CBO 4110-10 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4110-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores da área administrativa, providenciando compra de materiais e manutenção de equipamentos, intermediando contatos, prestando suporte administrativo para seleção e controle de pessoal e conferindo documentos contábeis e financeiros Mantém sistema de arquivos físico e eletrônico, controla documentação, presta apoio para elaboração de documentos e atende clientes e fornecedores.
Cumpre legislação, normas internas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Assistente administrativo
O Assistente administrativo (ou similar) executa atividades de apoio aos setores administrativos, providenciando compra e distribuindo recursos materiais, providenciando reparos de equipamentos, intermediando contatos, solicitando recursos para viagens, realizando prestação de contas, controlando execução de serviços gerais - limpeza, transporte e vigilância - e monitorando expedição e recebimentos de malotes Opera sistemas de correio eletrônico e coordena o fluxo de informações, internamente ou com outras organizações.
Mantém agenda e calendário de eventos, preparando materiais como folhetos e convites.
Executa atividades de apoio ao setor de recursos humanos, auxiliando no controle de pessoal - afastamentos, férias e horas extras -, realizando procedimentos de recrutamento e seleção e prestando suporte administrativo à área de treinamento Executa atividades de apoio aos setores contábil e financeiro, coletando informações financeiras e índices econômicos, digitando notas de lançamentos contábeis e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Mantém sistemas de arquivos - físico ou eletrônico -, registrando e atualizando informações Controla documentação, triando, distribuindo, classificando, conferindo dados e datas, registrando entrada e saída e identificando irregularidades nos documentos.
Presta apoio na elaboração de documentos, digitando textos e planilhas, preenchendo formulários e cadastros, redigindo atas, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos e elaborando minutas de correspondência.
Elabora organogramas, fluxogramas e cronogramas Insere e atualiza informações nos bancos de dados.
Atende os clientes e os fornecedores, identificando seus perfis, fornecendo informações sobre produtos e serviços, esclarecendo dúvidas e registrando reclamações.
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Funções
O funcionário CBO 4110-10 deve executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, preencher documentos, tratar documentos, demonstrar competências pessoais, prestar apoio logístico, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, preparar relatórios, formulários e planilhas, acompanhar processos administrativos, prospectar clientes/ doadores.
Atividades exercidas por um Assistente administrativo CBO 4110-10
Um Assistente administrativo (ou sinônimo) deve efetuar cálculos, acompanhar notificações de não conformidade, preencher formulários e/ou cadastros, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, preparar minutas, digitar textos e planilhas, elaborar correspondência, auxiliar na organização de eventos internos, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de organização, encaminhar protocolos internos, demonstrar capacidade de observação, transmitir credibilidade, auxiliar no controle de pessoal - afastamentos, férias, horas extras..., coletar dados, colher assinaturas, elaborar planilhas de cálculos, requisitar pagamentos, digitar notas de lançamentos contábeis, atualizar dados de planejamento, levantar a necessidade de material, identificar natureza das solicitações dos clientes, registrar a entrada e saída de documentos, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, conferir dados e datas, solicitar recursos de viagens, demonstrar criatividade, solicitar documentos, conferir cálculos, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, acompanhar andamento dos pedidos, demonstrar capacidade de empatia, expedir ofícios e memorandos, distribuir material de expediente, atualizar dados dos funcionários, localizar processos administrativos, redigir atas, solicitar informações cadastrais, mapear área de atuação, solicitar cópias de documentos, orientar funcionários sobre direitos e deveres, controlar execução de serviços gerais - limpeza, transporte, vigilância, pesquisar preços, atualizar informações, localizar documentos, esclarecer dúvidas, fornecer informações da empresa, verificar documentos, verificar índices econômicos e financeiros, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar facilidade de comunicação, intermediar contatos, demonstrar auto-controle, demonstrar persistência, distribuir documentos, receber documentos, conferir material solicitado, auxiliar na avaliação de pessoal, convalidar publicação de atos, providenciar devolução de material fora de especificação, atualizar cadastros, controlar material de expediente, executar procedimentos de recrutamento e seleção, organizar o setor, preencher ficha de movimentação de pessoal, demonstrar proatividade, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, arquivar documentos, identificar irregularidades nos documentos, demonstrar iniciativa, fornecer informações sobre produtos e serviços, solicitar compra de materiais, registrar reclamações dos clientes, requisitar materiais, triar documentos, coletar referências pessoais, trabalhar em equipe, controlar expedição de malotes e recebimentos, solicitar entrega de documentos, dar suporte administrativo a área de treinamento, contornar situações adversas, submeter pareceres, ajustar contratos, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, formatar documentos, verificar prazos estabelecidos, classificar documentos, realizar prestação de contas, acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas.