Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) - Estado do Rio de Janeiro

R$ 2.261,49/mês

Atualizado em

Um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) trabalhando no estado do Rio de Janeiro ganha em média R$ 2.261,49 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

A faixa salarial do Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) fica entre R$ 1.888,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 4.008,85, sendo que R$ 2.199,72 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado do RJ.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 526 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) CBO 2617-15 trabalhando no estado do Rio de Janeiro, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 45 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Supermercados.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) é Rio de Janeiro.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) trabalhando no estado do Rio de Janeiro, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) CBO 2617-15

O Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) Realiza locução em diferentes veículos de mídia, como televisão, rádio, websites, vídeos, redes sociais entre outros, utilizando sua voz para ler e interpretar textos, apresentar programas e eventos, fazer anúncios e chamadas de programação, e narrar vídeos para publicidade e redes sociais Grava voz para produtos digitais, audiodescrição, animação, documentários e voz padrão para emissoras e conteúdos indoor.

Opera equipamentos de gravação, edição e transmissão de locução Interage com tecnologias digitais e cenários virtuais Elabora roteiro de entrevista.

Entrevista pessoas, formulando perguntas, interagindo com o entrevistado Prepara conteúdo para apresentação Participa da definição da pauta, redige textos, checa informações, adaptando-se aos padrões de mídia e do público-alvo.

Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • gravar voz para mídias;
  • apresentar eventos;
  • anunciar produtos e serviços;
  • apresentar programas e noticiários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • entrevistar pessoas;
  • narrar transmissão de eventos;
  • animar o programa;
  • descrever o evento;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • sugerir nomes para entrevistas;
  • locutar conteúdos para produtos digitais - games, gps, aplicativos, etc;
  • gravar voz para conteúdo indoor;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • ver mais...

Salário de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) - Série histórica no estado do Rio de Janeiro

O que faz um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)

  1. animar o programa;
  2. descrever o evento;
  3. demonstrar capacidade de síntese;
  4. sugerir nomes para entrevistas;
  5. locutar conteúdos para produtos digitais - games, gps, aplicativos, etc;
  6. gravar voz para conteúdo indoor;
  7. demonstrar capacidade de comunicação;
  8. demonstrar capacidade de emocionar o público;
  9. anunciar/desanunciar músicas;
  10. seguir o roteiro do evento;
  11. locutar documentários;
  12. locutar voz para sistemas digitais - uras;
  13. ensaiar a apresentação;
  14. interromper o entrevistado;
  15. administrar tempo para o evento;
  16. checar as informações;
  17. ver mais...

Tabela salarial para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.200 26.397 550 10,53
Média Salarial 2.261 27.138 565 10,82
1º Quartil 1.639 19.674 410 7,85
Salário Mediana 1.888 22.656 472 9,04
3º Quartil 3.310 39.717 827 15,84
Teto Salarial 4.009 48.106 1.002 19,19
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado do Rio de Janeiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 34.78% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) no estado do Rio de Janeiro

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
4711-3/02 Supermercados 2.052,52
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.816,93
6010-1/00 Atividades de rádio 3.103,57
4712-1/00 Minimercados, mercearias e armazéns 1.967,19
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 2.643,46
6204-0/00 Consultoria em tecnologia da informação 3.548,77
4761-0/03 Comércio varejista de artigos de papelaria 1.611,68
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.765,80
4789-0/01 Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos 1.754,85
7830-2/00 Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.942,00
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)

Profissionais no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Condições de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.

Principais funções dos locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Trabalhadores no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) devem gravar voz para mídias, apresentar eventos, anunciar produtos e serviços, apresentar programas e noticiários, demonstrar competências pessoais, preparar conteúdo para apresentação, entrevistar pessoas, narrar transmissão de eventos.

Quanto ganha um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 526 profissionais admitidos e desligados no estado do Rio de Janeiro. A relação abrange somente Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
410 44 220 2.141,15 9,73
42 40 200 1.790,98 8,95
29 30 150 2.808,07 18,72
10 36 180 6.902,40 38,35
8 25 125 1.504,88 12,04
4 24 120 3.560,25 29,67

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)

Um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) Nível I ganha em média R$ 2.362,06, o Nível II recebe cerca de R$ 2.646,48, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.356,51 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 289 profissionais demitidos das empresas no estado do Rio de Janeiro.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.080,55 2.364,98 3.075,00
Pequenas 2.294,64 2.579,07 3.289,09
Médias 2.196,43 2.480,85 3.190,88
Grandes Empresas 2.876,61 3.161,04 3.871,06
  • *Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) Nível I: até 4 anos;
  • *Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio do Rio de Janeiro

O valor do piso salarial 2025 de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) no estado do Rio de Janeiro é de R$ 2.199,72 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais pelo sindicato no estado do Rio de Janeiro.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado do Rio de Janeiro que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2617-15.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) ao longo do tempo

Salário de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) mês a mês no estado do Rio de Janeiro de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho do Rio de Janeiro

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) trabalhando no estado do Rio de Janeiro durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado do Rio de Janeiro, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) trabalhando no estado do Rio de Janeiro. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)

  • Salário Base: R$ 2.261,49
  • Salário-educação (3%): R$ 67,84
  • Sistema S (2%): R$ 45,23
  • INSS Patronal (20%): R$ 452,30
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 22,61
  • FGTS (8%): R$ 180,92
  • Férias 1/12: R$ 188,46
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 452,30
  • Periculosidade (30%): R$ 678,45
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 62,82
  • 13º Salário: R$ 188,46
  • FGTS sobre Férias: R$ 15,08
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,03
  • FGTS sobre 13º: R$ 15,08
  • Aviso Prévio: R$ 188,46
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 15,08
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 188,46

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) – Salário – RJ

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