CBO 4211-25 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4211-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Operador de caixa executa rotinas de registro de entradas de valores e de saídas de produtos e serviços Presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, sobre preços e sobre condições de pagamento.
Faz abertura e fechamento do caixa Registra a venda e recebe o pagamento em numerário, cartões ou outros meios Presta conta dos valores movimentados, elaborando relatórios e remetendo numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.
Cumpre legislação, procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-25 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Operador de caixa
O Operador de caixa (ou similar) presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, de acordo com as necessidades do cliente Divulga promoções e lançamento de produtos.
Levanta opiniões, reclamações e sugestões junto aos clientes.
Informa preços e condições de pagamento Recebe devoluções de mercadorias e faz ressarcimento do valor pago, dentro das condições previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Presta atendimento preferencial para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo e outras condições previstas em legislação Faz abertura e fechamento do caixa.
Registra a venda de produtos e serviços, manualmente, digitando informações em sistema ou utilizando leitor de códigos de barras.
Recebe e confere o pagamento em numerário, cartões ou outros meios, observando as condições de pagamento e do funcionamento do crediário Emite cupons fiscais e notas fiscais físicas ou eletrônicas, de acordo com a legislação vigente.
Informa condições para trocas.
Embala ou providencia a embalagem de mercadorias, de acordo com princípios de sustentabilidade Elabora relatórios de prestação de contas da movimentação do caixa Remete numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.
Pode auxiliar a tesouraria na preparação e no envio dos malotes de numerário Pode verificar a exposição de produtos nas dependências do estabelecimento, solicitando reposição Organiza e arquiva documentos e cupons.
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Funções
O funcionário CBO 4211-25 deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, receber valores de vendas de produtos e serviços, prestar informações, realizar atividades técnico-administrativas, controlar numerários e valores.
Atividades exercidas por um Operador de caixa CBO 4211-25
Um Operador de caixa (ou sinônimo) deve emitir cupom fiscal, arquivar documentos e cupons fiscais, conferir cheques recebidos, manter-se atualizado, encaminhar os clientes aos setores competentes, preencher borderô, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, vender produtos e serviços via telefone, demonstrar paciência, efetuar sangria conforme limite, realizar pesquisa pós-venda, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, controlar fluxo de caixa, demonstrar conhecimentos de informática, efetuar pedidos de materiais, demonstrar empatia, anotar pedidos via telefone, informar ao cliente o valor a ser pago, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, consultar os procedimentos e normas da empresa, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, divulgar promoções e eventos, controlar estoque de materiais, embalar produtos vendidos, carimbar documentos e objetos, demonstrar responsabilidade, contar numerário, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, trabalhar em equipe, informar a localização de mercadorias e produtos, consultar código de defesa do consumidor, demonstrar assiduidade, demonstrar honestidade, agir com ética, manter sigilo profissional, mostrar-se atencioso, sangrar valores do caixa, demonstrar eficiência, informar ingredientes e validade dos produtos alimentícios, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, registrar entrada de produtos com valor de numerário, demonstrar pontualidade, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, informar prazos e dias da semana definidos para troca de mercadorias, efetuar o fechamento do caixa, atender as necessidades dos clientes, informar o horário de atendimento ao público, informar as condições de pagamento, demonstrar fluência verbal, relacionar-se com urbanidade, verificar autenticidade das cédulas recebidas, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, realizar pesquisa pré-venda, demonstrar agilidade, efetuar troco, registrar entrada de numerário, abrir o caixa, participar de cursos de treinamento, oferecer produtos e serviços aos clientes, orientar clientes via telefone, preencher relatórios administrativos, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência.