CBO 4201-35 - Supervisor de telemarketing e atendimento - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O profissional no cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35 supervisiona a execução de serviços de atendimento relacionados a telemarketing ativo, telemarketing receptivo e telemarketing técnico Planeja o trabalho da equipe, controla a execução dos serviços, acompanha o cumprimento de metas e avalia a qualidade do atendimento prestado.

Pode coordenar a implantação de novos sistemas informatizados, orientando operadores Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas em telecomunicações e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4201-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-35

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de telemarketing e atendimento

O Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35 planeja o trabalho da equipe, estabelecendo prioridades, propondo ações de melhoria em processos e definindo estratégias para atendimento e para oferta de produtos e/ou serviços Dimensiona equipe e distribui carga de trabalho.

Providencia suprimento de materiais e de equipamentos para execução dos serviços.

Pode coordenar a implantação de novos sistemas, tais como sistemas informatizados para realização, transferência de chamadas ou rediscagem, sistemas informatizados de informações técnicas sobre prestação de serviços, sistemas informatizados de informações sobre produtos, crédito, formas de pagamento, valores, descontos, encargos e cláusulas contratuais Controla os serviços de atendimento, compilando informações sobre potenciais clientes, definindo ou providenciando roteiros, corrigindo falhas do processo de trabalho, administrando banco de dados e listagens, monitorando atendimento e administrando conflitos entre operadores e clientes.

Acompanha o cadastramento de usuários e a realização de pesquisa de opinião Verifica o trabalho feito de cobrança de débitos e de negociação de condições de pagamento.

Examina o diagnóstico feito de problemas no funcionamento de produtos e de falhas em serviços prestados, intervindo para encaminhamento dos casos mais complexos para outras áreas.

Acompanha o cumprimento de metas Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade no trato com pessoas, verificando o cumprimento de procedimentos e analisando resultados de pesquisa de satisfação dos clientes.

Emite relatórios de controle e desempenho Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 4201-35 deve supervisionar execução dos serviços, demonstrar competências pessoais, avaliar qualidade dos serviços, controlar atividades financeiras, atender público e informantes, qualificar equipe de trabalho, planejar trabalho da equipe, administrar pessoal.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4201-35

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de telemarketing e atendimento CBO 4201-35

Um Supervisor de telemarketing e atendimento (ou sinônimo) deve agir com desenvoltura, definir rotinas de trabalho, propor admissões de funcionários, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, definir perfil para cargos, definir recursos de trabalho, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, identificar prioridades, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, promover atendimento personalizado ao cliente, elaborar escalas de trabalho, administrar banco de dados e listagens, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, agir com ética e atitude profissional, prestar informações ao público e informantes, propor promoções de funcionários, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, expressar-se com fluência verbal, liderar equipe, propor novos serviços aos clientes, agir com empatia, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, identificar falhas do processo de trabalho, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, elaborar programação de férias, esclarecer dúvidas dos funcionários, promover reuniões, dimensionar equipe de trabalho, controlar ligações telefônicas, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, monitorar atendimento telefônico, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, justificar diferenças de caixa, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, aplicar penalidades aos funcionários, avaliar desempenho dos funcionários, propor fechamento de contratos, estimar volume de trabalho, propor penalidades aos funcionários, demonstrar atitude pró-ativa, propor desligamentos de funcionários, criar relacionamento interpessoal, propor reciclagem de funcionários, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, treinar novos funcionários, relatar falhas do processo de trabalho, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, intermediar conflitos entre áreas internas, controlar as emoções, relatar necessidades de clientes e não clientes, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, selecionar pessoal, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, verificar necessidades de novos equipamentos, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, elaborar cronograma de trabalho, agir com flexibilidade, tabular dados, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, rever rotinas de trabalho, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, administrar conflitos entre funcionários e clientes, reconhecer diferenças pessoais, emitir relatórios de controle e desempenho, reenquadrar funcionários em outra função, agir com criatividade, atuar com dinamismo, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, verificar consistência de dados coletados, analisar relatórios, manter-se atualizado, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, promover rodízio de funções, administrar conflitos entre funcionários, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, orientar trabalho dos empregados.

