CBO 2241-25 - Técnico de desporto individual e coletivo (exceto futebol)
Entenda o que fazem os profissionais da educação física no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico de desporto individual e coletivo (exceto futebol) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Técnico de desporto individual e coletivo (exceto futebol)
Planeja e realiza a aplicação de métodos e técnicas de aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento técnico e tático de modalidades desportivas individuais e coletivas, tais como natação, esgrima, basquetebol, entre outras (exceto futebol). Prepara atletas para competições, promovendo treinamentos para objetivos fixados e prestando orientações durante processos competitivos. Avalia, com integrantes da comissão técnica, os resultados alcançados nas competições. Elabora documentação técnica. Mantém-se atualizado na sua área de atuação. Pode participar de equipes interdisciplinares, para promoção de políticas públicas de incentivo à prática desportiva, inclusive de finalidade lúdica. Supervisiona equipe de apoio. Atua com ética profissional. Cumpre preceitos de qualidade técnica e normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Analisa dados físicos e técnicos dos atletas, podendo solicitar informações complementares. Realiza testes e analisa informes técnicos de outros profissionais – como preparador de atleta - da equipe, para identificar aptidões de cada atleta. Pode indicar atletas para contratação.
Presta informações aos atletas sobre regras da modalidade desportiva e das normas de competições nacionais e internacionais, contemplando aspectos disciplinares, táticos, técnicos, comportamentais, sociais, morais e éticos. Expõe métodos e técnicas que adota para desenvolvimento e aperfeiçoamento de atleta (ou de equipe de atletas) de modo geral e para atividades competitivas específicas.
Implementa programação de treinamentos, estabelecendo horário e local de cada atividade. Desenvolve qualidades técnicas e táticas de atletas e entrosamento de equipe. Aplica exercícios corretivos de natureza técnico-tática.
Promove atividades recreativas, para propiciar relaxamento e, ao mesmo tempo, ampliar as oportunidades de analisar atitudes – como liderança – de cada atleta em grupo.
Presta orientações aos atletas sobre aspectos comportamentais, sociais, morais e éticos, durante as diversas atividades.
Analisa a participação em atividades competitivas institucionalizadas. Coleta e analisa dados estatísticos da competição e de competidores. Analisa, com a comissão técnica, as vantagens e as desvantagens em participar da competição.
Monitora os preparativos para a participação na competição. Verifica a documentação de cada atleta perante as entidades de administração esportiva. Examina a programação de transporte, alimentação e hospedagem.
Analisa tecnologias utilizadas na competição, tais como sistema de câmeras de monitoramento nas quadras de tênis, tecnologia biomecânica, que monitora as braçadas e os saltos dos atletas na natação, floretes e espadas de esgrima com sensores inteligentes, capazes de detectar o impacto de cada golpe acertado no adversário, ativando uma luz no aparelho de sinalização, entre outras. Estuda tecnologias que podem ser usadas pelos competidores, tais como tênis com poder de absorção de impactos, e raquetes de tênis feitas com materiais mais resistentes e leves.
Prepara atletas para processos competitivos. Treina atletas para objetivos fixados, estabelecendo ações táticas e técnicas para travar disputa com cada atleta ou equipe competidora. Avalia e orienta o comportamento de atletas. Analisa dados estatísticos do desempenho de cada atleta durante a competição, para identificar os pontos fortes e fracos, na busca de maior eficiência.
Ao final da competição, avalia os resultados alcançados, junto com outros integrantes da comissão técnica.
Elabora relatórios sobre a participação em competição à diretoria a qual está subordinado, com sugestões de medidas para promover melhoria no desempenho de atleta ou grupo de atletas.
Pode preparar manuais técnicos e normas de orientação e de treinamento na modalidade desportiva.
Pode ministrar cursos e palestras e apoiar a elaboração de materiais didáticos.
Pode participar em equipes interdisciplinares, para planejamento e operacionalização de políticas públicas voltadas ao incentivo da prática desportiva, inclusive com finalidade lúdica.
