CBO 2345-20 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
Funções
prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, atualizar-se na Área, produzir material de trabalho, participar de atividades administrativas, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, comunicar-se, avaliar o trabalho acadêmico científico, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar competências pessoais, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionar formação pedagógica em estágios, orientar alunos.
Atividades
problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, avaliar o desenvolvimento das aulas, planejar a produção de materiais didáticos, planejar projetos de extensão, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, coordenar estágios, produzir hipertextos, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, atender alunos, individualmente e em grupo, atuar no processo de seleção de alunos e professores, atuar em comissões editoriais, trabalhar com diferentes formas de interação humana, analisar dados e materiais de pesquisa, auto avaliar-se, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, proferir palestras, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, atuar em projetos de extensão, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, mediar a relação do estagiário com a instituição, desenvolver propostas de avaliação, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, produzir vídeos, produzir planos de cursos e de aulas, sistematizar dados e materiais de pesquisa, estabelecer relações com os órgãos de fomento, constituir grupos de pesquisa, coordenar áreas, disciplinas e turmas, organizar coletâneas, programar cursos para atendimento a demandas externas, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, preencher relatórios de atividades, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, produzir cartazes, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, avaliar projetos de extensão, coordenar projetos pedagógicos, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, prever fontes de financiamento, coordenar projetos de extensão, demonstrar postura crítica, redigir relatórios de pesquisa, avaliar material didático, elaborar projetos de extensão, dialogar com os alunos, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar planos de ação pedagógica, sugerir composição de bancas examinadoras, mapear campos para estágio, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estudar diferentes formas de comunicação, analisar os problemas da realidade brasileira, dialogar com os professores da instituição, produzir artigos para divulgação, divulgar resultados de pesquisas, avaliar currículos de alunos, estudar a produção científica da área, coordenar pesquisas, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, coordenar reuniões, coordenar convênios, planejar pesquisas, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, produzir instrumentos de avaliação, dialogar com as entidades representativas, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, atuar em banca examinadora docente e discente, produzir textos para uso pedagógico, prestar assessoria a órgãos públicos, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), colaborar em comissões de avaliação, participar de atividades culturais, trabalhar em equipe, participar de colegiados, demonstrar postura ética, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, orientar monitores, orientar alunos de iniciação científica, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, estudar propostas e políticas educacionais, avaliar a própria prática de pesquisa, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, avaliar o desempenho dos alunos, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, dominar a língua portuguesa, avaliar currículos e propostas pedagógicas, exercer cargos de representação, estudar a legislação educacional, organizar publicações, avaliar cursos, participar de associações de classe, participar de reuniões, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, participar de comissões, coordenar cursos, discutir resultados de avaliação, gerenciar projetos, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, sistematizar conteúdos, planejar projetos de intervenção pedagógica, participar de associações científicas, elaborar programas e cronogramas, compromissar-se social e politicamente, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, exercer cargos de direção, planejar estágios, estudar outros idiomas, avaliar projetos de pesquisa, planejar os ambientes de aprendizagem, orientar alunos sobre campos de estágio, coordenar equipes de trabalho, planejar eventos e seminários, coordenar eventos, redigir publicações científicas, realizar eventos, atuar em debates, estudar a constituição de profissões no campo educacional, participar de congressos e eventos científicos, avaliar políticas educacionais, desenvolver atividades interativas, coletar dados e materiais para pesquisa, gerenciar convênios, elaborar pareceres, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, produzir transparências, realizar revisão da literatura na área, planejar aulas, avaliar trabalhos científicos, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, analisar pesquisas educacionais, treinar auxiliares de pesquisa, atribuir notas e conceitos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, coordenar grupos de pesquisa.