições previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Presta atendimento preferencial para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo e outras condições previstas em legislação.

Faz abertura e fechamento do caixa.

Registra a venda de produtos e serviços, manualmente, digitando informações em sistema ou utilizando leitor de códigos de barras.

Recebe e confere o pagamento em numerário, cartões ou outros meios, observando as condições de pagamento e do funcionamento do crediário. Emite cupons fiscais e notas fiscais físicas ou eletrônicas, de acordo com a legislação vigente. Informa condições para trocas.

Embala ou providencia a embalagem de mercadorias, de acordo com princípios de sustentabilidade.

Elabora relatórios de prestação de contas da movimentação do caixa.

Remete numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria. Pode auxiliar a tesouraria na preparação e no envio dos malotes de numerário.

Pode verificar a exposição de produtos nas dependências do estabelecimento, solicitando reposição.

Organiza e arquiva documentos e cupons.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 3 4 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ARQUIVO 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS CONTÁBEIS 2 2 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS ROTINAS FINANCEIRAS 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - PRESTAÇÃO DE CONTAS DA MOVIMENTAÇÃO DO CAIXA 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE ABERTURA E FECHAMENTO DE CAIXA 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - ROTINAS DE OPERAÇÃO DE CAIXA 5 5 5
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE MEIOS DE PAGAMENTO 4 5 4
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 2 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 2 3 3
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS PROCESSOS DE EMBALAGEM DE PRODUTOS 3 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 2 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - EMISSÃO DE CUPONS FISCAIS, NOTAS FISCAIS – FÍSICAS E ELETRÔNICAS – E OUTROS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS DA TRANSAÇÃO COMERCIAL 4 5 4
SERVIÇOS FINANCEIROS E AFINS SERVIÇOS BANCÁRIOS CRÉDITO E COBRANÇA 2 2 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 4 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 2 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 2

Condições de Trabalho

Atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • prestar informações;
  • receber valores de vendas de produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar numerários e valores;
  • comunicar-se;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • demonstrar eficiência;
  • oferecer produtos e serviços aos clientes;
  • realizar pesquisa pré-venda;
  • orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
  • divulgar promoções e eventos;
  • demonstrar pontualidade;
  • demonstrar assiduidade;
  • registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
  • informar o horário de atendimento ao público;
  • solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
  • demonstrar honestidade;
  • orientar clientes via telefone;
  • encaminhar os clientes aos setores competentes;
  • demonstrar agilidade;
  • efetuar o fechamento do caixa;
  • embalar produtos vendidos;
  • efetuar sangria conforme limite;
  • consultar os procedimentos e normas da empresa;
  • sangrar valores do caixa;
  • demonstrar empatia;
  • informar a localização de mercadorias e produtos;
  • agir com ética;
  • contar numerário;
  • informar as condições de pagamento;
  • vender produtos e serviços via telefone;
  • propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
  • consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
  • carimbar documentos e objetos;
  • ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho;
  • mostrar-se atencioso;
  • demonstrar paciência;
  • manter-se atualizado;
  • arquivar documentos e cupons fiscais;
  • atender as necessidades dos clientes;
  • informar ingredientes e validade dos produtos alimentícios;
  • preencher relatórios administrativos;
  • trabalhar em equipe;
  • anotar pedidos via telefone;
  • participar de cursos de treinamento;
  • realizar pesquisa pós-venda;
  • controlar fluxo de caixa;
  • informar ao cliente o valor a ser pago;
  • emitir cupom fiscal;
  • controlar estoque de materiais;
  • efetuar troco;
  • manter sigilo profissional;
  • demonstrar responsabilidade;
  • conferir cheques recebidos;
  • registrar entrada de numerário;
  • relacionar-se com urbanidade;
  • demonstrar fluência verbal;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • consultar código de defesa do consumidor;
  • verificar autenticidade das cédulas recebidas;
  • abrir o caixa;
  • informar prazos e dias da semana definidos para troca de mercadorias;
  • registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico;
  • registrar entrada de produtos com valor de numerário;
  • efetuar pedidos de materiais;
  • preencher borderô;
  • disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
  • ressarcir o cliente por danos e prejuízos;

Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-25

CBO 4211-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de operador de caixa que pertence ao grupo dos caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 4211-25 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 421125 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 421125 em todos os estados e cidades do Brasil.

Não há posts para exibir