CBO 3311-10 - Professores de nível médio na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou similar) auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções
O funcionário CBO 3311-10 deve cuidar dos alunos, organizar o trabalho, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, avaliar desempenho dos alunos, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve discutir plano de aula com coordenação e direção, colar materiais, encaminhar alunos para outros profissionais, apresentar regras da escola, limpar sala de aula e mobiliário, supervisionar momento do sono e descanso, demonstrar afetividade, desenhar, ensinar culinária, estabelecer vínculos, observar higiene dos brinquedos, demonstrar versatilidade, reciclar material, organizar sala de aula, conferir cadastro dos alunos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, higienizar brinquedos, trocar roupa dos alunos, cantar músicas, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de observação, modelar massas e argila, pintar, avaliar atividades dos alunos, servir como referencial de conduta, trocar fralda dos alunos, servir alimentação aos alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, dar banho nos alunos, alimentar os alunos, ler textos, conversar com alunos - roda da conversa, organizar espaços em geral, organizar pastas de atividades dos alunos, desenvolver capacidades motoras, investigar interesse do aluno, definir métodos de avaliação, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., desenvolver capacidades emocionais, reestruturar estratégias, orientar atividades com jogos e brinquedos, convocar pais e responsáveis, planejar o roteiro de aula, organizar material pedagógico, demonstrar sensibilidade, preencher fichas de avaliação, organizar eventos na escola, reunir-se com a coordenação e a direção, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, recortar materiais, elaborar relatórios, elaborar cronograma, solicitar material pedagógico, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., trocar roupa de cama, explicar atividades propostas, mostrar filmes, interagir com a comunidade, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, corrigir atividades, supervisionar refeições, contornar situações adversas, debater projeto com direção e coordenação, participar da elaboração de calendário escolar, reunir-se com pais e responsáveis, comprar material pedagógico, supervisionar recreio, participar de eventos de qualificação profissional, orientar higiene pessoal, demonstrar autocontrole, trabalhar em equipe, utilizar sucata, identificar material pedagógico, supervisionar entrada e saída dos alunos, desenvolver atividades artísticas, orientar atividades de desenho, desenvolver capacidades intelectuais, confeccionar material pedagógico, definir técnica de trabalho - estratégias, brincar com os alunos, dramatizar estórias e músicas, demonstrar senso de organização, escrever letras e números, atualizar-se, observar a socialização, definir objetivos da ação didática, organizar espaço para momento do sono e descanso, selecionar material didático, participar da associação de pais e mestres, especificar materiais de ensino-aprendizagem, discutir resultados dos projetos, apresentar projeto aos alunos, observar o raciocínio lógico, observar a linguagem, participar da definição do horário, demonstrar criatividade, elaborar estórias com alunos, auto-avaliar-se, definir atividades pedagógicas, observar o desenvolvimento motor, criar espaço para brincadeiras, participar de conselhos, registrar observações, criar jogos e brincadeiras, analisar necessidades do aluno e da comunidade, construir regras com os alunos, comentar filmes, orientar atividades artísticas, limpar material, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, determinar parâmetros do projeto, contar estórias.