Cargos e salários CBO 4201-35 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Encarregado de Telemarketing

Encarregado de Telemarketing: Rio de Janeiro

  • 1.721
  • Rio de Janeiro
  • 2.709 - 5.405
  • 42h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.709 e 5.405 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.721 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Fortaleza

Encarregado de Telemarketing: Fortaleza, CE

  • 689
  • Fortaleza, CE
  • 2.527 - 4.791
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.527 e 4.791 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 689 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Porto Alegre

Encarregado de Telemarketing: Porto Alegre, RS

  • 280
  • Porto Alegre, RS
  • 3.269 - 6.645
  • 42h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 3.269 e 6.645 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 280 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Belo Horizonte

Encarregado de Telemarketing: Belo Horizonte, MG

  • 983
  • Belo Horizonte, MG
  • 2.765 - 5.151
  • 42h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.765 e 5.151 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 983 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Teresina

Encarregado de Telemarketing: Teresina, PI

  • 128
  • Teresina, PI
  • 2.077 - 3.446
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 2.077 e 3.446 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 128 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Curitiba

Encarregado de Telemarketing: Curitiba, PR

  • 989
  • Curitiba, PR
  • 2.803 - 5.475
  • 42h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.803 e 5.475 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 989 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing

Encarregado de Telemarketing: Santa Catarina

  • 908
  • Santa Catarina
  • 3.025 - 6.004
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 3.025 e 6.004 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 908 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Brasília

Encarregado de Telemarketing: Brasília, DF

  • 468
  • Brasília, DF
  • 3.130 - 6.444
  • 42h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.130 e 6.444 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 468 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Salvador

Encarregado de Telemarketing: Salvador, BA

  • 558
  • Salvador, BA
  • 2.382 - 4.500
  • 42h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.382 e 4.500 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 558 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Osasco

Encarregado de Telemarketing: Osasco, SP

  • 183
  • Osasco, SP
  • 5.085 - 10.943
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Osasco - SP, ganha entre 5.085 e 10.943 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 183 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Goiânia

Encarregado de Telemarketing: Goiânia, GO

  • 458
  • Goiânia, GO
  • 2.354 - 4.394
  • 42h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.354 e 4.394 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 458 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Vitoria

Encarregado de Telemarketing: Vitoria, ES

  • 181
  • Vitoria, ES
  • 2.816 - 4.646
  • 42h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 2.816 e 4.646 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 181 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing

Encarregado de Telemarketing: Paraná

  • 1.583
  • Paraná
  • 2.699 - 5.221
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.699 e 5.221 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.583 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing São Paulo

Encarregado de Telemarketing: São Paulo, SP

  • 7.338
  • São Paulo, SP
  • 3.419 - 7.250
  • 42h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.419 e 7.250 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 7.338 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing

Encarregado de Telemarketing: São Paulo

  • 12.598
  • São Paulo
  • 3.271 - 6.781
  • 42h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.271 e 6.781 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 12.598 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Guarulhos

Encarregado de Telemarketing: Guarulhos, SP

  • 420
  • Guarulhos, SP
  • 2.386 - 4.411
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 2.386 e 4.411 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 420 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing Barueri

Encarregado de Telemarketing: Barueri, SP

  • 968
  • Barueri, SP
  • 3.400 - 6.729
  • 41h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 3.400 e 6.729 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 968 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.
Salário Encarregado de Telemarketing

Encarregado de Telemarketing: Goiás

  • 681
  • Goiás
  • 2.322 - 4.353
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Telemarketing CBO 4201-35 trabalhando em Goiás, ganha entre 2.322 e 4.353 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 681 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-35.