CBO 2617-15 - Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2617-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Locutor de mídias audiovisuais Realiza locução em diferentes veículos de mídia, como televisão, rádio, websites, vídeos, redes sociais entre outros, utilizando sua voz para ler e interpretar textos, apresentar programas e eventos, fazer anúncios e chamadas de programação, e narrar vídeos para publicidade e redes sociais Grava voz para produtos digitais, audiodescrição, animação, documentários e voz padrão para emissoras e conteúdos indoor.

Opera equipamentos de gravação, edição e transmissão de locução Interage com tecnologias digitais e cenários virtuais Elabora roteiro de entrevista.

Entrevista pessoas, formulando perguntas, interagindo com o entrevistado Prepara conteúdo para apresentação Participa da definição da pauta, redige textos, checa informações, adaptando-se aos padrões de mídia e do público-alvo.

Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais CBO 2617-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2617-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Locutor de mídias audiovisuais

O Locutor de mídias audiovisuais (ou similar) realiza a locução em programas e noticiários em rádio, televisão e mídias alternativas, animando o programa, interagindo com tecnologias digitais e cenários convencionais e virtuais, operando equipamentos (mesa de som e outros) Analisa o roteiro de apresentação, lendo o texto no ar, interpretando o conteúdo apresentado, chamando reportagens, noticiando fatos e fazendo enquetes.

Narra a transmissão de eventos esportivos, políticos, econômicos, corporativos, entre outros, ajustando a narração ao evento, descrevendo-o, construindo a cena, analisando fatos e notícias, reproduzindo fatos ocorridos durante o evento, administrando chamadas e inserções comerciais.

Prepara conteúdo para apresentação, checando as informações, selecionando o material Ensaia a apresentação, fazendo aquecimento vocal e exercícios de dicção, passando o texto.

Colabora na edição de material gravado Anuncia produtos e serviços, programação, chamadas, promoções e serviços de utilidade pública (hora, tempo, condições do trânsito e das estradas).

Faz a locução de peças publicitárias, lendo os comerciais no ar ou gravando-os em estúdio.

Anuncia músicas e eventos ao vivo, relatando o que foi apresentado Grava voz para mídias, fazendo a locução de conteúdo para programas digitais, para produtos digitais (games, gps, aplicativos etc.

), para sistemas digitais, como unidades de respostas audíveis (uras), audiodescrição, animações e documentários.

Grava voz padrão para emissoras, voz para peças publicitárias e institucionais e para divulgação in loco de empresas comerciais, como lojas e supermercados (conteúdo indoor) Entrevista pessoas, elaborando o roteiro da entrevista, formulando perguntas, adequando o tempo da entrevista, interagindo com o entrevistado, provocando-o, envolvendo-o, interrompendo-o, rebatendo opiniões se necessário Sugere nomes para futuras entrevistas.

Apresenta eventos, posicionando os participantes do evento, seguindo o roteiro, apresentando os participantes do evento e administrando o tempo Mantém-se atualizado quanto às tecnologias utilizadas na produção de mídias audiovisuais e canais de veiculação Pode especializar-se em uma área da locução.

Pode fazer locução artística Pode supervisionar equipes de trabalho.

Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Funções

O funcionário CBO 2617-15 deve narrar transmissão de eventos, anunciar produtos e serviços, entrevistar pessoas, demonstrar competências pessoais, apresentar eventos, preparar conteúdo para apresentação, gravar voz para mídias, apresentar programas e noticiários.

Atividades exercidas por um Locutor de mídias audiovisuais CBO 2617-15

Um Locutor de mídias audiovisuais (ou sinônimo) deve provocar o entrevistado, fazer enquete, selecionar material, ajustar a narração ao evento, administrar tempo para o evento, interromper o entrevistado, fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção, posicionar os participantes do evento, elaborar o roteiro da entrevista, locutar documentários, demonstrar capacidade de expressão corporal, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, locutar voz para sistemas digitais - uras, demonstrar facilidade de relacionamento humano, ler os comerciais no ar, locutar conteúdos para produtos digitais - games, gps, aplicativos, etc, analisar fatos, notícias e eventos, anunciar programação, demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto, interpretar o conteúdo da apresentação, anunciar serviços de utilidade pública - hora, tempo, situação das estradas, analisar roteiro de apresentação, adequar o tempo da entrevista, locutar audiodescrição, rebater o entrevistado, demonstrar cordialidade, administrar chamadas e inserts comerciais, passar o texto, noticiar fatos, anunciar promoções e peças publicitárias, demonstrar dinamismo, gravar voz padrão para emissoras, mediar debates, delimitar o conteúdo, demonstrar capacidade de comunicação, anunciar chamadas, operar equipamentos - mesa de som e outros, chamar reportagem, demonstrar capacidade de propor soluções, animar o programa, demonstrar capacidade de observação técnica, instruir o entrevistado, ler o texto no ar, demonstrar qualidade de voz e dicção, gravar voz para peças publicitárias e institucionais, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar credibilidade, demonstrar capacidade de administrar tempo, demonstrar capacidade de síntese, envolver o entrevistado, chamar os comerciais, apresentar os participantes do evento, construir a cena, formular perguntas, sugerir nomes para entrevistas, anunciar/desanunciar músicas, demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar capacidade e interagir com público e pares, descrever o evento, gravar voz para conteúdo indoor, ensaiar a apresentação, seguir o roteiro do evento, demonstrar imparcialidade, anunciar eventos ao vivo, apresentar programações diversas, locutar conteúdos para programas digitais, demonstrar flexibilidade, checar as informações, reproduzir o fato ocorrido durante o evento, demonstrar capacidade de emocionar o público, demonstrar acuidade auditiva, relatar o que foi apresentado - música, entrevista ou notícia.

Cargos e salários CBO 2617-15 - Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

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