CBO 2615-10 - Crítico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais da escrita
O profissional no cargo de Crítico CBO 2615-10 Avalia produções e apresentações literárias, artísticas e musicais, analisando conteúdo, forma e apresentação, detalhes técnicos e artísticos, para elaboração e publicação de crítica especializada, destinada a orientar o público Avalia obras e produções literárias considerando as características estéticas, linguísticas e retóricas do texto.
Aprecia exposições e apresentações de artes plásticas e visuais, artes cênicas, cinematográficas e musicais, a fim de obter elementos para a elaboração do texto da crítica Elabora e fundamenta críticas com base no gênero da obra, época e cultura Pesquisa sobre a obra, autor, intérpretes e personagens.
Pode atuar em área especializada da crítica de arte Atua de acordo com a legislação de produção editorial, de direitos autorais e de propriedade intelectual, princípios de qualidade, preservação dos valores morais e éticos e dos direitos humanos
CBO 2615-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais da escrita que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Crítico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais da escrita CBO 2615-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2615-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais da escrita.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Crítico
O Crítico CBO 2615-10 planeja e elabora resenhas críticas de produções e apresentações literárias, artísticas e musicais, individuais ou coletivas, considerando conteúdo, forma e apresentação, detalhes técnicos e artísticos, características estéticas, linguísticas e retóricas, o gênero da obra, o público-alvo, o contexto atual, selecionando obras, temas e assuntos, definindo os elementos relevantes para conceber a produção escrita, prevendo estratégias para publicação ou divulgação Escreve resenhas de obras de arte individuais ou exposições de arte para o público em geral ou público especializado, por meio de interpretações possíveis da obra, exercendo o papel de mediador entre a arte e o seu público.
Define os objetivos, o gênero da obra, tipo de produção artística, a forma e o conteúdo, os elementos que compõem uma crítica textual, avaliando a necessidade de inclusão de ilustrações, citações, metáforas, analogias.
Pesquisa, analisa e valida informações, coleta dados da produção artística, do autor, de textos literários, jornalísticos, fontes historiográficas, teatro, cinema, apresentações musicais, palavras, gírias e expressões, iconografia, respondendo a questões como abordagem, contexto, base histórica ou teórica da obra de arte Organiza a narrativa, fundamentando a argumentação crítica com base na análise das produções literárias, artísticas e musicais, considerando o gênero da obra, da peça, da apresentação, a estrutura da narrativa, a pertinência da temática em relação a personagens, intérpretes, diálogos, atos e cenas, cenários, elementos sonoros e musicais, formas e cores, os movimentos artísticos, o contexto social e histórico.
Elabora o texto, aplicando teorias da comunicação, prezando pelo cumprimento das regras da língua portuguesa, de direitos autorais e de propriedade intelectual Prioriza estruturas linguística com coesão, clareza, concisão, ordenação lógica de ideias, precisão vocabular, objetividade.
Adequa a linguagem ao público-alvo, organizando e fundamentando ideias, conceitos e informações apresentadas no texto, utilizando recursos retóricos, elementos semânticos, preservando as especificidades do gênero da produção literária e artística.
Verifica a qualidade e os princípios teóricos da crítica literária, considerando os elementos fundamentais como breve descrição da produção artística, análise de personagens, narrativa, tema, estrutura e estilo, tendo em vista concluir uma argumentação de relevância e fidedigna Avalia e revisa a crítica, verificando se o conteúdo e a adequação do texto correspondem aos objetivos propostos.
Analisa a discussão sobre o tema, a estrutura, a qualidade, consistência e profundidade da argumentação e das informações, a presença de julgamentos subjetivos, podendo reelaborar partes da narrativa, considerando inclusive pareceres críticos de outros escritores.
Define estratégias para publicação e divulgação da obra, inclusive pela internet e redes sociais, participando de eventos de lançamento de obras literárias, de concursos, promovendo apresentações para críticos e resenhistas, concedendo entrevistas, realizando palestras, contatando editoras Pode participar de comissões julgadoras Atualiza-se por meio de estudos, leituras e pesquisas referentes a fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e estilística, vocábulos e neologismos, gírias e expressões, e a temas pertinentes ao seu projeto, considerando textos literários e jornalísticos, publicações e fontes de informações, apresentações e produção artísticas.
Participa de exposições de artes plásticas e visuais, artes cênicas, cinematográficas e musicais, a fim de obter elementos para a elaboração do texto da crítica Realiza o trabalho cumprindo prazos estabelecidos, e de acordo com a legislação de produção editorial, direitos autorais e propriedade intelectual, normas de produção textual, princípios de qualidade, preservação dos valores morais e éticos e dos direitos humanos, de responsabilidade com a informação .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2615-10 deve escrever textos, divulgar a obra, criar projeto literário, elaborar esquema preliminar, demonstrar competências pessoais, pesquisar temas pertinentes ao projeto, buscar a publicação ou encenação da obra literária.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais da escrita desenvolvem a escrita, trabalho intelectual e subjetivo, tanto no conteúdo, como na forma de organizá-lo e desenvolvê-lo. Trabalham geralmente como autônomos, podendo exercer outras atividades de forma concomitante à escrita. São encontrados em várias atividades econômicas, dentre elas, no ensino e nas atividades culturais e recreativas. Costumam trabalhar sozinhos - exceção feita aos autores- roteiristas que trabalham em equipes interdisciplinares, em geral, em horários irregulares. Os processos de concepção e criação são partes importantes do seu trabalho, assim como as habilidades de organização, pesquisa, obervação e reflexão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2615-10
O exercício do trabalho não requer formação escolar definida, senso imprescindível o domínio da língua, bem como das linguagens específicas aos vários veículos de comunicação para os quais se pode escrever, como teatro, TV, cinema etc. É freqüente a ocorrência de profissionais autodidatas.
Atividades exercidas por um Crítico CBO 2615-10
Um Crítico (ou sinônimo) deve dominar a língua, participar de comissões julgadoras, situar projeto em um determinado espaço, tempo., selecionar material coletado, decodificar a obra para o público alvo, pesquisar teatro, pesquisar cinema, considerar prazos na elaboração do texto, adequar linguagem ao público alvo, buscar subsídios nas memórias de leituras - textos escritos, imagens, espetáculos etc, realizar palestras para divulgar a obra, conceder entrevistas, elaborar e reelaborar o texto, definir foco narrativo, pesquisar música, negociar contrato de edição, pesquisar iconografia, realizar pesquisa de campo, pesquisar palavras, gírias e formas de expressão, buscar subsídios na memória - emocionais, experiência pessoal, pesquisar fontes historiográficas, desenvolver intuição, discutir direitos autorais, pesquisar textos jornalísticos, consultar especialistas, definir conceitos a serem desenvolvidos na obra técnica, didática e científica, utilizar recursos retóricos para sedução dos leitores, analisar propostas de trabalho pré-definidas, considerar público alvo, reelaborar o texto final considerando pareceres críticos, demonstrar hábito de leitura, pesquisar os sons das palavras, dominar a linguagem específica do veículo - tv, livro, cinema, teatro, jornal etc, pesquisar textos literário, demonstrar senso de observação, procurar editor para publicação, considerar diretrizes formuladas para projeto, escrever de acordo com as especificidades do gênero da obra, definir gênero da obra - forma e conteúdo, participar de mesas redondas, demonstrar criatividade.