CBO 4211-25 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4211-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Operador de caixa executa rotinas de registro de entradas de valores e de saídas de produtos e serviços Presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, sobre preços e sobre condições de pagamento.

Faz abertura e fechamento do caixa Registra a venda e recebe o pagamento em numerário, cartões ou outros meios Presta conta dos valores movimentados, elaborando relatórios e remetendo numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.

Cumpre legislação, procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de caixa

O Operador de caixa (ou similar) presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, de acordo com as necessidades do cliente Divulga promoções e lançamento de produtos.

Levanta opiniões, reclamações e sugestões junto aos clientes.

Informa preços e condições de pagamento Recebe devoluções de mercadorias e faz ressarcimento do valor pago, dentro das condições previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Presta atendimento preferencial para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo e outras condições previstas em legislação Faz abertura e fechamento do caixa.

Registra a venda de produtos e serviços, manualmente, digitando informações em sistema ou utilizando leitor de códigos de barras.

Recebe e confere o pagamento em numerário, cartões ou outros meios, observando as condições de pagamento e do funcionamento do crediário Emite cupons fiscais e notas fiscais físicas ou eletrônicas, de acordo com a legislação vigente.

Informa condições para trocas.

Embala ou providencia a embalagem de mercadorias, de acordo com princípios de sustentabilidade Elabora relatórios de prestação de contas da movimentação do caixa Remete numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.

Pode auxiliar a tesouraria na preparação e no envio dos malotes de numerário Pode verificar a exposição de produtos nas dependências do estabelecimento, solicitando reposição Organiza e arquiva documentos e cupons.

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Funções

O funcionário CBO 4211-25 deve comunicar-se, realizar atividades técnico-administrativas, controlar numerários e valores, prestar informações, receber valores de vendas de produtos e serviços, demonstrar competências pessoais.

Atividades exercidas por um Operador de caixa CBO 4211-25

Um Operador de caixa (ou sinônimo) deve controlar fluxo de caixa, emitir cupom fiscal, realizar pesquisa pré-venda, informar as condições de pagamento, conferir cheques recebidos, informar prazos e dias da semana definidos para troca de mercadorias, sangrar valores do caixa, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, divulgar promoções e eventos, efetuar o fechamento do caixa, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, demonstrar honestidade, relacionar-se com urbanidade, registrar entrada de produtos com valor de numerário, arquivar documentos e cupons fiscais, carimbar documentos e objetos, demonstrar fluência verbal, demonstrar eficiência, efetuar troco, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, demonstrar empatia, abrir o caixa, consultar código de defesa do consumidor, anotar pedidos via telefone, informar o horário de atendimento ao público, informar ingredientes e validade dos produtos alimentícios, demonstrar responsabilidade, vender produtos e serviços via telefone, atender as necessidades dos clientes, mostrar-se atencioso, contar numerário, embalar produtos vendidos, verificar autenticidade das cédulas recebidas, participar de cursos de treinamento, efetuar sangria conforme limite, orientar clientes via telefone, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, registrar entrada de numerário, demonstrar assiduidade, agir com ética, manter sigilo profissional, preencher relatórios administrativos, encaminhar os clientes aos setores competentes, oferecer produtos e serviços aos clientes, preencher borderô, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, manter-se atualizado, consultar os procedimentos e normas da empresa, demonstrar conhecimentos de informática, controlar estoque de materiais, informar ao cliente o valor a ser pago, demonstrar pontualidade, demonstrar agilidade, realizar pesquisa pós-venda, demonstrar paciência, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, trabalhar em equipe, informar a localização de mercadorias e produtos, efetuar pedidos de materiais.

Cargos e salários CBO 4211-25 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

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