Supervisiona equipe de apoio, orientando seus integrantes, avaliando seu desempenho, e promovendo sua capacitação.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, conhecendo novos recursos tecnológicos e analisando sua aplicação profissional.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA PARA TREINAMENTO TÉCNICO E TÁTICO DE MODALIDADES DESPORTIVAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS (EXCETO FUTEBOL) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) FÍSICA APLICADA AO TREINAMENTO DESPORTIVO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA MÉDICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES E APLICATIVOS ESPECÍFICOS PARA TREINAMENTO TÉCNICO E TÁTICO DE MODALIDADES DESPORTIVAS (EXCETO FUTEBOL) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOESTATÍSTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA HUMANA E BIOLOGIA TECIDUAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOSSEGURANÇA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | OUTROS ELEMENTOS (GENÉTICA HUMANA E MÉDICA) GENÉTICA APLICADA À MOTRICIDADE HUMANA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | CINESIOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | NEUROFISIOLOGIA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) CINEANTROPOMETRIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA E BIOFÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DO ESFORÇO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DO ESFORÇO) FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO E BIOENERGÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOENERGÉTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO E BIOENERGÉTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | METABOLISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOQUÍMICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (BIOQUÍMICA) BIOQUÍMICA | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) ERGONOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) SAÚDE E CIDADANIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SAÚDE COLETIVA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE COLETIVA) PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) APLICAÇÃO DE TESTES FUNCIONAIS VOLTADOS À PREPARAÇÃO DE ATLETAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) APRENDIZAGEM, APERFEIÇOAMENTO E TREINAMENTO TÉCNICO E TÁTICO DE MODALIDADES DESPORTIVAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS (EXCETO FUTEBOL): FUNDAMENTOS, PLANEJAMENTO, MÉTODOS, TÉCNICAS, CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DO ATLETA E DA EQUIPE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) AVALIAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) AVALIAÇÃO DE APTIDÃO FÍSICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) AVALIAÇÃO METABÓLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) AVALIAÇÃO POSTURAL DO ATLETA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) BIODINÂMICA APLICADA AO ESPORTE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) CAMPOS E QUADRAS ESPORTIVAS, LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA TRENAMENTO TÉCNICO E TÁTICO DE MODALIDADES DESPORTIVAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS (EXCETO FUTEBOL) | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) DIMENSÕES MORFOFUNCIONAIS E CONHECIMENTO DO CORPO | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) EQUIPAMENTOS PARA AVALIAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS, IMPLEMENTOS E MATERIAIS DESPORTIVOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) ERGONOMIA NO TREINAMENTO DE ATLETAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) FATORES DE RISCO RELATIVOS À PRÁTICA DAS DIVERSAS MODALIDADES ESPORTIVAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 2 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) FUNDAMENTOS DA DANÇA | 3 | 2 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) FUNDAMENTOS E REGRAS DAS MODALIDADES DESPORTIVAS (EXCETO FUTEBOL) INDIVIDUAIS E COLETIVAS: ESGRIMA, TÊNIS DE CAMPO, GINÁSTICA, ATLETISMO, ESPORTES AQUÁTICOS, BASQUETEBOL, HANDEBOL, VOLEIBOL, OUTRAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PRÁTICA DESPORTIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) MOTRICIDADE HUMANA E MOVIMENTO HUMANO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) NECESSIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS DAS DIVERSAS MODALIDADES ESPORTIVAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) NORMAS DE COMPETIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DAS MODALIDADES DESPORTIVAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS (EXCETO FUTEBOL) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) NUTRIÇÃO DESPORTIVA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) POSICIONAMENTO DO ATLETA EM ESPAÇOS PARA COMPETIÇÃO E PRÁTICA DESPORTIVA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA GRUPOS