CBO 3311-05 - Professores de nível médio na educação infantil - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil (ou similar) planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções
O funcionário CBO 3311-05 deve preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, comunicar-se, ensinar alunos, orientar a construção do conhecimento, cuidar dos alunos, organizar o trabalho, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais, planejar ações didáticas.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve dramatizar estórias e músicas, organizar sala de aula, definir técnica de trabalho - estratégias, participar de conselhos, alimentar os alunos, acompanhar alunos em cursos extraclasses, desenvolver atividades com informática, criar jogos e brincadeiras, demonstrar paciência, explicar atividades propostas, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, demonstrar sensibilidade, contornar situações adversas, observar a linguagem, organizar espaços em geral, prencher agenda, estabelecer vínculos, conversar com alunos - roda da conversa, preencher fichas de avaliação, comprar material pedagógico, servir alimentação aos alunos, modelar massas e argila, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, escrever letras e números, supervisionar momento do sono e descanso, supervisionar entrada e saída dos alunos, registrar observações, contar estórias, trabalhar em equipe, demonstrar autocontrole, recortar materiais, demonstrar afetividade, atualizar-se, observar o raciocínio lógico, definir atividades pedagógicas, determinar parâmetros do projeto, trocar roupa dos alunos, servir como referencial de conduta, convocar pais e responsáveis, discutir resultados dos projetos, comentar filmes, desenvolver capacidades motoras, participar da associação de pais e mestres, brincar com os alunos, participar da definição do horário, organizar pastas de atividades dos alunos, elaborar cronograma, reestruturar estratégias, auto-avaliar-se, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., desenvolver capacidades emocionais, dar banho nos alunos, investigar interesse do aluno, reunir-se com pais e responsáveis, construir regras com os alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, planejar o roteiro de aula, desenvolver atividades artísticas, organizar espaço para momento do sono e descanso, selecionar material didático, reciclar material, demonstrar senso de organização, desenhar, observar o desenvolvimento motor, encaminhar alunos para outros profissionais, reunir-se com a coordenação e a direção, demonstrar criatividade, colar materiais, apresentar projeto aos alunos, ler textos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, conferir cadastro dos alunos, observar a socialização, supervisionar refeições, discutir plano de aula com coordenação e direção, identificar material pedagógico, participar de reuniões com demais profissionais da escola, confeccionar material pedagógico, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, solicitar material pedagógico, organizar material pedagógico, participar da elaboração de calendário escolar, corrigir atividades, analisar necessidades do aluno e da comunidade, apresentar regras da escola, elaborar estórias com alunos, pintar, preencher diário de classe, selecionar eventos e atividades extracurriculares, ensinar culinária, supervisionar recreio, avaliar atividades dos alunos, demonstrar versatilidade, definir objetivos da ação didática, interagir com a comunidade, visitar locais para eventos extracurriculares, orientar atividades de desenho, participar de eventos de qualificação profissional, administrar biblioteca circulante, elaborar relatórios, organizar eventos na escola, orientar atividades artísticas, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, trocar roupa de cama, criar espaço para brincadeiras, orientar atividades com jogos e brinquedos, limpar sala de aula e mobiliário, organizar eventos extracurriculares, limpar material, debater projeto com direção e coordenação, utilizar sucata, mostrar filmes, definir métodos de avaliação, cantar músicas, orientar higiene pessoal, demonstrar capacidade de observação, trocar fralda dos alunos, desenvolver capacidades intelectuais.