CBO 4201-25 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4201-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Supervisor de recepcionistas supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.

Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de recepcionistas

O Supervisor de recepcionistas (ou similar) planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.

Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.

Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.

Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.

Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.

Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

Funções

O funcionário CBO 4201-25 deve supervisionar execução dos serviços, planejar trabalho da equipe, administrar pessoal, qualificar equipe de trabalho, atender público e informantes, avaliar qualidade dos serviços, demonstrar competências pessoais, controlar atividades financeiras.

Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25

Um Supervisor de recepcionistas (ou sinônimo) deve administrar conflitos entre funcionários e clientes, justificar diferenças de caixa, liderar equipe, identificar falhas do processo de trabalho, analisar relatórios, treinar novos funcionários, identificar prioridades, tabular dados, relatar necessidades de clientes e não clientes, conferir faturas, agir com ética e atitude profissional, monitorar atendimento telefônico, emitir relatórios de controle e desempenho, propor desligamentos de funcionários, aplicar penalidades aos funcionários, dimensionar equipe de trabalho, reenquadrar funcionários em outra função, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, controlar ligações telefônicas, rever rotinas de trabalho, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, verificar necessidades de novos equipamentos, prestar informações ao público e informantes, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, conferir numerário e produtos do caixa, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, agir com empatia, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, intermediar conflitos entre áreas internas, orientar trabalho dos empregados, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, promover reuniões, orçar custos, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, definir recursos de trabalho, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, administrar banco de dados e listagens, propor fechamento de contratos, inventariar móveis, equipamentos e produtos, demonstrar atitude pró-ativa, definir rotinas de trabalho, elaborar programação de férias, promover rodízio de funções, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, expressar-se com fluência verbal, verificar consistência de dados coletados, definir perfil para cargos, controlar as emoções, propor reciclagem de funcionários, propor novos serviços aos clientes, propor promoções de funcionários, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, agir com criatividade, manter-se atualizado, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, elaborar cronograma de trabalho, agir com flexibilidade, relatar falhas do processo de trabalho, administrar conflitos entre funcionários, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, esclarecer dúvidas dos funcionários, agir com desenvoltura, criar relacionamento interpessoal, elaborar escalas de trabalho, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, controlar movimentação de questionários, promover atendimento personalizado ao cliente, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, propor penalidades aos funcionários, estimar volume de trabalho, propor admissões de funcionários, selecionar pessoal, avaliar desempenho dos funcionários, atuar com dinamismo, reconhecer diferenças pessoais, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos.

Cargos e salários CBO 4201-25 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Encarregado de Recepção Goiânia

Encarregado de Recepção: Goiânia, GO

  • 132
  • Goiânia, GO
  • 2.356 - 4.227
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.356 e 4.227 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 132 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção

Líder de Recepção: Minas Gerais

  • 563
  • Minas Gerais
  • 2.270 - 4.066
  • 43h
O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.270 e 4.066 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 563 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção Brasília

Líder de Recepção: Brasília, DF

  • 244
  • Brasília, DF
  • 2.216 - 3.911
  • 43h
O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.216 e 3.911 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 244 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção

Líder de Recepção: São Paulo

  • 2.585
  • São Paulo
  • 2.604 - 4.705
  • 43h
O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.604 e 4.705 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção Mogi das Cruzes

Líder de Recepção: Mogi das Cruzes, SP

  • 38
  • Mogi das Cruzes, SP
  • 2.392 - 4.088
  • 43h
O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Mogi das Cruzes - SP, ganha entre 2.392 e 4.088 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 38 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção Santo André

Líder de Recepção: Santo André, SP

  • 43
  • Santo André, SP
  • 2.720 - 4.915
  • 44h
O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 2.720 e 4.915 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 43 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção São Paulo

Líder de Recepção: São Paulo, SP

  • 1.013
  • São Paulo, SP
  • 2.949 - 5.393
  • 43h
O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.949 e 5.393 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.013 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção

Líder de Recepção: Rio de Janeiro

  • 797
  • Rio de Janeiro
  • 2.467 - 4.332
  • 43h
O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.467 e 4.332 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 797 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Líder de Recepção Rio de Janeiro

Líder de Recepção: Rio de Janeiro, RJ

  • 575
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 2.652 - 4.662
  • 43h
O profissional no cargo de Líder de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.652 e 4.662 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 575 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.