CBO 2345-20 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

Funções

avaliar o trabalho acadêmico científico, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionar formação pedagógica em estágios, participar de atividades administrativas, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, atualizar-se na Área, produzir material de trabalho, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, comunicar-se, orientar alunos.

Atividades

problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, coordenar áreas, disciplinas e turmas, desenvolver propostas de avaliação, coordenar pesquisas, estudar a constituição de profissões no campo educacional, elaborar pareceres, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, dialogar com os alunos, produzir cartazes, planejar projetos de intervenção pedagógica, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, organizar coletâneas, compromissar-se social e politicamente, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, coordenar eventos, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, analisar dados e materiais de pesquisa, produzir textos para uso pedagógico, coordenar reuniões, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, produzir instrumentos de avaliação, atender alunos, individualmente e em grupo, participar de congressos e eventos científicos, elaborar programas e cronogramas, demonstrar postura ética, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., auto-avaliar-se, avaliar projetos de extensão, avaliar o desenvolvimento das aulas, sistematizar dados e materiais de pesquisa, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, orientar alunos de iniciação científica, dialogar com as entidades representativas, atribuir notas e conceitos, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, produzir artigos para divulgação, participar de associações científicas, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, produzir vídeos, estudar diferentes formas de comunicação, avaliar planos de ação pedagógica, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, exercer cargos de direção, produzir hipertextos, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, sistematizar conteúdos, avaliar o desempenho dos alunos, coletar dados e materiais para pesquisa, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, avaliar projetos de pesquisa, mapear campos para estágio, prever fontes de financiamento, avaliar trabalhos científicos, colaborar em comissões de avaliação, dominar a língua portuguesa, participar de reuniões, participar de comissões, treinar auxiliares de pesquisa, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, sugerir composição de bancas examinadoras, coordenar grupos de pesquisa, discutir resultados de avaliação, atuar em comissões editoriais, elaborar projetos de extensão, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, participar de atividades culturais, planejar estágios, coordenar projetos de extensão, produzir transparências, prestar assessoria a órgãos públicos, coordenar estágios, estudar propostas e políticas educacionais, estudar a legislação educacional, organizar publicações, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, realizar revisão da literatura na área, estudar a produção científica da área, coordenar projetos pedagógicos, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, coordenar cursos, gerenciar projetos, mediar a relação do estagiário com a instituição, exercer cargos de representação, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, planejar projetos de extensão, estudar outros idiomas, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, analisar os problemas da realidade brasileira, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, planejar a produção de materiais didáticos, realizar eventos, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, orientar monitores, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, coordenar convênios, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, avaliar material didático, estabelecer relações com os órgãos de fomento, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, avaliar currículos e propostas pedagógicas, proferir palestras, planejar os ambientes de aprendizagem, programar cursos para atendimento a demandas externas, planejar pesquisas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, demonstrar postura crítica, gerenciar convênios, participar de associações de classe, coordenar equipes de trabalho, divulgar resultados de pesquisas, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, avaliar currículos de alunos, participar de colegiados, desenvolver atividades interativas, produzir planos de cursos e de aulas, redigir relatórios de pesquisa, atuar em debates, planejar aulas, redigir publicações científicas, atuar em banca examinadora docente e discente, avaliar cursos, orientar alunos sobre campos de estágio, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, avaliar a própria prática de pesquisa, dialogar com os professores da instituição, planejar eventos e seminários, preencher relatórios de atividades, trabalhar em equipe, trabalhar com diferentes formas de interação humana, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, constituir grupos de pesquisa, avaliar políticas educacionais, analisar pesquisas educacionais, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, atuar em projetos de extensão.

Cargos e salários CBO 2345-20 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

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