CBO 2345-20 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.

Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.

Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino

O Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2345-20 deve prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, orientar alunos, comunicar-se, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, participar de atividades administrativas, atualizar-se na Área, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzir material de trabalho, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, avaliar o trabalho acadêmico científico, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, supervisionar formação pedagógica em estágios, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-20

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20

Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou sinônimo) deve coordenar cursos, planejar projetos de extensão, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, desenvolver propostas de avaliação, dominar a língua portuguesa, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, compromissar-se social e politicamente, atuar em projetos de extensão, avaliar currículos de alunos, elaborar programas e cronogramas, participar de associações científicas, demonstrar postura ética, coordenar projetos de extensão, avaliar projetos de pesquisa, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, participar de comissões, atuar no processo de seleção de alunos e professores, coordenar equipes de trabalho, gerenciar projetos, trabalhar em equipe, sistematizar dados e materiais de pesquisa, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, produzir hipertextos, avaliar o desempenho dos alunos, constituir grupos de pesquisa, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, realizar revisão da literatura na área, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, exercer cargos de representação, sistematizar conteúdos, organizar coletâneas, atribuir notas e conceitos, coordenar estágios, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, analisar pesquisas educacionais, redigir publicações científicas, planejar estágios, atuar em comissões editoriais, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, participar de reuniões, colaborar em comissões de avaliação, estudar a constituição de profissões no campo educacional, planejar eventos e seminários, realizar eventos, orientar alunos de iniciação científica, coordenar reuniões, coletar dados e materiais para pesquisa, planejar os ambientes de aprendizagem, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, coordenar grupos de pesquisa, avaliar políticas educacionais, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, coordenar eventos, planejar pesquisas, avaliar material didático, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, orientar monitores, discutir resultados de avaliação, avaliar o desenvolvimento das aulas, produzir textos para uso pedagógico, planejar a produção de materiais didáticos, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, produzir vídeos, gerenciar convênios, auto-avaliar-se, proferir palestras, avaliar currículos e propostas pedagógicas, programar cursos para atendimento a demandas externas, avaliar trabalhos científicos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, mapear campos para estágio, produzir cartazes, avaliar planos de ação pedagógica, estabelecer relações com os órgãos de fomento, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, produzir planos de cursos e de aulas, coordenar convênios, treinar auxiliares de pesquisa, mediar a relação do estagiário com a instituição, sugerir composição de bancas examinadoras, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, estudar propostas e políticas educacionais, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, planejar projetos de intervenção pedagógica, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, participar de congressos e eventos científicos, produzir transparências, produzir instrumentos de avaliação, trabalhar com diferentes formas de interação humana, analisar dados e materiais de pesquisa, desenvolver atividades interativas, preencher relatórios de atividades, exercer cargos de direção, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, dialogar com os professores da instituição, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, elaborar projetos de extensão, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, participar de atividades culturais, divulgar resultados de pesquisas, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, atender alunos, individualmente e em grupo, dialogar com as entidades representativas, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, estudar a legislação educacional, avaliar projetos de extensão, coordenar áreas, disciplinas e turmas, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, prestar assessoria a órgãos públicos, participar de colegiados, prever fontes de financiamento, coordenar projetos pedagógicos, estudar a produção científica da área, estudar outros idiomas, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, produzir artigos para divulgação, demonstrar postura crítica, redigir relatórios de pesquisa, analisar os problemas da realidade brasileira, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, elaborar pareceres, dialogar com os alunos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, participar de associações de classe, atuar em debates, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, estudar diferentes formas de comunicação, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., avaliar a própria prática de pesquisa, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, planejar aulas, coordenar pesquisas, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, atuar em banca examinadora docente e discente, orientar alunos sobre campos de estágio, organizar publicações, avaliar cursos.

Cargos e salários CBO 2345-20 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

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