CBO 3312-05 - Professores de nível médio no ensino fundamental - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3312-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio no ensino fundamental que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Professor de nível médio no ensino fundamental ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3312-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio no ensino fundamental.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio no ensino fundamental
O Professor de nível médio no ensino fundamental (ou similar) participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções
O funcionário CBO 3312-05 deve comunicar-se, conscientizar a comunidade escolar, avaliar os alunos, preparar aula, ministrar aula, diagnosticar a realidade dos alunos, planejar o ano letivo, demonstrar competências pessoais.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental CBO 3312-05
Um Professor de nível médio no ensino fundamental (ou sinônimo) deve enviar comunicados, demonstrar discernimento, atender pais de alunos, trabalhar em equipe, selecionar material, servir como referencial de conduta, encaminhar alunos para profissionais de apoio - psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, dramatizar situações, interagir com o grupo, integrar as famílias a comunidade escolar, contar estórias, selecionar atividades lúdicas, preencher diário de classe, proferir palestras, participar da definição da proposta pedagógica, realizar atividades lúdicas, manter disciplina, pesquisar material - editoras, internet, demonstrar coerência, preencher cadastros, cobrar tarefas, preencher tarjetas - conceitos, notas, discutir conceitos de conduta, selecionar livros paradidáticos, contornar situações adversas, adotar medidas disciplinares, convocar pais de alunos, responder comunicados, definir cronograma, visitar locais para estudos, aplicar técnicas de expressão corporal, selecionar conteúdos, demonstrar sociabilidade, fornecer informações sobre profissionais de apoio, requisitar material, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, fornecer subsídios a diretoria, avaliar planejamento, sistematizar material e informações, aplicar questionários, pesquisar informações, aplicar instrumentos de avaliação, fixar metas, reciclar material, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, observar os alunos, demonstrar versatilidade, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, consultar relatório da turma do ano anterior, selecionar livros didáticos, corrigir instrumentos de avaliação, definir material didático, demonstrar dinamismo, preencher relatório de avaliação, elaborar plano de aula, definir estratégias, distribuir material, trocar idéias com professor do ano anterior, demonstrar auto-confiança, demonstrar paciência, avaliar participação, preencher boletins escolares, mediar conflitos, elaborar instrumentos de avaliação, conferir material, mediar atividades de autocorreção, autocontrolar-se, expor oralmente, elaborar projetos, definir objetivos, participar de conselhos, realizar leituras de apoio, demonstrar imparcialidade, discutir a proposta da escola, trabalhar em grupo, participar de reuniões, demonstrar criatividade, participar da elaboração de normas de conduta, participar de reuniões com coordenação e diretoria, elogiar o progresso do aluno, interpretar resultados de pré-testes de cognição, preencher lista de chamada, solicitar apoio da orientação ou coordenação, mediar ensino-aprendizagem, identificar a realidade familiar, entrevistar pais e alunos, confeccionar material, definir atividades e eventos extra-classe, definir métodos de avaliação, esclarecer dúvidas, avaliar comportamento, debater idéias e temas, comprar material, revisar conteúdos, vistar agenda dos alunos, ensinar técnicas artísticas, organizar-se, passar lição de casa.