CBO 3311-10 - Professores de nível médio na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou similar) auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções
O funcionário CBO 3311-10 deve demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, ensinar alunos, elaborar projetos pedagógicos, orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho, preparar material pedagógico, comunicar-se, avaliar desempenho dos alunos, planejar ações didáticas.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve trocar roupa de cama, comprar material pedagógico, organizar sala de aula, participar de conselhos, reunir-se com a coordenação e a direção, organizar material pedagógico, desenvolver capacidades motoras, escrever letras e números, solicitar material pedagógico, elaborar estórias com alunos, supervisionar entrada e saída dos alunos, demonstrar autocontrole, avaliar atividades dos alunos, encaminhar alunos para outros profissionais, demonstrar afetividade, observar a socialização, supervisionar momento do sono e descanso, investigar interesse do aluno, organizar espaços em geral, contornar situações adversas, higienizar brinquedos, organizar pastas de atividades dos alunos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, alimentar os alunos, elaborar cronograma, apresentar projeto aos alunos, reciclar material, trocar fralda dos alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, desenvolver capacidades emocionais, convocar pais e responsáveis, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, dar banho nos alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, pintar, ler textos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, discutir resultados dos projetos, conversar com alunos - roda da conversa, participar da definição do horário, contar estórias, servir alimentação aos alunos, elaborar relatórios, brincar com os alunos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, definir atividades pedagógicas, observar a linguagem, reestruturar estratégias, utilizar sucata, trocar roupa dos alunos, conferir cadastro dos alunos, definir objetivos da ação didática, demonstrar sensibilidade, observar o raciocínio lógico, servir como referencial de conduta, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., limpar sala de aula e mobiliário, colar materiais, reunir-se com pais e responsáveis, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, modelar massas e argila, criar espaço para brincadeiras, corrigir atividades, trabalhar em equipe, participar da associação de pais e mestres, demonstrar paciência, definir métodos de avaliação, observar o desenvolvimento motor, ensinar culinária, definir técnica de trabalho - estratégias, comentar filmes, dramatizar estórias e músicas, demonstrar senso de organização, registrar observações, mostrar filmes, orientar atividades artísticas, criar jogos e brincadeiras, organizar eventos na escola, desenvolver atividades artísticas, demonstrar criatividade, orientar atividades de desenho, debater projeto com direção e coordenação, analisar necessidades do aluno e da comunidade, explicar atividades propostas, participar da elaboração de calendário escolar, supervisionar recreio, organizar espaço para momento do sono e descanso, participar de eventos de qualificação profissional, estabelecer vínculos, desenhar, auto-avaliar-se, demonstrar capacidade de observação, orientar higiene pessoal, limpar material, recortar materiais, determinar parâmetros do projeto, selecionar material didático, preencher fichas de avaliação, planejar o roteiro de aula, orientar atividades com jogos e brinquedos, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, identificar material pedagógico, confeccionar material pedagógico, observar higiene dos brinquedos, interagir com a comunidade, desenvolver capacidades intelectuais, demonstrar versatilidade, atualizar-se, supervisionar refeições, cantar músicas, construir regras com os alunos, apresentar regras da escola.