CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
Funções
comunicar-se, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, viabilizar trabalho coletivo, demonstrar competências pessoais.
Atividades
organizar reuniões com equipes de trabalho, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, elaborar relatórios, promover trocas de experiências, organizar grupos de estudos, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, traçar objetivos educacionais, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, atuar em conselhos de classe e de escola, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, criar mecanismos de participação/interação, caracterizar perfil dos alunos, administrar conflitos, avaliar desempenho profissional dos educadores, estruturar os tempos pedagógicos, promover cursos, oficinas e orientação técnica, organizar encontro de educandos, formar equipes de trabalho, acompanhar produção dos alunos, assessorar trabalho docente, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, demonstrar criatividade, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, elaborar textos de orientação, pesquisar práticas educativas, publicar experiências pedagógicas, trabalhar em equipe, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, participar da avaliação proposta pela instituição, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, demonstrar pró-atividade, compreender o contexto, planejar reuniões com equipes de trabalho, administrar tempo, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, divulgar resultados de avaliação, construir instrumentos de avaliação, detectar problemas educacionais, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, produzir material de apoio pedagógico, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, participar de cursos, seminários e congressos, selecionar referencial teórico-científico, emitir pareceres, planejar ações de operacionalização, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, saber integrar as informações, participar das avaliações externas, demonstrar flexibilidade, avaliar desempenho das classes/turmas, construir sistema de avaliação, avaliar implementação de projetos educacionais, acompanhar trajetória escolar do aluno, estimular participação dos diferentes sujeitos, contextualizar historicamente a escola, equalizar informações, criar espaços de participação/interação, administrar demanda por vagas, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, observar desempenho das classes, organizar encontros, congressos e seminários, divulgar experiências pedagógicas, levantar necessidades educacionais e sociais, selecionar bibliografia, intervir na aplicação de medidas disciplinares, administrar recursos de trabalho, observar processo de trabalho no contexto escolar, fornecer subsídios teóricos, demonstrar capacidade de observação, realizar entrevistas, respeitar as diversidades, avaliar instituição escolar, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, saber ouvir, articular ação da escola com outras instituições, analisar desempenho das classes, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, traçar metas educacionais, divulgar deliberações, verificar cumprimento das metas, propor mudanças no projeto pedagógico, propor soluções para problemas educacionais detectados, dimensionar os problemas.