CBO 4201-25 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4201-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Supervisor de recepcionistas supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.

Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa CBO 4201-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4201-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Supervisor de recepcionistas

O Supervisor de recepcionistas (ou similar) planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.

Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.

Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.

Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.

Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.

Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

Funções

O funcionário CBO 4201-25 deve administrar pessoal, demonstrar competências pessoais, atender público e informantes, controlar atividades financeiras, planejar trabalho da equipe, qualificar equipe de trabalho, avaliar qualidade dos serviços, supervisionar execução dos serviços.

Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas CBO 4201-25

Um Supervisor de recepcionistas (ou sinônimo) deve treinar empregados em novos serviços e tecnologias, liderar equipe, tabular dados, propor reciclagem de funcionários, elaborar escalas de trabalho, analisar relatórios, reconhecer diferenças pessoais, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, esclarecer dúvidas dos funcionários, administrar conflitos entre funcionários e clientes, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, conferir numerário e produtos do caixa, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, identificar falhas do processo de trabalho, agir com empatia, agir com desenvoltura, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, agir com ética e atitude profissional, promover reuniões, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, controlar as emoções, controlar movimentação de questionários, propor fechamento de contratos, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, agir com criatividade, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, aplicar penalidades aos funcionários, monitorar atendimento telefônico, elaborar cronograma de trabalho, manter-se atualizado, orçar custos, justificar diferenças de caixa, criar relacionamento interpessoal, administrar conflitos entre funcionários, controlar ligações telefônicas, propor desligamentos de funcionários, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, propor novos serviços aos clientes, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, propor concessão de benefícios de incentivos a funcionários, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, avaliar desempenho dos funcionários, demonstrar atitude pró-ativa, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, definir rotinas de trabalho, agir com flexibilidade, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, promover atendimento personalizado ao cliente, relatar necessidades de clientes e não clientes, identificar prioridades, elaborar programação de férias, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, prestar informações ao público e informantes, estimar volume de trabalho, conferir faturas, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, propor penalidades aos funcionários, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, reenquadrar funcionários em outra função, inventariar móveis, equipamentos e produtos, rever rotinas de trabalho, treinar novos funcionários, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, relatar falhas do processo de trabalho, definir recursos de trabalho, intermediar conflitos entre áreas internas, definir perfil para cargos, administrar banco de dados e listagens, orientar trabalho dos empregados, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, verificar consistência de dados coletados, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, selecionar pessoal, atuar com dinamismo, propor admissões de funcionários, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, emitir relatórios de controle e desempenho, promover rodízio de funções, dimensionar equipe de trabalho, expressar-se com fluência verbal, verificar necessidades de novos equipamentos, propor promoções de funcionários, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento.

Cargos e salários CBO 4201-25 - Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Salário Chefe de Recepção Porto Alegre

Chefe de Recepção: Porto Alegre, RS

  • 105
  • Porto Alegre, RS
  • 2.442 - 4.062
  • 43h
O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.442 e 4.062 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 105 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção Curitiba

Chefe de Recepção: Curitiba, PR

  • 113
  • Curitiba, PR
  • 2.938 - 5.529
  • 43h
O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.938 e 5.529 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 113 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção Recife

Chefe de Recepção: Recife, PE

  • 112
  • Recife, PE
  • 2.214 - 3.761
  • 43h
O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 2.214 e 3.761 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 112 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Chefe de Recepção

Chefe de Recepção: São Paulo

  • 2.585
  • São Paulo
  • 2.604 - 4.705
  • 43h
O profissional no cargo de Chefe de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.604 e 4.705 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Belo Horizonte

Coordenador de Recepção: Belo Horizonte, MG

  • 154
  • Belo Horizonte, MG
  • 2.470 - 4.571
  • 43h
O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.470 e 4.571 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 154 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Brasília

Coordenador de Recepção: Brasília, DF

  • 242
  • Brasília, DF
  • 2.211 - 3.903
  • 43h
O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.211 e 3.903 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 242 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção

Coordenador de Recepção: Minas Gerais

  • 563
  • Minas Gerais
  • 2.270 - 4.066
  • 43h
O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.270 e 4.066 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 563 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Rio de Janeiro

Coordenador de Recepção: Rio de Janeiro, RJ

  • 575
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 2.652 - 4.662
  • 43h
O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.652 e 4.662 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 575 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Goiânia

Coordenador de Recepção: Goiânia, GO

  • 132
  • Goiânia, GO
  • 2.356 - 4.227
  • 43h
O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.356 e 4.227 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 132 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Cuiabá

Coordenador de Recepção: Cuiabá, MT

  • 84
  • Cuiabá, MT
  • 1.970 - 3.429
  • 43h
O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 1.970 e 3.429 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 84 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Criciúma

Coordenador de Recepção: Criciúma, SC

  • 12
  • Criciúma, SC
  • 1.876 - 2.921
  • 43h
O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Criciúma - SC, ganha entre 1.876 e 2.921 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 12 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção São Paulo

Coordenador de Recepção: São Paulo, SP

  • 1.013
  • São Paulo, SP
  • 2.949 - 5.393
  • 43h
O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.949 e 5.393 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.013 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Florianópolis

Coordenador de Recepção: Florianópolis, SC

  • 50
  • Florianópolis, SC
  • 3.076 - 5.662
  • 42h
O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 3.076 e 5.662 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 50 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção Juiz de Fora

Coordenador de Recepção: Juiz de Fora, MG

  • 41
  • Juiz de Fora, MG
  • 2.672 - 4.066
  • 40h
O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 2.672 e 4.066 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 41 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Coordenador de Recepção

Coordenador de Recepção: São Paulo

  • 2.585
  • São Paulo
  • 2.604 - 4.705
  • 43h
O profissional no cargo de Coordenador de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.604 e 4.705 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Encarregado de Recepção Rio de Janeiro

Encarregado de Recepção: Rio de Janeiro, RJ

  • 575
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 2.652 - 4.662
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.652 e 4.662 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 575 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Encarregado de Recepção São Paulo

Encarregado de Recepção: São Paulo, SP

  • 1.013
  • São Paulo, SP
  • 2.949 - 5.393
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.949 e 5.393 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.013 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.
Salário Encarregado de Recepção

Encarregado de Recepção: São Paulo

  • 2.585
  • São Paulo
  • 2.604 - 4.705
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado de Recepção CBO 4201-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.604 e 4.705 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4201-25.