CBO 3761-05 - Dançarino tradicional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos dançarinos tradicionais e populares
O profissional no cargo de Dançarino tradicional CBO 3761-05 promove danças tradicionais ou folclóricas, pesquisando-as como manifestações culturais de diferentes regiões e relacionadas a ritos religiosos, jogos infantis, festejos e outros eventos transmitidos de geração em geração, analisando seus figurinos, ritmos, passos, movimentos e gestos, executando danças de acordo com tradições, ministrando cursos para transmitir conhecimentos sobre os mestres das tradições e sobre a história das danças, e introduzindo as danças em projetos sociais, ações culturais e educacionais, terapias e em outros contextos Administra e gerencia atividades relacionadas à dança.
Supervisiona equipes de trabalho, avaliando seu desempenho e gerenciando seu desenvolvimento profissional Registra e arquiva dados coletados e sistematizados Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3761-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de dançarinos tradicionais e populares que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 3761-05
- Técnicos de nível médio.
- Dançarinos tradicionais e populares.
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.
O que faz um Dançarino tradicional
O Dançarino tradicional CBO 3761-05 pesquisa danças tradicionais ou folclóricas como manifestações culturais - produzidas espontaneamente em diferentes regiões, criadas em rituais mágicos e religiosos, surgidas em brincadeiras ou jogos infantis e apresentadas em festejos e em outros eventos - transmitidas de geração em geração Vivencia a dança nesses ambientes onde foram criadas, perpetuadas ou recuperadas.
Estuda as danças, analisando seus passos, movimentos e gestos, identificando sua pluralidade rítmica, apreciando sua música, e examinando seus figurinos.
Realiza ensaios, preparando o corpo para dançar ao toque dos tambores e ao som de loas, saudações, ladainhas e cantos Avalia o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos.
Introduz pequenas modificações na dança, experimentando novos movimentos, explorando possibilidades de movimentos com objetos, e aprimorando a coreografia Atua nas músicas dançadas, fazendo mixagem e trabalhando o tempo ritual.
Dirige ensaios, coordenando movimentos e expressão corporal.
Interpreta as danças dramáticas, as danças rituais e as danças como representações de histórias, respeitando as tradições Utiliza instrumentos musicais, figurinos, adereços e objetos adequados e próprios à dança.
Executa a dança conforme coreografia e ritmos tradicionais.
Dá aulas relacionadas às danças tradicionais, adequando métodos de ensino às diferentes faixas etárias dos alunos e transmitindo conhecimentos sobre os mestres das tradições e sobre a história das danças Ministra aulas para profissionalizar dançarinos e professores, realizando oficinas, seminários, apresentações, exposições temáticas e debates Promove cursos para educadores, terapeutas e profissionais de outras áreas.
Insere o acervo cultural da dança tradicional em diferentes contextos Aplica a dança tradicional em projetos sociais, empresariais e institucionais, em terapias, em contextos pedagógicos, e em ações culturais Administra atividades relacionadas à dança.
Supervisiona equipe de trabalho, atribuindo funções a cada um de seus membros, avaliando seu desempenho e promovendo seu desenvolvimento profissional Gerencia a produção artística e a produção executiva.
Realiza eventos e consulta leis de incentivo à cultura para apresentar projetos, com a finalidade de captar recursos Registra dados coletados e sistematizados sobre danças tradicionais ou folclóricas Organiza e arquiva documentos físicos e eletrônicos, vídeos e outros registros gravados.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3761-05 deve pesquisar danças tradicionais e populares, estudar danças tradicionais e populares, inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentescontextos, demonstrar competências pessoais, interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições, ensaiar dança tradicional e popular, dar aulas de danças tradicionais e populares, administrar atividades relacionadas a dança.
Condições de trabalho dessas profissões
Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3761-05
As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição.
Atividades exercidas por um Dançarino tradicional CBO 3761-05
Um Dançarino tradicional (ou sinônimo) deve participar de debates sobre políticas públicas relacionadas a dança, desenvolver habilidades para trabalhar com grupos, dirigir ensaios - dançarino ensaiador, aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais, transmitir estórias sobre dança tradicional e popular, interpretar danças tradicionais, participar de debates, foruns, congressos referentes a dança, ministrar cursos para profissionais de outras áreas - educadores, terapeutas, demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais, coordenar movimentos e expressão corporal, estudar figurino popular e tradicional, dançar representando histórias, dar a conhecer os mestres das tradições, avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos, interpretar coreografia, estudar passos na dança, divulgar o evento, preparar o corpo através do calor da fogueira, adequar metodos a diferentes faixas etárias, utilizar elementos próprios da dança - adereços, objetos, instrumentos, etc, interpretar danças rituais, captar recursos, aplicar a dança a contextos terapêuticos, conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições, utilizar instrumentos musicais adequados e próprios a dança, trabalhar em equipe, participar de oficinas e cursos de atualização profissional, adaptar vivência a dança a ser realizada, transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular, consultar leis de incentivo a cultura, desenvolver acuidade auditiva e rítmica, utilizar figurinos próprios á dança, trabalhar as músicas dançadas - dançando, cantando e mixando, preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos, pesquisar passos, gestos e movimentos, aplicar a dança a contextos pedagógicos, executar a dança conforme ritmos tradicionais, executar danças dramáticas, dominar passos, gestos e movimentos, aprimorar a coreografia, pesquisar figurinos, dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança, respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos, realizar oficinas de trabalho, explorar possibilidades de movimentos com objetos, estudar música tradicional e popular, vivenciar a dança, experimentar novos movimentos, atribuir funções aos diferentes membros da equipe, participar na definição de políticas e ações culturais através da dança, gerenciar a produção executiva, estudar gestos na dança, preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores, aplicar a dança a ação cultural, estudar movimentos na dança, trabalhar o tempo ritual, conhecer os fundamentos e origem da dança - históricos, sociais e religiosos, identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular, gerenciar a produção artística, ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores, trabalhar passos, gestos e movimentos, pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança.