CBO 2410-10 - Advogados - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2410-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de advogados que pertence ao grupo dos profissionais das ciências jurídicas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Advogados CBO 2410-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2410-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Advogados.
- Profissionais das ciências jurídicas.
Funções
definir a natureza jurídica da questão, administrar bens e direitos, postular em juízo, realizar auditorias jurídicas, analisar a solicitação do interessado, exercer advocacia empresarial, prestar assessoria jurídica extrajudicialmente, demonstrar competências pessoais.
Atividades
avaliar a possibilidade de aceitação dos serviços, cumprir prazos contratuais, assessorar negociações nacionais, assistir empresas, pessoas e entidades, assessorar decisões da diretoria, evidenciar eloqüência verbal, coletar informações pertinentes a questão, contestar ações, acompanhar realização de atos societários, receber e dar quitação, avaliar provas documentais e orais, realizar audiências trabalhistas, contribuir na elaboração de projetos de lei, atualizar-se, formar a equipe de profissionais, assessorar negociações internacionais, propor ações, analisar, fatos, relatórios e documentos, proferir palestras, demonstrar capacidade de escuta ativa, interpretar a norma jurídica, agir com ética, elaborar relatórios, elaborar documentos decorrentes dos atos societários, atuar no tribunal de júri, acompanhar projetos de investimentos sob aspectos jurídicos, evidenciar raciocínio lógico, reunir documentação básica, expressar ao interessado a aceitação e recusa dos serviços, recorrer de decisões, evidenciar capacidade de negociação, dominar expressão escrita, trocar experiências profissionais, efetuar diligências, desenvolver expressão corporal, demonstrar paciência, administrar carteira de clientes, ouvir o interessado, arbitrar interesses das partes, controlar trabalhos de profissionais e escritórios subcontratados, avaliar normas e procedimentos internos a empresa, analisar modelos de negócios, escolher a estratégia da atuação, identificar problemas, obter autorização do cliente, verificar a existência de conflitos de interesses, informar o cliente sobre o andamento serviços, desenvolver relacionamentos interpessoais positivos, evidenciar senso de humor, evidenciar senso crítico, participar de negociações coletivas, representar contra particulares e autoridades, demonstrar persistência, entrevistar pessoas envolvidas na área auditada, demonstrar capacidade de convencimento, demonstrar criatividade, firmar acordos, realizar audiências cíveis, mediar questões, implementar soluções jurídicas, acompanhar casos de terceiros por interesse de cliente, realizar audiências administrativas, cumprir prazos legais, agir com prontidão, analisar legislação para atualização e implementação, integrar comissões nacionais de especialistas, demonstrar capacidade interpretativa, definir o âmbito da auditoria, evidenciar urbanidade no trato pessoal, instruir a parte, evidenciar capacidade de síntese, gerir o próprio escritório, acompanhar resultados, expor ao interessado as possibilidades de êxito, intervir no curso do processo, elaborar contratos empresariais, acordar as regras da prestação dos serviços, integrar comissões internacionais de especialistas, apontar riscos e soluções, emitir informações sobre normas jurídicos, utilizar o trabalho de assistentes técnicos, formalizar parecer técnico-jurídico, pesquisar a possibilidade jurídica do caso, manter controle emocional, solicitar providências junto ao magistrado ou ministério público, realizar audiências penais comuns, proteger a propriedade industrial, prestar serviços de peritagem, promover reuniões, sustentar oralmente uma questão, zelar pela manutenção e integridade de bens do cliente, demonstrar tolerância.