CBO 2345-20 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.
Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.
Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino
O Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou similar) planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
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Funções
O funcionário CBO 2345-20 deve realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, orientar alunos, atualizar-se na Área, participar de atividades administrativas, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, supervisionar formação pedagógica em estágios, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzir material de trabalho, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, avaliar o trabalho acadêmico científico.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20
Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou sinônimo) deve coletar dados e materiais para pesquisa, avaliar o desenvolvimento das aulas, participar de atividades culturais, coordenar estágios, trabalhar em equipe, avaliar currículos e propostas pedagógicas, prever fontes de financiamento, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, sistematizar conteúdos, participar de reuniões, desenvolver atividades interativas, coordenar convênios, orientar alunos de iniciação científica, produzir hipertextos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estudar outros idiomas, estudar a produção científica da área, orientar alunos sobre campos de estágio, redigir relatórios de pesquisa, atender alunos, individualmente e em grupo, estudar diferentes formas de comunicação, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, coordenar pesquisas, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, planejar a produção de materiais didáticos, orientar monitores, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, coordenar projetos de extensão, divulgar resultados de pesquisas, produzir vídeos, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, planejar estágios, sugerir composição de bancas examinadoras, realizar revisão da literatura na área, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, coordenar cursos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, exercer cargos de representação, sistematizar dados e materiais de pesquisa, participar de comissões, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, atuar em debates, avaliar a própria prática de pesquisa, produzir transparências, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, planejar projetos de intervenção pedagógica, proferir palestras, mediar a relação do estagiário com a instituição, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar material didático, dialogar com os professores da instituição, avaliar projetos de pesquisa, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, elaborar programas e cronogramas, organizar publicações, avaliar projetos de extensão, analisar pesquisas educacionais, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, planejar os ambientes de aprendizagem, coordenar eventos, atribuir notas e conceitos, coordenar reuniões, planejar pesquisas, elaborar pareceres, organizar coletâneas, realizar eventos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, exercer cargos de direção, mapear campos para estágio, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, desenvolver propostas de avaliação, planejar projetos de extensão, dialogar com as entidades representativas, estabelecer relações com os órgãos de fomento, auto-avaliar-se, analisar os problemas da realidade brasileira, atuar em banca examinadora docente e discente, coordenar projetos pedagógicos, coordenar grupos de pesquisa, discutir resultados de avaliação, analisar dados e materiais de pesquisa, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, avaliar trabalhos científicos, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, gerenciar projetos, produzir planos de cursos e de aulas, programar cursos para atendimento a demandas externas, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, gerenciar convênios, treinar auxiliares de pesquisa, dominar a língua portuguesa, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, produzir instrumentos de avaliação, atuar em projetos de extensão, avaliar o desempenho dos alunos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, produzir artigos para divulgação, demonstrar postura ética, compromissar-se social e politicamente, preencher relatórios de atividades, avaliar currículos de alunos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, planejar eventos e seminários, avaliar cursos, planejar aulas, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, constituir grupos de pesquisa, estudar a legislação educacional, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, dialogar com os alunos, participar de associações de classe, trabalhar com diferentes formas de interação humana, coordenar áreas, disciplinas e turmas, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, participar de congressos e eventos científicos, estudar propostas e políticas educacionais, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, atuar em comissões editoriais, avaliar políticas educacionais, avaliar planos de ação pedagógica, elaborar projetos de extensão, demonstrar postura crítica, prestar assessoria a órgãos públicos, participar de colegiados, atuar no processo de seleção de alunos e professores, redigir publicações científicas, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, produzir cartazes, colaborar em comissões de avaliação, produzir textos para uso pedagógico, participar de associações científicas, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, coordenar equipes de trabalho.