CBO 2345-20 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.

Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.

Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino

O Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou similar) planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

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Funções

O funcionário CBO 2345-20 deve coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, avaliar o trabalho acadêmico científico, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, participar de atividades administrativas, supervisionar formação pedagógica em estágios, comunicar-se, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, atualizar-se na Área, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, produzir material de trabalho.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20

Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou sinônimo) deve organizar coletâneas, planejar estágios, coordenar eventos, demonstrar postura crítica, coordenar projetos de extensão, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, atuar em debates, elaborar projetos de extensão, planejar a produção de materiais didáticos, avaliar o desenvolvimento das aulas, coordenar reuniões, participar de associações científicas, atuar em comissões editoriais, avaliar planos de ação pedagógica, avaliar projetos de pesquisa, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, coordenar convênios, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, colaborar em comissões de avaliação, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, dominar a língua portuguesa, redigir relatórios de pesquisa, avaliar currículos e propostas pedagógicas, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, produzir transparências, avaliar currículos de alunos, demonstrar postura ética, coordenar equipes de trabalho, compromissar-se social e politicamente, coordenar cursos, auto-avaliar-se, planejar pesquisas, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, avaliar a própria prática de pesquisa, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, coordenar grupos de pesquisa, prestar assessoria a órgãos públicos, atuar em projetos de extensão, divulgar resultados de pesquisas, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, sugerir composição de bancas examinadoras, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, estudar a produção científica da área, redigir publicações científicas, participar de colegiados, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, atuar no processo de seleção de alunos e professores, coordenar estágios, participar de associações de classe, orientar monitores, coletar dados e materiais para pesquisa, orientar alunos sobre campos de estágio, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, planejar os ambientes de aprendizagem, programar cursos para atendimento a demandas externas, planejar projetos de extensão, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, coordenar projetos pedagógicos, desenvolver propostas de avaliação, atender alunos, individualmente e em grupo, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, avaliar políticas educacionais, analisar dados e materiais de pesquisa, sistematizar conteúdos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, participar de congressos e eventos científicos, avaliar o desempenho dos alunos, organizar publicações, discutir resultados de avaliação, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, coordenar pesquisas, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, gerenciar convênios, prever fontes de financiamento, planejar eventos e seminários, exercer cargos de representação, avaliar cursos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, produzir instrumentos de avaliação, estabelecer relações com os órgãos de fomento, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, planejar projetos de intervenção pedagógica, avaliar material didático, gerenciar projetos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, orientar alunos de iniciação científica, estudar a legislação educacional, mapear campos para estágio, estudar outros idiomas, trabalhar em equipe, elaborar pareceres, constituir grupos de pesquisa, avaliar projetos de extensão, planejar aulas, produzir cartazes, mediar a relação do estagiário com a instituição, preencher relatórios de atividades, sistematizar dados e materiais de pesquisa, elaborar programas e cronogramas, realizar revisão da literatura na área, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, participar de comissões, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, treinar auxiliares de pesquisa, realizar eventos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, dialogar com as entidades representativas, produzir planos de cursos e de aulas, proferir palestras, avaliar trabalhos científicos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, estudar propostas e políticas educacionais, produzir vídeos, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, estudar diferentes formas de comunicação, exercer cargos de direção, atribuir notas e conceitos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, participar de reuniões, produzir hipertextos, trabalhar com diferentes formas de interação humana, desenvolver atividades interativas, participar de atividades culturais, atuar em banca examinadora docente e discente, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, analisar os problemas da realidade brasileira, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, dialogar com os professores da instituição, produzir artigos para divulgação, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, analisar pesquisas educacionais, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, coordenar áreas, disciplinas e turmas, produzir textos para uso pedagógico, dialogar com os alunos.

