CBO 2626-10 - Músico arranjador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos
O profissional no cargo de Músico arranjador CBO 2626-10 Arranja músicas, transcrevendo-as, orquestrando e adaptando a obra musical, definindo a formação instrumental ou vocal do arranjo, entre outras atividades, visando obter os efeitos desejados na composição musical Redefine a forma musical, melodia, ritmo e harmonia da composição musical, para adaptá-las a um determinado grupo ou para criar um determinado estilo musical.
Arranja músicas para serem executadas por instrumentos eletrônicos ou digitais Estuda música, acompanha novas propostas estéticas e pesquisa na área musical Presta consultoria em edições musicais, na elaboração de ferramentas digitais para a área musical e para obras e eventos não musicais.
Ensina música, arranjo e disciplinas avançadas de teoria musical e orienta projetos de pesquisa em música Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental
CBO 2626-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Músico arranjador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos CBO 2626-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2626-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Músico arranjador
O Músico arranjador CBO 2626-10 arranja músicas, transcrevendo-as, orquestrando e adaptando a obra musical, elaborando harmonização vocal para coral, definindo a formação instrumental ou vocal do arranjo e realizando design sonoro por meio de multimeios, visando obter os efeitos desejados na composição musical Registra arranjo por meio de grafia musical (notação musical, escrita manual) ou meio eletrônico.
Redefine a forma musical, a melodia, o ritmo e a harmonia da composição, para adaptá-los a um determinado grupo ou para criar um determinado estilo musical.
Arranja músicas para serem executadas por instrumentos eletrônicos ou digitais como, por exemplo, computador ou estação de gravação de áudio (“Digital Audio Workstation – DAW”) Supervisiona a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico.
Editora música, revisando e copiando partituras musicais, elaborando edições práticas, revisando trabalho de copistas Define o padrão de editoração da obra musical.
Pode usar software específico de editoração musical.
Estuda música, aperfeiçoando-se por meio de audição de obras musicais, estudando instrumentos musicais, novos recursos tecnológicos e repertório, visando ao desenvolvimento de arranjos musicais Acompanha novas propostas estéticas no campo musical, aperfeiçoando-se por meio de novas bibliografias e leituras de partituras, participando de eventos culturais e congressos.
Pesquisa, na área musical, subsídios para obras e eventos não musicais.
Desenvolve pesquisa em composição, gênero e estilos musicais Elabora projetos de pesquisa Presta consultoria musical, realizando perícia técnica e elaborando verbetes para dicionário.
Assessora programas de meios de comunicação de massa Presta consultoria em edições musicais, na elaboração de ferramentas digitais para a área musical e para obras e eventos não musicais Participa de júri, bancas acadêmicas, de comissões de seleção de músicos e de comissões de seleção de obras musicais, definindo critérios para seleção de premiação de músicos e de obras musicais.
Pode reger grupos vocais ou instrumentais, avaliando a competência vocal do grupo a ser dirigido e definindo proposta interpretativa Pode realizar direção musical, analisando propostas e roteiros de espetáculos musicais, concebendo, planejando, pesquisando e selecionando repertório para o evento, elaborando projetos musicais e concebendo dramaturgia musical, a fim de viabilizar produções artísticas.
Supervisiona a produção musical, selecionando músicos solistas, instrumentais e cantores Coordena o processo de gravação, as atividades musicais em televisão, em rádio e em outros meios de comunicação Define e supervisiona a difusão sonora em eventos.
Ensina música, arranjo e disciplinas avançadas de teoria musical, criando e desenvolvendo material pedagógico Fornece instrução musical teórica e prática para grupos amadores, treinamentos específicos para estudantes, profissionais da música e para profissionais de outras áreas Ensina música utilizando meios de comunicação de massa e outros meios eletrônicos, digitais.
Orienta projetos de pesquisa em música Pode ministrar “master classes” de arranjo e interpretação musical Elabora textos sobre música, redigindo notas de programa, encartes de cd, dvd, vídeo e similares, elaborando resenhas e artigos de livros, pareceres, críticas, roteiros e comunicações para congressos, visando à divulgação de trabalhos relacionados à música.
Pode especializar-se em determinado campo musical, como ópera, música para orquestra ou para determinados instrumentos e ser designado de acordo com a especialização Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2626-10 deve editorar música, elaborar textos sobre música, estudar música, demonstrar competências pessoais, ensinar música, compor músicas, prestar consultoria musical, reger grupos vocais e/ou instrumentais, arranjar músicas, realizar direção musical, pesquisar na Área musical.
Condições de trabalho dessas profissões
Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2626-10
As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.
Atividades exercidas por um Músico arranjador CBO 2626-10
Um Músico arranjador (ou sinônimo) deve orquestrar a obra musical, dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos - vocais, instrumentais, criar material pedagógico, selecionar músicos instrumentistas, redefinir a forma musical, ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais., supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico, planejar o evento musical, elaborar resenhas e artigos de livros, coordenar atividades musicais em televisão, estudar repertório, coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação, registrar arranjo por meios eletrônicos - analógicos e/ou digitais, elaborar projetos musicais, pesquisar e selecionar repertório para o evento, acompanhar novas propostas estéticas no campo musical, ensinar arranjo, desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais, adaptar obras musicais, supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários, prestar consultoria para obras e eventos não musicais, selecionar músicos cantores, redefinir ritmo da composição musical, definir o padrão de editoração da obra musical, coordenar atividades musicais em rádio, elaborar projetos de pesquisa, trabalhar em equipe, manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade, redefinir melodia da composição musical, conceber dramaturgia musical, transcrever músicas, realizar revisão de partituras, prestar consultoria em edições musicais, redefinir harmonia da composição musical, aperfeiçoar-se através da leitura de partituras, analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais, aperfeiçoar-se através de novas bibliografias, participar de comissões de seleção de músicos, redigir roteiros, desenvolver material pedagógico, demonstrar capacidade de liderança, aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais, redigir notas de programa, elaborar pareceres, estudar novos recursos tecnológicos, definir criérios para seleção de premiação de músicos, participar de comissões de seleção de obras musicais, conceber o evento musical, supervisionar a produção musical, conhecer outras línguas, registrar arranjo por meio de grafia musical, dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas, participar de bancas acadêmicas, realizar perícia técnica na área musical, dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música, editorar partituras musicais, participar de eventos culturais e congressos, orientar projetos de pesquisa em música, redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares, definir e supervisionar a difusão sonora em eventos, definir a formação instrumental e/ou vocal do arranjo, estudar instrumentos musicais, selecionar músicos solistas, revisar trabalho de copistas, coordenar processo de gravação, definir critérios de seleção para premiação de obras musicais, copiar partituras musicais, pesquisar gêneros e estilos musicais, demonstrar capacidade de administrar, definir proposta interpretativa, propor soluções musicais a demandas específicas, elaborar edições práticas, avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido, dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores, prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical, desenvolver pesquisas em composição, realizar design sonoro através de multimeios, ensinar disciplinas avançadas de teoria musical, assessorar os programas de meios de comunicação de massa, elaborar harmonização vocal para coral, elaborar comunicações para congressos, elaborar críticas, participar de juri, elaborar verbetes para dicionário.