CBO 3311-10 - Auxiliar de desenvolvimento infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-10
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Auxiliar de desenvolvimento infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10 auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-10 deve ensinar alunos, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, organizar o trabalho, orientar a construção do conhecimento, comunicar-se, cuidar dos alunos, avaliar desempenho dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-10
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil CBO 3311-10
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil (ou sinônimo) deve definir métodos de avaliação, orientar atividades artísticas, selecionar material didático, mostrar filmes, supervisionar refeições, recortar materiais, solicitar material pedagógico, organizar material pedagógico, supervisionar momento do sono e descanso, colar materiais, confeccionar material pedagógico, definir objetivos da ação didática, demonstrar sensibilidade, avaliar atividades dos alunos, limpar sala de aula e mobiliário, orientar atividades com jogos e brinquedos, participar da elaboração de calendário escolar, estabelecer vínculos, corrigir atividades, demonstrar criatividade, interagir com a comunidade, organizar espaço para momento do sono e descanso, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, contar estórias, ensinar culinária, discutir resultados dos projetos, participar da associação de pais e mestres, desenvolver capacidades motoras, explicar atividades propostas, trocar roupa de cama, identificar material pedagógico, demonstrar senso de organização, observar a linguagem, observar o raciocínio lógico, apresentar regras da escola, desenvolver atividades artísticas, organizar eventos na escola, desenvolver capacidades intelectuais, observar a socialização, contornar situações adversas, organizar espaços em geral, elaborar estórias com alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, demonstrar versatilidade, desenvolver capacidades emocionais, construir regras com os alunos, observar o desenvolvimento motor, debater projeto com direção e coordenação, auto-avaliar-se, especificar materiais de ensino-aprendizagem, preencher fichas de avaliação, pintar, elaborar relatórios, trabalhar em equipe, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, limpar material, reestruturar estratégias, organizar pastas de atividades dos alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, escrever letras e números, brincar com os alunos, orientar higiene pessoal, supervisionar recreio, participar da definição do horário, atualizar-se, alimentar os alunos, dramatizar estórias e músicas, dar banho nos alunos, participar de conselhos, demonstrar paciência, reunir-se com pais e responsáveis, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., registrar observações, elaborar cronograma, observar higiene dos brinquedos, conversar com alunos - roda da conversa, servir alimentação aos alunos, ler textos, reciclar material, determinar parâmetros do projeto, demonstrar afetividade, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., reunir-se com a coordenação e a direção, demonstrar autocontrole, criar jogos e brincadeiras, trocar roupa dos alunos, conferir cadastro dos alunos, definir técnica de trabalho - estratégias, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, participar de eventos de qualificação profissional, criar espaço para brincadeiras, apresentar projeto aos alunos, planejar o roteiro de aula, cantar músicas, modelar massas e argila, orientar atividades de desenho, convocar pais e responsáveis, higienizar brinquedos, servir como referencial de conduta, comprar material pedagógico, investigar interesse do aluno, supervisionar entrada e saída dos alunos, demonstrar capacidade de observação, definir atividades pedagógicas, participar de reuniões com demais profissionais da escola, desenhar, encaminhar alunos para outros profissionais, analisar necessidades do aluno e da comunidade, organizar sala de aula, comentar filmes, pesquisar materiais e recursos disponíveis, trocar fralda dos alunos, utilizar sucata.