Cargos e salários CBO 2345-20 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Salário Professor Universitário de Metodologia do Ensino

Professor Universitário de Metodologia do Ensino: São Paulo

  • 5.055
  • São Paulo
  • 6.261 - 13.643
  • 27h
O profissional no cargo de Professor Universitário de Metodologia do Ensino CBO 2345-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 6.261 e 13.643 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 5.055 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário de Metodologia do Ensino Rio de Janeiro

Professor Universitário de Metodologia do Ensino: Rio de Janeiro, RJ

  • 326
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 6.008 - 13.903
  • 31h
O profissional no cargo de Professor Universitário de Metodologia do Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.008 e 13.903 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 326 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário de Metodologia do Ensino Salvador

Professor Universitário de Metodologia do Ensino: Salvador, BA

  • 569
  • Salvador, BA
  • 4.053 - 8.329
  • 25h
O profissional no cargo de Professor Universitário de Metodologia do Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 4.053 e 8.329 para uma jornada de trabalho média de 25h semanais de acordo com dados salariais de 569 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário de Metodologia do Ensino Brasília

Professor Universitário de Metodologia do Ensino: Brasília, DF

  • 384
  • Brasília, DF
  • 6.666 - 14.387
  • 33h
O profissional no cargo de Professor Universitário de Metodologia do Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 6.666 e 14.387 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 384 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário de Metodologia do Ensino Campinas

Professor Universitário de Metodologia do Ensino: Campinas, SP

  • 158
  • Campinas, SP
  • 5.510 - 11.521
  • 26h
O profissional no cargo de Professor Universitário de Metodologia do Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 5.510 e 11.521 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 158 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário de Metodologia do Ensino

Professor Universitário de Metodologia do Ensino: Bahia

  • 1.411
  • Bahia
  • 4.448 - 9.236
  • 28h
O profissional no cargo de Professor Universitário de Metodologia do Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Bahia, ganha entre 4.448 e 9.236 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 1.411 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário de Metodologia do Ensino Brusque

Professor Universitário de Metodologia do Ensino: Brusque, SC

  • 88
  • Brusque, SC
  • 2.939 - 6.043
  • 12h
O profissional no cargo de Professor Universitário de Metodologia do Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Brusque - SC, ganha entre 2.939 e 6.043 para uma jornada de trabalho média de 12h semanais de acordo com dados salariais de 88 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário de Metodologia do Ensino Cuiabá

Professor Universitário de Metodologia do Ensino: Cuiabá, MT

  • 162
  • Cuiabá, MT
  • 6.407 - 11.770
  • 30h
O profissional no cargo de Professor Universitário de Metodologia do Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 6.407 e 11.770 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 162 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário de Metodologia do Ensino Porto Alegre

Professor Universitário de Metodologia do Ensino: Porto Alegre, RS

  • 183
  • Porto Alegre, RS
  • 7.365 - 11.730
  • 30h
O profissional no cargo de Professor Universitário de Metodologia do Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 7.365 e 11.730 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 183 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário de Metodologia do Ensino Campo Grande

Professor Universitário de Metodologia do Ensino: Campo Grande, MS

  • 240
  • Campo Grande, MS
  • 8.994 - 18.022
  • 34h
O profissional no cargo de Professor Universitário de Metodologia do Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 8.994 e 18.022 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 240 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino Manaus

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: Manaus, AM

  • 163
  • Manaus, AM
  • 3.464 - 7.340
  • 23h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 3.464 e 7.340 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 163 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino Sorocaba

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: Sorocaba, SP

  • 94
  • Sorocaba, SP
  • 6.118 - 12.042
  • 28h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 6.118 e 12.042 para uma jornada de trabalho média de 28h semanais de acordo com dados salariais de 94 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino Curitiba

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: Curitiba, PR

  • 366
  • Curitiba, PR
  • 7.790 - 14.398
  • 33h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 7.790 e 14.398 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 366 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino Londrina

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: Londrina, PR

  • 282
  • Londrina, PR
  • 5.316 - 9.058
  • 35h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 5.316 e 9.058 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 282 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino Recife

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: Recife, PE

  • 267
  • Recife, PE
  • 4.677 - 7.768
  • 41h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 4.677 e 7.768 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 267 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: São Paulo

  • 5.055
  • São Paulo
  • 6.261 - 13.643
  • 27h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 6.261 e 13.643 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 5.055 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino Rio de Janeiro

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: Rio de Janeiro, RJ

  • 326
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 6.008 - 13.903
  • 31h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.008 e 13.903 para uma jornada de trabalho média de 31h semanais de acordo com dados salariais de 326 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.
Salário Professor Universitário na Área de Prática de Ensino Brasília

Professor Universitário na Área de Prática de Ensino: Brasília, DF

  • 384
  • Brasília, DF
  • 6.666 - 14.387
  • 33h
O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Prática de Ensino CBO 2345-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 6.666 e 14.387 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 384 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-20.