O que faz um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) CBO 2617-15
O Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) Realiza locução em diferentes veículos de mídia, como televisão, rádio, websites, vídeos, redes sociais entre outros, utilizando sua voz para ler e interpretar textos, apresentar programas e eventos, fazer anúncios e chamadas de programação, e narrar vídeos para publicidade e redes sociais Grava voz para produtos digitais, audiodescrição, animação, documentários e voz padrão para emissoras e conteúdos indoor.
Opera equipamentos de gravação, edição e transmissão de locução Interage com tecnologias digitais e cenários virtuais Elabora roteiro de entrevista.
Entrevista pessoas, formulando perguntas, interagindo com o entrevistado Prepara conteúdo para apresentação Participa da definição da pauta, redige textos, checa informações, adaptando-se aos padrões de mídia e do público-alvo.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- gravar voz para mídias;
- apresentar eventos;
- anunciar produtos e serviços;
- apresentar programas e noticiários;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar conteúdo para apresentação;
- entrevistar pessoas;
- narrar transmissão de eventos;
- animar o programa;
- descrever o evento;
- demonstrar capacidade de síntese;
- sugerir nomes para entrevistas;
- locutar conteúdos para produtos digitais - games, gps, aplicativos, etc;
- gravar voz para conteúdo indoor;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) - Série histórica no estado do Rio de Janeiro
O que faz um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
- animar o programa;
- descrever o evento;
- demonstrar capacidade de síntese;
- sugerir nomes para entrevistas;
- locutar conteúdos para produtos digitais - games, gps, aplicativos, etc;
- gravar voz para conteúdo indoor;
- demonstrar capacidade de comunicação;
- demonstrar capacidade de emocionar o público;
- anunciar/desanunciar músicas;
- seguir o roteiro do evento;
- locutar documentários;
- locutar voz para sistemas digitais - uras;
- ensaiar a apresentação;
- interromper o entrevistado;
- administrar tempo para o evento;
- checar as informações;
- ver mais...
Tabela salarial para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.200 | 26.397 | 550 | 10,53 | |
Média Salarial | 2.261 | 27.138 | 565 | 10,82 | |
1º Quartil | 1.639 | 19.674 | 410 | 7,85 | |
Salário Mediana | 1.888 | 22.656 | 472 | 9,04 | |
3º Quartil | 3.310 | 39.717 | 827 | 15,84 | |
Teto Salarial | 4.009 | 48.106 | 1.002 | 19,19 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Rio de Janeiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 34.78% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) no estado do Rio de Janeiro
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
4711-3/02 | Supermercados | 2.052,52 | |||
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.816,93 | |||
6010-1/00 | Atividades de rádio | 3.103,57 | |||
4712-1/00 | Minimercados, mercearias e armazéns | 1.967,19 | |||
7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 2.643,46 | |||
6204-0/00 | Consultoria em tecnologia da informação | 3.548,77 | |||
4761-0/03 | Comércio varejista de artigos de papelaria | 1.611,68 | |||
4781-4/00 | Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.765,80 | |||
4789-0/01 | Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos | 1.754,85 | |||
7830-2/00 | Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 2.942,00 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Descrição da ocupação de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
Profissionais no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.
Condições de trabalho
Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.
Principais funções dos locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais
Trabalhadores no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) devem gravar voz para mídias, apresentar eventos, anunciar produtos e serviços, apresentar programas e noticiários, demonstrar competências pessoais, preparar conteúdo para apresentação, entrevistar pessoas, narrar transmissão de eventos.
Quanto ganha um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 526 profissionais admitidos e desligados no estado do Rio de Janeiro. A relação abrange somente Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
410 | 44 | 220 | 2.141,15 | 9,73 |
42 | 40 | 200 | 1.790,98 | 8,95 |
29 | 30 | 150 | 2.808,07 | 18,72 |
10 | 36 | 180 | 6.902,40 | 38,35 |
8 | 25 | 125 | 1.504,88 | 12,04 |
4 | 24 | 120 | 3.560,25 | 29,67 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
Um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) Nível I ganha em média R$ 2.362,06, o Nível II recebe cerca de R$ 2.646,48, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.356,51 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.080,55 | 2.364,98 | 3.075,00 |
Pequenas | 2.294,64 | 2.579,07 | 3.289,09 |
Médias | 2.196,43 | 2.480,85 | 3.190,88 |
Grandes Empresas | 2.876,61 | 3.161,04 | 3.871,06 |
|
Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Rio de Janeiro
O valor do piso salarial 2025 de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) no estado do Rio de Janeiro é de R$ 2.199,72 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais pelo sindicato no estado do Rio de Janeiro.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Rio de Janeiro que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2617-15.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) ao longo do tempo
Salário de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) mês a mês no estado do Rio de Janeiro de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Rio de Janeiro
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) trabalhando no estado do Rio de Janeiro durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Rio de Janeiro, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
- Salário Base: R$ 2.261,49
- Salário-educação (3%): R$ 67,84
- Sistema S (2%): R$ 45,23
- INSS Patronal (20%): R$ 452,30
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 22,61
- FGTS (8%): R$ 180,92
- Férias 1/12: R$ 188,46
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 452,30
- Periculosidade (30%): R$ 678,45
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 62,82
- 13º Salário: R$ 188,46
- FGTS sobre Férias: R$ 15,08
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,03
- FGTS sobre 13º: R$ 15,08
- Aviso Prévio: R$ 188,46
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 15,08
- Multa Rescisória FGTS: R$ 188,46
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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