CBO 4211-15 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4211-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Bilheteiro no serviço de diversões executa rotinas operacionais relacionadas à venda de ingressos em guichês, nos cinemas, teatros, eventos esportivos, museus, casas de espetáculo, parques de diversão e congêneres Presta informações aos usuários.
Vende ingresso, recebendo e conferindo o pagamento Controla recursos financeiros, calculando percentuais destinados a direitos autorais e a parceiros comerciais Remete numerário e controle de vendas com cartão e online à tesouraria.
Cumpre procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-15
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Bilheteiro no serviço de diversões
O Bilheteiro no serviço de diversões (ou similar) presta informações, aos usuários de serviços de diversões, sobre horário e tempo de duração de eventos culturais e esportivos, sobre classificação indicativa de faixa etária para filme ou espetáculo, sobre restrições de acesso a parque e a brinquedos, sobre preços e capacidade de lotação do local Orienta usuários por telefone ou outro meio de comunicação.
Pode visitar empresas e escolas para divulgar os espetáculos.
Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação Pode solicitar, ao usuário, a apresentação de documento para comprovar direito a desconto ou a outro benefício.
Vende ingresso, confirmando se há locais disponíveis, solicitando que o usuário escolha entre os locais disponíveis, consultando tabela de preços, informando o valor a ser pago, recebendo o pagamento, calculando o troco, emitindo o bilhete ou tíquete Pode entregar o ingresso adquirido pelo usuário por sistema de pré-venda em internet.
Controla recursos financeiros, abrindo e fechando o caixa, registrando a entrada de numerário e de valores pagos por outros meios – tal como cartão bancário, contando numerário, verificando a autenticidade das cédulas recebidas.
Controla o fluxo de caixa Calcula os percentuais destinados a direitos autorais e a parceiros comerciais - tais como companhias teatrais e organizadores de eventos - e efetua os repasses previstos em contratos ou em outros instrumentos.
Remete numerário e controle de vendas com cartão e online à tesouraria.
Pode ressarcir o usuário por danos e prejuízos Emite relatórios administrativos Arquiva documentos e cupons fiscais.
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Funções
O funcionário CBO 4211-15 deve demonstrar competências pessoais, receber valores de vendas de produtos e serviços, realizar atividades técnico-administrativas, prestar informações, comunicar-se, controlar numerários e valores.
Atividades exercidas por um Bilheteiro no serviço de diversões CBO 4211-15
Um Bilheteiro no serviço de diversões (ou sinônimo) deve demonstrar eficiência, relacionar-se com urbanidade, contar numerário, consultar os procedimentos e normas da empresa, demonstrar fluência verbal, preencher relatórios administrativos, informar a capacidade de lotação, demonstrar agilidade, informar o horário de atendimento ao público, efetuar sangria conforme limite, demonstrar conhecimentos de informática, efetuar troco, carimbar documentos e objetos, informar classificação de gênero e censura do filme e espetáculo, visitar empresas e escolas para divulgar os espetáculos, anotar pedidos via telefone, controlar estoque de materiais, calcular a porcentagem destinada a companhia teatral, emitir cupom fiscal, realizar pesquisa pós-venda, demonstrar honestidade, efetuar pedidos de materiais, demonstrar assiduidade, informar ao cliente o valor a ser pago, controlar fluxo de caixa, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, oferecer produtos e serviços aos clientes, divulgar promoções e eventos, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, realizar pesquisa pré-venda, registrar entrada de produtos com valor de numerário, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, sangrar valores do caixa, informar as condições de pagamento, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, arquivar documentos e cupons fiscais, orientar clientes via telefone, informar a localização de mercadorias e produtos, efetuar o fechamento do caixa, informar restrições de acesso ao parque e aos brinquedos, agir com ética, registrar entrada de numerário, mostrar-se atencioso, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, encaminhar os clientes aos setores competentes, participar de cursos de treinamento, manter sigilo profissional, conferir cheques recebidos, demonstrar responsabilidade, manter-se atualizado, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, preencher borderô, demonstrar empatia, abrir o caixa, repassar a arrecadação ao teatro e a companhia teatral, trabalhar em equipe, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, demonstrar pontualidade, organizar arquivos, verificar autenticidade das cédulas recebidas, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, consultar código de defesa do consumidor, demonstrar paciência, informar horário e tempo de duração de espetáculos e filmes, atender as necessidades dos clientes.