CBO 2617-15 - Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2617-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Locutor de mídias audiovisuais Realiza locução em diferentes veículos de mídia, como televisão, rádio, websites, vídeos, redes sociais entre outros, utilizando sua voz para ler e interpretar textos, apresentar programas e eventos, fazer anúncios e chamadas de programação, e narrar vídeos para publicidade e redes sociais Grava voz para produtos digitais, audiodescrição, animação, documentários e voz padrão para emissoras e conteúdos indoor.
Opera equipamentos de gravação, edição e transmissão de locução Interage com tecnologias digitais e cenários virtuais Elabora roteiro de entrevista.
Entrevista pessoas, formulando perguntas, interagindo com o entrevistado Prepara conteúdo para apresentação Participa da definição da pauta, redige textos, checa informações, adaptando-se aos padrões de mídia e do público-alvo.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais CBO 2617-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2617-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Locutor de mídias audiovisuais
O Locutor de mídias audiovisuais (ou similar) realiza a locução em programas e noticiários em rádio, televisão e mídias alternativas, animando o programa, interagindo com tecnologias digitais e cenários convencionais e virtuais, operando equipamentos (mesa de som e outros) Analisa o roteiro de apresentação, lendo o texto no ar, interpretando o conteúdo apresentado, chamando reportagens, noticiando fatos e fazendo enquetes.
Narra a transmissão de eventos esportivos, políticos, econômicos, corporativos, entre outros, ajustando a narração ao evento, descrevendo-o, construindo a cena, analisando fatos e notícias, reproduzindo fatos ocorridos durante o evento, administrando chamadas e inserções comerciais.
Prepara conteúdo para apresentação, checando as informações, selecionando o material Ensaia a apresentação, fazendo aquecimento vocal e exercícios de dicção, passando o texto.
Colabora na edição de material gravado Anuncia produtos e serviços, programação, chamadas, promoções e serviços de utilidade pública (hora, tempo, condições do trânsito e das estradas).
Faz a locução de peças publicitárias, lendo os comerciais no ar ou gravando-os em estúdio.
Anuncia músicas e eventos ao vivo, relatando o que foi apresentado Grava voz para mídias, fazendo a locução de conteúdo para programas digitais, para produtos digitais (games, gps, aplicativos etc.
), para sistemas digitais, como unidades de respostas audíveis (uras), audiodescrição, animações e documentários.
Grava voz padrão para emissoras, voz para peças publicitárias e institucionais e para divulgação in loco de empresas comerciais, como lojas e supermercados (conteúdo indoor) Entrevista pessoas, elaborando o roteiro da entrevista, formulando perguntas, adequando o tempo da entrevista, interagindo com o entrevistado, provocando-o, envolvendo-o, interrompendo-o, rebatendo opiniões se necessário Sugere nomes para futuras entrevistas.
Apresenta eventos, posicionando os participantes do evento, seguindo o roteiro, apresentando os participantes do evento e administrando o tempo Mantém-se atualizado quanto às tecnologias utilizadas na produção de mídias audiovisuais e canais de veiculação Pode especializar-se em uma área da locução.
Pode fazer locução artística Pode supervisionar equipes de trabalho.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Funções
O funcionário CBO 2617-15 deve gravar voz para mídias, anunciar produtos e serviços, narrar transmissão de eventos, preparar conteúdo para apresentação, demonstrar competências pessoais, apresentar programas e noticiários, entrevistar pessoas, apresentar eventos.
Atividades exercidas por um Locutor de mídias audiovisuais CBO 2617-15
Um Locutor de mídias audiovisuais (ou sinônimo) deve apresentar os participantes do evento, instruir o entrevistado, demonstrar credibilidade, fazer enquete, adequar o tempo da entrevista, construir a cena, demonstrar capacidade de emocionar o público, demonstrar capacidade de propor soluções, seguir o roteiro do evento, apresentar programações diversas, ajustar a narração ao evento, demonstrar flexibilidade, locutar conteúdos para produtos digitais - games, gps, aplicativos, etc, checar as informações, demonstrar capacidade de expressão corporal, passar o texto, chamar reportagem, demonstrar capacidade de comunicação, ler o texto no ar, relatar o que foi apresentado - música, entrevista ou notícia, gravar voz padrão para emissoras, demonstrar cordialidade, elaborar o roteiro da entrevista, demonstrar capacidade de expressão oral, anunciar programação, analisar fatos, notícias e eventos, interpretar o conteúdo da apresentação, mediar debates, noticiar fatos, demonstrar capacidade e interagir com público e pares, locutar conteúdos para programas digitais, ensaiar a apresentação, interromper o entrevistado, sugerir nomes para entrevistas, chamar os comerciais, locutar voz para sistemas digitais - uras, provocar o entrevistado, demonstrar capacidade de administrar tempo, demonstrar imparcialidade, demonstrar dinamismo, selecionar material, fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção, anunciar serviços de utilidade pública - hora, tempo, situação das estradas, locutar documentários, reproduzir o fato ocorrido durante o evento, posicionar os participantes do evento, envolver o entrevistado, administrar chamadas e inserts comerciais, animar o programa, analisar roteiro de apresentação, anunciar eventos ao vivo, demonstrar acuidade auditiva, gravar voz para conteúdo indoor, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, demonstrar capacidade de observação técnica, demonstrar qualidade de voz e dicção, anunciar/desanunciar músicas, ler os comerciais no ar, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto, anunciar promoções e peças publicitárias, rebater o entrevistado, gravar voz para peças publicitárias e institucionais, delimitar o conteúdo, operar equipamentos - mesa de som e outros, formular perguntas, anunciar chamadas, administrar tempo para o evento, demonstrar facilidade de relacionamento humano, demonstrar capacidade de síntese, locutar audiodescrição, descrever o evento.