CBO 2611-20 - Editor - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais do jornalismo
O profissional no cargo de Editor CBO 2611-20 Redige, revisa, edita, analisa, seleciona, organiza matérias jornalísticas de interesse público, em meios de comunicação, tais como jornais, revistas, internet, rádio ou televisão Zela pela precisão e veracidade, priorizando a atualidade da notícia, adequando a linguagem ao veículo de divulgação.
Investiga, analisa fontes, comenta e transmite informações e notícias Acompanha as etapas de produção textual, atuando de forma integrada com os jornalistas e redatores Qualifica e atualiza a informação, levando em conta princípios de linguagem jornalística e ética profissional.
Utiliza sistemas informatizados e digitais, para elaborar narrativas e argumentações consistentes Atua de acordo com legislação e normas da área de comunicação, procedimentos de saúde e segurança do trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente
CBO 2611-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais do jornalismo que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Editor, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais do jornalismo CBO 2611-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2611-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do jornalismo.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Editor
O Editor CBO 2611-20 redige, revisa, prepara e edita textos a serem propagados em vários tipos de veículos comunicativos: jornais, revistas, internet, rádio, televisão, podcasts, entre outros Pesquisa e coleta informações, definindo, buscando, contatando e avaliando fontes seguras e confiáveis.
Seleciona, sistematiza, e analisa dados coletados, avalia as informações obtidas, confrontando dados, fatos e versões e apurando as informações.
Cria, analisa, seleciona, padroniza, organiza matérias jornalísticas para transmitir informações de interesse público, em meios de comunicação, zelando pela precisão e veracidade, priorizando a atualidade da notícia, adequando a linguagem ao veículo de divulgação Coordena as etapas de produção textual, supervisionando e atuando integradamente com jornalistas, repórteres e redatores, avaliando e editando o conteúdo, adequando a linguagem, assegurando a qualidade e o padrão editorial da empresa, a objetividade, a precisão vocabular e gramatical da informação, o estilo da redação, verificando a atualidade da notícia e a adequação de imagens e vídeos.
Responsabiliza-se por escrever os editoriais e pelos textos lidos pelos âncoras dos programas jornalísticos, podendo gerenciar e desenvolver a equipe editorial Pode cuidar de detalhes como escrever a pronúncia de palavras estrangeiras presentes em notícias de rádio ou televisão.
Qualifica a informação, interpretando, avaliando, questionando, hierarquizando e contextualizando fatos, tendo em vista informar com responsabilidade, honrando o compromisso ético com o interesse público, respeitando a intimidade, a vida privada, a imagem, a preservação da honra e da integridade das pessoas.
Avalia o resultado do trabalho, realizando possíveis ajustes e adequações, prezando pela qualidade, veracidade, atualidade e impacto da informação Responsabiliza-se pela atualização das informações, consultando fontes como jornais, revistas, rádios, televisão, livros.
Busca autodesenvolvimento, ampliando as competências e capacitação profissionais, estudando por meio de publicações especializadas, trocando informações, participando de eventos, pesquisando na internet, em “sites” seguros e confiáveis.
Comunica-se com objetividade e segundo normas da língua, redigindo narrativas e argumentações consistentes, utilizando vocabulário e nível de fala de acordo com o veículo de comunicação e com o público-alvo Interage verbalmente em seu meio e categoria profissionais, utiliza sistemas de comunicação interna, estabelece comunicação utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e a tecnologia de informação e comunicação disponível Pode especializar-se em jornalismo de dados, investigativo, científico, esportivo, político, de conflitos de guerra, ambiental, artístico-cultural, de defesa do consumidor, religioso, criminal, de educação, de combate às “fakenews”, em webjornalismo, entre outros ramos de especialidade.
Atua conforme legislação e normas da área de comunicação, procedimentos de saúde e segurança no trabalho, seguindo princípios de qualidade e de cuidados com o meio ambiente .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2611-20 deve atualizar as informações, coletar informação, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, qualificar a informação, registrar informação, informar ao público, iniciar o processo de informação.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais do jornalismo os profissionais trabalham exercendo funções variadas dentro da área jornalística, nos diversos meios de comunicação, sejam eles de caráter público ou privado. Costumam desenvolver suas atividades em equipe, em horários regulares ou não, e seus vínculos de trabalho podem ser como empregados ou autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão por prazos, do ruído intenso, da exposição prolongada à radiação proveniente dos monitores de computadores e a lesões por esforços repetitivos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2611-20
O exercício dessas ocupações requer formação em jornalismo.
Atividades exercidas por um Editor CBO 2611-20
Um Editor (ou sinônimo) deve priorizar a atualidade da notícia, apurar informação, elaborar notícias para divulgação, ouvir rádio, redigir textos jornalísticos, cultivar a capacidade de observação, informar com responsabilidade, ver televisão, interagir verbalmente com seu meio, interagir com a categoria profissional, editar informação, participar de eventos profissionais, trocar informações, organizar matérias jornalísticas, contextualizar fatos, respeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, selecionar dados, possuir sensibilidade social, recusar trabalho que fira a ética e a consciência profissional, honrar o compromisso ético com o interesse público, navegar na internet, analisar periodicamente o desempenho profissional, ler revista, revisar os registros da informação, conhecer informática, interpretar a informação, fazer reunião da pauta, acessar banco de dados, imagens e sons, adequar a linguagem ao veículo, planejar a distribuição das informações no veículo de comunicação, manter postura ética, divulgar notícias com objetividade, ampliar a capacitação profissional, comunicar-se através de meios eletrônicos, zelar pela precisão e veracidade da informação, formatar a matéria jornalística, buscar fontes de informação, executar pauta, processar a informação, avaliar o resultado do trabalho, ler livros, ler jornal, admitir opiniões divergentes, cultivar a curiosidade, manter-se bem informado, hierarquizar a informação, desenvolver capacidade de organização, elaborar pauta, manter imparcialidade ao informar, desenvolver capacidade de improvisação, confrontar dados, fatos e versões, questionar informações, utilizar os sistemas de comunicação interna, pesquisar informações, comunicar-se em outro idioma, dominar a língua portuguesa, exercitar a criatividade, definir fontes de informação, possuir espírito de equipe, ilustrar matérias jornalísticas, assegurar o direito de resposta, exercer o senso crítico, orientar a produção, ler publicação especializada, seguir o código de ética dos jornalistas.