CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve comunicar-se, avaliar desempenho dos alunos, organizar o trabalho, elaborar projetos pedagógicos, demonstrar competências pessoais, preparar material pedagógico, planejar ações didáticas, cuidar dos alunos, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve participar da definição do horário, organizar espaços em geral, desenhar, investigar interesse do aluno, limpar material, criar jogos e brincadeiras, organizar espaço para momento do sono e descanso, demonstrar paciência, elaborar estórias com alunos, elaborar relatórios, participar de eventos de qualificação profissional, organizar sala de aula, participar da elaboração de calendário escolar, desenvolver capacidades intelectuais, pesquisar materiais e recursos disponíveis, utilizar sucata, discutir plano de aula com coordenação e direção, solicitar material pedagógico, definir métodos de avaliação, supervisionar entrada e saída dos alunos, demonstrar autocontrole, registrar observações, corrigir atividades, higienizar brinquedos, orientar atividades artísticas, especificar materiais de ensino-aprendizagem, encaminhar alunos para outros profissionais, explicar atividades propostas, selecionar material didático, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., participar de reuniões com demais profissionais da escola, demonstrar versatilidade, comentar filmes, confeccionar material pedagógico, orientar atividades com jogos e brinquedos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, apresentar regras da escola, observar higiene dos brinquedos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, avaliar atividades dos alunos, estabelecer vínculos, observar o desenvolvimento motor, participar de conselhos, trocar fralda dos alunos, determinar parâmetros do projeto, supervisionar momento do sono e descanso, construir regras com os alunos, auto-avaliar-se, reestruturar estratégias, analisar necessidades do aluno e da comunidade, organizar material pedagógico, preencher fichas de avaliação, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, contornar situações adversas, organizar eventos na escola, cantar músicas, orientar higiene pessoal, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, demonstrar afetividade, conversar com alunos - roda da conversa, elaborar cronograma, alimentar os alunos, definir atividades pedagógicas, brincar com os alunos, pintar, desenvolver capacidades motoras, ler textos, trabalhar em equipe, interagir com a comunidade, servir alimentação aos alunos, modelar massas e argila, conferir cadastro dos alunos, demonstrar capacidade de observação, contar estórias, escrever letras e números, dar banho nos alunos, definir técnica de trabalho - estratégias, demonstrar criatividade, identificar material pedagógico, mostrar filmes, ensinar culinária, reunir-se com a coordenação e a direção, demonstrar senso de organização, organizar pastas de atividades dos alunos, colar materiais, comprar material pedagógico, trocar roupa dos alunos, planejar o roteiro de aula, desenvolver capacidades emocionais, dramatizar estórias e músicas, supervisionar refeições, supervisionar recreio, desenvolver atividades artísticas, definir objetivos da ação didática, participar da associação de pais e mestres, reciclar material, observar a socialização, atualizar-se, demonstrar sensibilidade, observar o raciocínio lógico, recortar materiais, apresentar projeto aos alunos, convocar pais e responsáveis, debater projeto com direção e coordenação, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., reunir-se com pais e responsáveis, observar a linguagem, orientar atividades de desenho, criar espaço para brincadeiras, discutir resultados dos projetos, limpar sala de aula e mobiliário, servir como referencial de conduta, trocar roupa de cama.