CBO 2626-20 - Musicólogo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos
O profissional no cargo de Musicólogo CBO 2626-20 Desenvolve pesquisa acadêmica em musicologia e em práticas interpretativas, gênero e estilos musicais, estudando história da música, harmonia, entre outros assuntos Elabora projetos de pesquisa em musicologia histórica, etnomusicologia, entre outras vertentes.
Estuda a música como fenômeno antropológico, seus métodos, entre outros temas Registra a tradição musical oral e restaura partituras, buscando o conhecimento musical nos vários períodos e culturas Estuda música e acompanha novas propostas estéticas no campo musical.
Ensina música e disciplinas avançadas de teoria musical Fornece instrução musical teórica e prática para diferentes pessoas e grupos Orienta projetos de pesquisa.
Presta consultoria musical e assessora programas de meios de comunicação de massa Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental
CBO 2626-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Musicólogo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos CBO 2626-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2626-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Musicólogo
O Musicólogo CBO 2626-20 desenvolve pesquisa acadêmica em musicologia e em práticas interpretativas, gênero e estilos musicais, estudando teoria musical (harmonia, melodia, ritmo, modos, escalas, acústica, estética, fisiologia da voz, do ouvido e da mão), história da música, desenvolvimento dos instrumentos musicais, notação musical, entre outros assuntos Elabora projetos de pesquisa em musicologia histórica, etnomusicologia, teoria musical, entre outras vertentes, estudando a música como um fenômeno antropológico, seus métodos e práticas, o fenômeno da criação musical, entre outros temas.
Registra a tradição musical oral e restaura partituras, buscando o conhecimento musical nos vários períodos e culturas, incluindo, além de música ocidental, música folclórica, música de povos originários e música oriental.
Pesquisa, na área musical, subsídios para obras e eventos não musicais Estuda música, aperfeiçoando-se por meio de audição de obras musicais, estudando instrumentos musicais, novos recursos tecnológicos, repertório, documentação histórica, entre outros conteúdos, visando ao estudo da música em todas as dimensões, expressões e perspectivas.
Acompanha novas propostas estéticas no campo musical, aperfeiçoando-se por meio bibliografias, leituras de partituras e participando de eventos culturais e congressos Ensina música e disciplinas avançadas de teoria musical, criando e desenvolvendo material pedagógico.
Fornece instrução musical teórica e prática para grupos amadores, treinamentos específicos para estudantes, profissionais da música e para profissionais de outras áreas.
Ensina música, utilizando meios de comunicação de massa e outros meios eletrônicos, digitais Orienta projetos de pesquisa em música.
Pode ministrar “masterclasses” de musicologia.
Pode realizar direção musical, elaborando projetos musicais, pesquisando e selecionando repertório para o evento Supervisiona a produção musical Presta consultoria musical, realizando perícia técnica na área musical e elaborando verbetes para dicionário.
Presta consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical, em edições musicais e em obras e eventos não musicais Assessora programas de meios de comunicação de massa Participa de júri, bancas acadêmicas, de comissões de seleção de músicos e de comissões de seleção de obras musicais, definindo critérios para seleção de premiação de músicos e de obras musicais.
Elabora textos sobre música, redigindo notas de programa, encartes de cd, dvd, vídeo e similares, elaborando resenhas e artigos de livros, pareceres, críticas, roteiros e comunicações para congressos, a fim de divulgar trabalhos relacionados à música Editora música, revisando e copiando partituras musicais, elaborando edições práticas e edições críticas, revisando trabalho de copistas.
Define o padrão de editoração da obra musical Pode usar software específico de editoração musical Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2626-20 deve prestar consultoria musical, demonstrar competências pessoais, ensinar música, estudar música, elaborar textos sobre música, realizar direção musical, pesquisar na Área musical, editorar música.
Condições de trabalho dessas profissões
Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2626-20
As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.
Atividades exercidas por um Musicólogo CBO 2626-20
Um Musicólogo (ou sinônimo) deve prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical, dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores, elaborar pareceres, supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários, definir o padrão de editoração da obra musical, elaborar comunicações para congressos, dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos - vocais, instrumentais, criar material pedagógico, definir criérios para seleção de premiação de músicos, editorar partituras musicais, elaborar edições críticas, desenvolver pesquisas em práticas interpretativas, participar de juri, prestar consultoria para obras e eventos não musicais, supervisionar a produção musical, dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas, restaurar partituras, demonstrar capacidade de administrar, pesquisar e selecionar repertório para o evento, propor soluções musicais a demandas específicas, realizar perícia técnica na área musical, participar de bancas acadêmicas, participar de comissões de seleção de músicos, aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais, desenvolver pesquisas em musicologia, assessorar os programas de meios de comunicação de massa, realizar revisão de partituras, elaborar edições práticas, redigir notas de programa, elaborar projetos musicais, redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares, revisar trabalho de copistas, copiar partituras musicais, redigir roteiros, dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música, participar de eventos culturais e congressos, conhecer outras línguas, orientar projetos de pesquisa em música, desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais, acompanhar novas propostas estéticas no campo musical, ensinar disciplinas avançadas de teoria musical, prestar consultoria em edições musicais, registrar a tradição musical oral, aperfeiçoar-se através da leitura de partituras, demonstrar capacidade de liderança, estudar repertório, pesquisar gêneros e estilos musicais, elaborar críticas, trabalhar em equipe, manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade, elaborar verbetes para dicionário, ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais., elaborar resenhas e artigos de livros, aperfeiçoar-se através de novas bibliografias, participar de comissões de seleção de obras musicais, desenvolver material pedagógico, elaborar projetos de pesquisa, estudar novos recursos tecnológicos, definir critérios de seleção para premiação de obras musicais, estudar instrumentos musicais.