CBO 4201-35 - Supervisor de telemarketing e atendimento - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35 supervisiona a execução de serviços de atendimento relacionados a telemarketing ativo, telemarketing receptivo e telemarketing técnico Planeja o trabalho da equipe, controla a execução dos serviços, acompanha o cumprimento de metas e avalia a qualidade do atendimento prestado.

Pode coordenar a implantação de novos sistemas informatizados, orientando operadores Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas em telecomunicações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4201-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-35

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Supervisores de atendimento ao público.
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.

O que faz um Supervisor de telemarketing e atendimento

O Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35 planeja o trabalho da equipe, estabelecendo prioridades, propondo ações de melhoria em processos e definindo estratégias para atendimento e para oferta de produtos e/ou serviços Dimensiona equipe e distribui carga de trabalho.

Providencia suprimento de materiais e de equipamentos para execução dos serviços.

Pode coordenar a implantação de novos sistemas, tais como sistemas informatizados para realização, transferência de chamadas ou rediscagem, sistemas informatizados de informações técnicas sobre prestação de serviços, sistemas informatizados de informações sobre produtos, crédito, formas de pagamento, valores, descontos, encargos e cláusulas contratuais Controla os serviços de atendimento, compilando informações sobre potenciais clientes, definindo ou providenciando roteiros, corrigindo falhas do processo de trabalho, administrando banco de dados e listagens, monitorando atendimento e administrando conflitos entre operadores e clientes.

Acompanha o cadastramento de usuários e a realização de pesquisa de opinião Verifica o trabalho feito de cobrança de débitos e de negociação de condições de pagamento.

Examina o diagnóstico feito de problemas no funcionamento de produtos e de falhas em serviços prestados, intervindo para encaminhamento dos casos mais complexos para outras áreas.

Acompanha o cumprimento de metas Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade no trato com pessoas, verificando o cumprimento de procedimentos e analisando resultados de pesquisa de satisfação dos clientes.

Emite relatórios de controle e desempenho Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-35 deve demonstrar competências pessoais, planejar trabalho da equipe, supervisionar execução dos serviços, atender público e informantes, qualificar equipe de trabalho, controlar atividades financeiras, avaliar qualidade dos serviços, administrar pessoal.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-35

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35

Um Supervisor de telemarketing e atendimento (ou sinônimo) deve propor desligamentos de funcionários, manter-se atualizado, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, aplicar penalidades aos funcionários, liderar equipe, propor novos serviços aos clientes, expressar-se com fluência verbal, verificar necessidades de novos equipamentos, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, monitorar atendimento telefônico, demonstrar atitude pró-ativa, administrar banco de dados e listagens, justificar diferenças de caixa, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, prestar informações ao público e informantes, criar relacionamento interpessoal, reenquadrar funcionários em outra função, agir com desenvoltura, identificar falhas do processo de trabalho, agir com ética e atitude profissional, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, propor fechamento de contratos, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, intermediar conflitos entre áreas internas, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, emitir relatórios de controle e desempenho, agir com flexibilidade, orientar trabalho dos empregados, agir com criatividade, propor penalidades aos funcionários, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, promover reuniões, analisar relatórios, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, verificar consistência de dados coletados, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, elaborar escalas de trabalho, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, avaliar desempenho dos funcionários, dimensionar equipe de trabalho, esclarecer dúvidas dos funcionários, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, relatar falhas do processo de trabalho, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, identificar prioridades, definir perfil para cargos, tabular dados, elaborar programação de férias, propor promoções de funcionários, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, administrar conflitos entre funcionários, treinar novos funcionários, promover atendimento personalizado ao cliente, elaborar cronograma de trabalho, rever rotinas de trabalho, atuar com dinamismo, administrar conflitos entre funcionários e clientes, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, relatar necessidades de clientes e não clientes, propor reciclagem de funcionários, selecionar pessoal, controlar as emoções, definir recursos de trabalho, reconhecer diferenças pessoais, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, propor admissões de funcionários, promover rodízio de funções, agir com empatia, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, estimar volume de trabalho, definir rotinas de trabalho, controlar ligações telefônicas, identificar necessidades dos clientes e não-clientes.

Cargos e salários CBO 4201-35 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Encarregado de Telemarketing Osasco

Encarregado de Telemarketing: Osasco, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Osasco - SP, ganha entre 4.749 e 10.386 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 176 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Vitoria

Encarregado de Telemarketing: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 3.124 e 5.628 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 206 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Goiânia

Encarregado de Telemarketing: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.612 e 4.881 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 491 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing

Encarregado de Telemarketing: Paraná

O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.942 e 5.725 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.551 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing São Paulo

Encarregado de Telemarketing: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.995 e 8.635 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 6.849 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Atendimento Ao Cliente

Supervisor de Atendimento Ao Cliente: Pernambuco

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando em Pernambuco, ganha entre 2.475 e 4.703 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 612 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Atendimento Ao Cliente Joinville

Supervisor de Atendimento Ao Cliente: Joinville, SC

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 3.665 e 7.896 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 104 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Atendimento Ao Cliente Santos

Supervisor de Atendimento Ao Cliente: Santos, SP

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 3.502 e 7.250 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 90 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Atendimento Ao Cliente Barueri

Supervisor de Atendimento Ao Cliente: Barueri, SP

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 3.503 e 6.858 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 997 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Atendimento Ao Cliente Goiânia

Supervisor de Atendimento Ao Cliente: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.612 e 4.881 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 491 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Atendimento Ao Cliente Fortaleza

Supervisor de Atendimento Ao Cliente: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.382 e 4.185 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 590 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Atendimento Ao Cliente Vitoria

Supervisor de Atendimento Ao Cliente: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 3.124 e 5.628 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 206 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Atendimento Ao Cliente

Supervisor de Atendimento Ao Cliente: Minas Gerais

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.680 e 5.050 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.507 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Atendimento Ao Cliente Rio de Janeiro

Supervisor de Atendimento Ao Cliente: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.201 e 6.393 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.237 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Atendimento Ao Cliente Campinas

Supervisor de Atendimento Ao Cliente: Campinas, SP

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 3.823 e 8.013 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 288 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Atendimento Ao Cliente

Supervisor de Atendimento Ao Cliente: Goiás

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando em Goiás, ganha entre 2.520 e 4.714 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 784 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Atendimento Ao Cliente Salvador

Supervisor de Atendimento Ao Cliente: Salvador, BA

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.419 e 4.510 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 578 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Supervisor de Atendimento Ao Cliente Uberlândia

Supervisor de Atendimento Ao Cliente: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Supervisor de Atendimento Ao Cliente CBO 4201-35 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 2.704 e 5.144 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 274 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.