CBO 2345-20 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.
Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.
Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino
O Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-20 deve demonstrar competências pessoais, orientar alunos, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, comunicar-se, produzir material de trabalho, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, atualizar-se na Área, participar de atividades administrativas, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, avaliar o trabalho acadêmico científico, supervisionar formação pedagógica em estágios.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-20
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20
Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou sinônimo) deve produzir transparências, atender alunos, individualmente e em grupo, coordenar projetos pedagógicos, organizar publicações, coordenar convênios, atuar em comissões editoriais, estudar a constituição de profissões no campo educacional, avaliar projetos de pesquisa, desenvolver propostas de avaliação, atuar no processo de seleção de alunos e professores, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, produzir artigos para divulgação, preencher relatórios de atividades, demonstrar postura ética, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, realizar eventos, proferir palestras, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, produzir vídeos, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, orientar alunos sobre campos de estágio, mapear campos para estágio, colaborar em comissões de avaliação, orientar monitores, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, estudar propostas e políticas educacionais, sistematizar conteúdos, planejar aulas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, coordenar grupos de pesquisa, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, elaborar projetos de extensão, planejar pesquisas, gerenciar projetos, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, planejar projetos de extensão, elaborar programas e cronogramas, avaliar cursos, prestar assessoria a órgãos públicos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, prever fontes de financiamento, dialogar com os alunos, participar de associações de classe, estudar a produção científica da área, planejar os ambientes de aprendizagem, produzir hipertextos, participar de comissões, coordenar reuniões, avaliar material didático, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, coordenar estágios, constituir grupos de pesquisa, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, avaliar currículos de alunos, estudar diferentes formas de comunicação, trabalhar em equipe, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar trabalhos científicos, coordenar cursos, produzir planos de cursos e de aulas, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, avaliar currículos e propostas pedagógicas, programar cursos para atendimento a demandas externas, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, estudar a legislação educacional, avaliar o desenvolvimento das aulas, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, gerenciar convênios, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, avaliar planos de ação pedagógica, redigir publicações científicas, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, sistematizar dados e materiais de pesquisa, produzir cartazes, trabalhar com diferentes formas de interação humana, planejar estágios, produzir instrumentos de avaliação, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, planejar eventos e seminários, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, produzir textos para uso pedagógico, avaliar políticas educacionais, orientar alunos de iniciação científica, demonstrar postura crítica, analisar os problemas da realidade brasileira, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, avaliar o desempenho dos alunos, participar de associações científicas, auto-avaliar-se, coordenar eventos, desenvolver atividades interativas, organizar coletâneas, planejar a produção de materiais didáticos, avaliar projetos de extensão, estudar outros idiomas, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, atuar em banca examinadora docente e discente, discutir resultados de avaliação, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, dominar a língua portuguesa, analisar dados e materiais de pesquisa, exercer cargos de representação, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, participar de colegiados, dialogar com as entidades representativas, dialogar com os professores da instituição, coordenar projetos de extensão, divulgar resultados de pesquisas, planejar projetos de intervenção pedagógica, realizar revisão da literatura na área, atuar em debates, participar de atividades culturais, mediar a relação do estagiário com a instituição, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, avaliar a própria prática de pesquisa, participar de reuniões, exercer cargos de direção, coordenar áreas, disciplinas e turmas, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, participar de congressos e eventos científicos, elaborar pareceres, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, coordenar pesquisas, redigir relatórios de pesquisa, coordenar equipes de trabalho, atuar em projetos de extensão, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, compromissar-se social e politicamente, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., sugerir composição de bancas examinadoras, atribuir notas e conceitos, analisar pesquisas educacionais, coletar dados e materiais para pesquisa, estabelecer relações com os órgãos de fomento, treinar auxiliares de pesquisa.