CBO 2345-20 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

Funções

planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, avaliar o trabalho acadêmico científico, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, atualizar-se na Área, orientar alunos, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, participar de atividades administrativas, supervisionar formação pedagógica em estágios, produzir material de trabalho.

Atividades

analisar pesquisas educacionais, sistematizar conteúdos, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, proferir palestras, analisar os problemas da realidade brasileira, divulgar resultados de pesquisas, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., avaliar o desenvolvimento das aulas, coletar dados e materiais para pesquisa, coordenar reuniões, avaliar material didático, realizar eventos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, preencher relatórios de atividades, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, produzir vídeos, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, avaliar currículos de alunos, desenvolver atividades interativas, coordenar cursos, redigir relatórios de pesquisa, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, participar de reuniões, elaborar programas e cronogramas, planejar os ambientes de aprendizagem, coordenar projetos de extensão, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, avaliar projetos de extensão, planejar projetos de extensão, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, organizar coletâneas, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, estudar a produção científica da área, gerenciar projetos, dialogar com os alunos, prestar assessoria a órgãos públicos, atuar em projetos de extensão, trabalhar em equipe, produzir cartazes, planejar a produção de materiais didáticos, coordenar grupos de pesquisa, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, produzir instrumentos de avaliação, auto-avaliar-se, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, discutir resultados de avaliação, participar de atividades culturais, planejar pesquisas, produzir textos para uso pedagógico, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, constituir grupos de pesquisa, atuar em debates, sistematizar dados e materiais de pesquisa, avaliar políticas educacionais, mapear campos para estágio, participar de associações científicas, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, produzir artigos para divulgação, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, organizar publicações, planejar eventos e seminários, produzir planos de cursos e de aulas, dialogar com os professores da instituição, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, avaliar o desempenho dos alunos, participar de associações de classe, coordenar equipes de trabalho, estudar a constituição de profissões no campo educacional, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, mediar a relação do estagiário com a instituição, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, sugerir composição de bancas examinadoras, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, atribuir notas e conceitos, planejar aulas, orientar alunos sobre campos de estágio, elaborar pareceres, orientar alunos de iniciação científica, coordenar estágios, atuar no processo de seleção de alunos e professores, treinar auxiliares de pesquisa, coordenar eventos, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, orientar monitores, analisar dados e materiais de pesquisa, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, coordenar projetos pedagógicos, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, coordenar áreas, disciplinas e turmas, demonstrar postura crítica, redigir publicações científicas, atuar em comissões editoriais, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, planejar projetos de intervenção pedagógica, coordenar convênios, prever fontes de financiamento, atender alunos, individualmente e em grupo, gerenciar convênios, colaborar em comissões de avaliação, produzir transparências, estudar outros idiomas, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, atuar em banca examinadora docente e discente, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, exercer cargos de direção, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, dialogar com as entidades representativas, trabalhar com diferentes formas de interação humana, compromissar-se social e politicamente, participar de comissões, participar de congressos e eventos científicos, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, dominar a língua portuguesa, elaborar projetos de extensão, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, participar de colegiados, desenvolver propostas de avaliação, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, avaliar trabalhos científicos, programar cursos para atendimento a demandas externas, estudar diferentes formas de comunicação, exercer cargos de representação, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, avaliar a própria prática de pesquisa, coordenar pesquisas, estudar propostas e políticas educacionais, estudar a legislação educacional, planejar estágios, demonstrar postura ética, avaliar projetos de pesquisa, avaliar cursos, realizar revisão da literatura na área, avaliar currículos e propostas pedagógicas, avaliar planos de ação pedagógica, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, produzir hipertextos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos.

Cargos e salários CBO 2345-20 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

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