CBO 3311-05 - Professor de nível médio na educação infantil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível médio na educação infantil
O profissional no cargo de Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível médio na educação infantil que pertence ao grupo dos professores leigos e de nível médio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nível médio na educação infantil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3311-05
- Técnicos de nível médio.
- Professores de nível médio na educação infantil.
- Professores leigos e de nível médio.
O que faz um Professor de nível médio na educação infantil
O Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05 planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3311-05 deve elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos, organizar o trabalho, ensinar alunos, comunicar-se, cuidar dos alunos, orientar a construção do conhecimento, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3311-05
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil CBO 3311-05
Um Professor de nível médio na educação infantil (ou sinônimo) deve comprar material pedagógico, cantar músicas, prencher agenda, dar banho nos alunos, elaborar estórias com alunos, alimentar os alunos, demonstrar paciência, organizar sala de aula, supervisionar refeições, interagir com a comunidade, observar o desenvolvimento motor, limpar sala de aula e mobiliário, planejar o roteiro de aula, definir técnica de trabalho - estratégias, utilizar sucata, atualizar-se, preencher diário de classe, desenvolver capacidades emocionais, encaminhar alunos para outros profissionais, elaborar relatórios, trabalhar em equipe, orientar manuseio de materiais - tesoura, lápis etc., orientar higiene pessoal, trocar fralda dos alunos, participar da definição do horário, organizar eventos extracurriculares, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, definir atividades pedagógicas, convocar pais e responsáveis, contar estórias, supervisionar momento do sono e descanso, preencher fichas de avaliação, definir métodos de avaliação, auto-avaliar-se, orientar atividades artísticas, recortar materiais, registrar observações, pintar, servir alimentação aos alunos, desenvolver atividades com informática, participar de conselhos, supervisionar entrada e saída dos alunos, contornar situações adversas, escrever letras e números, participar da associação de pais e mestres, desenvolver capacidades motoras, reestruturar estratégias, conversar com alunos - roda da conversa, desenvolver atividades artísticas, comentar filmes, construir regras com os alunos, organizar eventos na escola, observar o raciocínio lógico, criar jogos e brincadeiras, selecionar eventos e atividades extracurriculares, reciclar material, discutir resultados dos projetos, desenhar, dramatizar estórias e músicas, acompanhar alunos em cursos extraclasses, demonstrar criatividade, mostrar filmes, servir como referencial de conduta, avaliar atividades dos alunos, limpar material, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, apresentar projeto aos alunos, ler textos, participar de eventos de qualificação profissional, discutir plano de aula com coordenação e direção, trocar roupa dos alunos, demonstrar senso de organização, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, explicar atividades propostas, debater projeto com direção e coordenação, organizar pastas de atividades dos alunos, observar estado geral dos alunos - higiene, saúde etc., observar a linguagem, solicitar material pedagógico, brincar com os alunos, demonstrar versatilidade, estabelecer vínculos, administrar biblioteca circulante, criar espaço para brincadeiras, colar materiais, organizar espaço para momento do sono e descanso, demonstrar autocontrole, especificar materiais de ensino-aprendizagem, determinar parâmetros do projeto, identificar material pedagógico, selecionar material didático, orientar atividades com jogos e brinquedos, observar a socialização, modelar massas e argila, confeccionar material pedagógico, definir objetivos da ação didática, investigar interesse do aluno, desenvolver capacidades intelectuais, reunir-se com pais e responsáveis, participar de reuniões com demais profissionais da escola, analisar necessidades do aluno e da comunidade, conferir cadastro dos alunos, trocar roupa de cama, supervisionar recreio, participar da elaboração de calendário escolar, demonstrar afetividade, reunir-se com a coordenação e a direção, demonstrar sensibilidade, orientar atividades de desenho, ensinar culinária, pesquisar materiais e recursos disponíveis, demonstrar capacidade de observação, organizar espaços em geral, apresentar regras da escola, organizar material pedagógico, visitar locais para eventos extracurriculares, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, elaborar cronograma, corrigir atividades.