CBO 4132-10 - Caixa de banco - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários
O profissional no cargo de Caixa de banco CBO 4132-10 realiza operações de caixa, prestando atendimento a clientes e usuários para efetivação de pagamentos e recebimentos de títulos, realização de depósitos, concretização de aplicações e resgates financeiros e execução de outros serviços bancários similares Controla fluxo de numerário.
Apoia as atividades da agência bancária, recebendo malotes e organizando, classificando e arquivando documentos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 4132-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Caixa de banco, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários de serviços bancários.
- Escriturários.
O que faz um Caixa de banco
O Caixa de banco CBO 4132-10 realiza operações de caixa, prestando atendimento a clientes e usuários para pagamentos e recebimentos de títulos, tributos e documentos de arrecadação Operacionaliza depósitos e transferências eletrônicas.
Providencia aplicações e resgates financeiros.
Prepara cheques administrativos Fornece documentos ao cliente, emitindo extratos de conta, providenciando demonstrativos financeiros e entregando cartão magnético e talão de cheque.
Calcula juros, multas, descontos e abatimentos Confere assinaturas, autenticidade de cédulas, cheques e outros documentos.
Controla fluxo de numerário.
Remete numerário à tesouraria Recebe malotes, protocolando o recebimento, separando documentos destinados ao caixa e distribuindo os demais para os destinatários.
Prepara, lacra e expede malotes.
Organiza, classifica e arquiva documentos, criando pastas físicas e eletrônicas e atualizando documentação em arquivo Estabelece comunicação com os clientes e os usuários, identificando suas necessidades, sugerindo e orientando autoatendimento e informando sobre particularidades dos pagamentos e recebimentos Pode acessar sistemas eletrônicos para troca de informações.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4132-10 deve administrar fluxo de malotes, fornecer documentos ao cliente, compensar documentos, demonstrar competências pessoais, atender usuários, realizar operações de caixa, comunicar-se, controlar arquivos, apoiar agências e demais setores do banco.
Condições de trabalho dessas profissões
Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-10
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.
Atividades exercidas por um Caixa de banco CBO 4132-10
Um Caixa de banco (ou sinônimo) deve consultar spc e serasa, providenciar cópia de documentos do cliente, demonstrar raciocínio lógico, organizar usuários em filas, verificar número do lacre, ler mural, pesquisar documentos no dossiê do cliente, demonstrar versatilidade, orientar usuários, lacrar malote, conferir assinaturas, distinguir conteúdo do malote, agir com discrição, conferir numerário, enviar documento de operação de crédito - doc, enviar cheques para retaguarda, pagar benefícios, distribuir documentos para áreas específicas, fechar caixa, providenciar aplicações e resgates financeiros, pagar restituição de imposto de renda, solicitar cartão magnético, debitar valores em conta, imprimir relatórios, comunicar-se, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, atualizar documentos em arquivo, protocolar recebimento de malotes, atualizar-se profissionalmente, examinar documentos, ler jornal interno, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, receber malotes, entregar talões de cheques e cartão magnético, pagar cheques, habilitar cartão magnético, criar pastas, preparar cheques administrativos, demonstrar dinamismo, classificar documentos, ordenar documentos, pagar ordem de pagamento, trabalhar em equipe, sustar cheques, fornecer extratos de contas, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, evidenciar atenção, demonstrar senso de organização, receber tributos, abrir caixa, trabalhar com ética, recolher depósitos e pagamentos do caixa expresso, sugerir auto-atendimento, desbloquear talões de cheques, endossar cheques, conferir autenticidade de cédulas, cheques e outros documentos, cadastrar ordem de pagamento, controlar fluxo de numerário, expedir malotes, expurgar documentos do arquivo, montar dossiê de clientes, contratar produtos e serviços, demonstrar dedicação, receber fichas de compensação, carnês e assemelhados, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, acolher valores em depósito, realizar transferências, pagar saques com cartão eletrônico, descrever benefícios do produto, separar documentos - cheques e títulos, entregar cheques devolvidos, identificar necessidades do usuário, liberar ordem de pagamento, oferecer produtos e serviços.