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CBO 2531-15 - Publicitário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de publicidade

O profissional no cargo de Publicitário CBO 2531-15 Planeja, executa e avalia campanhas e peças publicitárias para diferentes entidades, públicos e objetivos, considerando demandas de clientes e tendências de mercado Desenvolve e implementa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceitos estéticos, comunicativos e mercadológicos, em articulação com profissionais envolvidos no processo criativo.

Seleciona, coordena e supervisiona equipes técnicas de produção e atendimento, bem como aspectos estruturais necessários ao desenvolvimento do projeto, elaborando e executando o fluxograma financeiro Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 2531-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de publicidade que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Publicitário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de publicidade CBO 2531-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2531-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de publicidade.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Publicitário

O Publicitário CBO 2531-15 planeja, estrutura, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, considerando as expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Produz e executa planejamento estratégico e planos de mídia, definindo conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget), em articulação com o redator, diretor de arte e outros profissionais envolvidos no processo criativo.

Realiza pesquisa e análise de mercado e concorrência, identificando tendências, nichos de mercado e estratégias adequadas para alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos.

Elabora e executa campanhas promocionais e estratégias de mídia, criando peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, desenvolvendo roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos Gerencia recursos materiais e financeiros, assim como equipes envolvidas no processo de criação e execução de produtos e serviços publicitários, coordenando área de mídia e representação da imagem institucional em agências publicitárias, veículos de comunicação e empresas de pequeno, médio e grande portes.

Seleciona e contrata prestadores de serviço para desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, em diferentes setores – administrativo, atendimento, tráfego (administração do fluxo de trabalho), planejamento, arte e criação, pesquisa, mídia, redação, entre outros) Negocia e coordena a compra de espaços e o estabelecimento de parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócios de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias Contrata institutos e ou realiza pesquisas sobre perfil do veículo, audiência, público e consumo, selecionando e aplicando metodologias adequadas para composição de dados primários, podendo realizar análises de dados secundários.

Realiza e define estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, apresentando propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, para clientes de diferentes nichos de mercado, sugerindo mudanças no processo de comercialização, quando necessário Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados.

Zela pela qualidade técnica e estética da produção publicitária, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2531-15 deve demonstrar competências pessoais, pesquisar meios e veículos de comunicação, desenvolver propaganda e promoções, estruturar estratégia de projeto publicitário, gerenciar setores, contratar fornecedores, vender serviços publicitários, elaborar planejamento estratégico.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2531-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Publicitário CBO 2531-15

Um Publicitário (ou sinônimo) deve apontar novos nichos de mercado ou produtos, acordar briefing com fornecedores inernos e internos, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, pesquisar alternativas de mídia, representar agência nos meios de comunicação, delinear diretrizes do projeto, coordenar equipes de trabalho, demonstrar poder de síntese, desenvolver campanhas promocionais, demonstrar habilidade de comunicação, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, demonstrar flexibilidade, pesquisar novas recomendações, contratar serviços de publicidade, comunicar imagem de clientes, analisar demanda do cliente, gerenciar recursos materiais e financeiros, detetar tendências de mercado, apresentar proposta de veiculação - plano de mídia, preparar cronograma, administrar conflitos, antever cenários futuros, conduzir realização de pesquisa, contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia, contribuir na concepção do leiaute da campanha, realizar campanhas e peças publicitárias, traçar planejamento de campanha, coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte, ajustar o projeto a pedido do cliente, demonstrar dinamismo, sugerir novos mercados consumidores, ponderar opiniões divergentes, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, adaptar linguagem ao público, definir necessidades do cliente, demonstrar pró-atividade, criar peças publicitárias, determinar fornecedores, analisar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, identificar necessidades de pesquisas, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, desenvolver projeção e execução de comerciais, demonstrar capacidade de negociação, realizar negociações técnico-comerciais, manter relacionamento com o cliente, apresentar tabelas de preços, procurar novos clientes e novos mercados, definir conceito de produto e serviço, conduzir a realização de pesquisas, criar ações de merchandising, indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado, manter relacionamento com veículos de comunicação, identificar perfil dos veículos de comunicação, identificar necessidades do cliente, analisar concorrência, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, interpretar expectativas do cliente, trabalhar em equipe, elaborar estratégia de mídia, rever processo criativo, solucionar problemas de pós-venda, selecionar fornecedores, informar fornecedores sobre novos produtos, comprar espaço na mídia, criar campanhas publicitárias, apresentar projeto para cliente, avaliar qualidade das campanhas - projeto, solicitar pesquisa de mídia - perfil, audiência, consumo, demonstrar senso crítico, demonstrar liderança, sugerir imagens para textos criados, definir conceito de campanhas, desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, demonstrar criatividade, mapear dados secundários, coordenar área de mídia, analisar perfil do público alvo, elaborar relatório sobre demanda de mercado, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, coordenar compra de espaço na mídia, adaptar-se a situações adversas, demonstrar habilidade de comunicação verbal, submeter projeto a aprovação do cliente, fazer previsão orçamentária, negociar com veículos de comunicação - espaço, custo, prazo, período, intensidade, demonstrar senso estético, selecionar institutos de pesquisa, explicar formas de pagamento, sugerir mudanças no processo de comercialização, definir target - público alvo, direcionar campanhas de acordo com briefing, assumir riscos, demonstrar senso de oportunidade, definir meios e veículos de comunicação, divulgar campanhas e peças publicitárias, acordar briefing com cliente.

Cargos e salários CBO 2531-15 - Profissionais de publicidade

Salário Agente Publicitário Araçatuba

Agente Publicitário: Araçatuba, SP

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Araçatuba - SP, ganha entre 2.181 e 3.963 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Maceió

Agente Publicitário: Maceió, AL

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 2.067 e 3.742 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 35 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário João Pessoa

Agente Publicitário: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.738 e 2.850 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 72 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Sorocaba

Agente Publicitário: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 2.462 e 4.207 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 96 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.
Salário Agente Publicitário Cascavel

Agente Publicitário: Cascavel, PR

O profissional no cargo de Agente Publicitário CBO 2531-15 trabalhando em Cascavel - PR, ganha entre 2.177 e 3.445 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 64 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2531-15.