ESPECÍFICOS, DE ACORDO COM A MODALIDADE DESPORTIVA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) PROTOCOLOS DE TESTES FÍSICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) REGRAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NAS MODALIDADES DESPORTIVAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) TECNOLOGIAS AVANÇADAS UTILIZADAS NO TREINAMENTO TÉCNICO E TÁTICO E NAS COMPETIÇÕES DESPORTIVAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) TECNOLOGIAS, PROGRAMAS, PROJETOS E MÉTODOS DE GESTÃO NOS CAMPOS DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) TREINAMENTO DE ATLETAS NO CONTEXTO DA SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E LAZER | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) TREINAMENTO DESPORTIVO E ALTO RENDIMENTO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 2 | 2 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS E MOTORAS DOS ATLETAS | 2 | 2 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO FÍSICA) TREINAMENTO TÉCNICO E TÁTICO DE ATLETAS E EQUIPES ESPORTIVAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITO PRIVADO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | TEORIA SOCIOLÓGICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | SOCIOLOGIA DA SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | TEORIA ANTROPOLÓGICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 5 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 5 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS, DESENVOLVIMENTO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) DIMENSÃO COMPORTAMENTAL: CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM MOTORA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PSICOLOGIA APLICADA À ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TREINAMENTO E REABILITAÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO) ELEMENTOS DE PEDAGOGIA E DIDÁTICA: INTERAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DO DESPORTO INDIVIDUAL E COLETIVO | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 5 |
Condições de Trabalho
Os profissionais prestam serviços no campo dos exercícios físicos com objetivos educacionais, de saúde e de desempenho esportivo. Podem trabalhar em academias e escolas de esporte, clubes e hotéis, clínicas médicas e fisioterápicas, em atendimentos domiciliares, em órgãos da administração pública direta etc, como empregados com carteira ou como autônomos. Desenvolvem seu trabalho de forma individual, nos mais variados ambientes, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar sob condições especiais, p.ex.,em posições desconfortáveis por período prolongado, sob pressão, sujeitos a mudanças climáticas e intempéries.Exigências do mercado de trabalho
O exercício das ocupações da família requer formação superior em educação física, com registro no Conselho Regional de Educação Física. No mercado de trabalho, cresce o número de profissionais portadores de cursos de especialização e pós-graduação. O exercício pleno das atividades varia conforme a ocupação, entre um e quatro anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- intervir nos processos competitivos;
- coordenar atividade física e esportiva;
- orientar atividade física / práticas corporais e exercício físico;
- planejar ações de intervenção profissional;
- identificar necessidades de intervenção profissional;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- desenvolver treinamento;
- fixar objetivos e metas;
- cadastrar beneficiários/usuários;
- selecionar o atleta e o praticante;
- demonstrar capacidade de inovação;
- demonstrar capacidade de liderança;
- corrigir erros táticos e técnicos;
- controlar o material necessário para o desenvolvimento das atividades;
- desenvolver capacidades cognitivas;
- indicar atletas para contratação;
- utilizar gestos e sinais;
- verificar a documentação do atleta perante as entidades de administração esportiva;
- analisar dados físicos e técnicos dos beneficiários/usuários;
- demonstrar controle emocional;
- demonstrar capacidade de empatia;
- aplicar exercícios corretivos de natureza técnico e tática;
- orientar o comportamento do atleta na competição;
- avaliar o potencial dos beneficiários;
- comunicar a data e o local dos eventos aos interessados;
- demonstrar capacidade de motivação;
- implementar treinamento técnico, tático e físico;
- orientar sobre as regras desportivas;
- demonstrar capacidade de estabelecer prioridades;
- adaptar os exercícios às condições e necessidades dos beneficiários/usuários;
- treinar atletas para objetivos fixados;
- demonstrar capacidade de organização;
- ministrar cursos e palestras;
- promover eventos;
- participar de reuniões;
- determinar filosofia e métodos de trabalho;
- avaliar o comportamento dos atletas na competição;
- verificar o local das atividades;
- desenvolver qualidades técnicas e táticas;
- desenvolver treinamento com dados das avaliações realizadas;
- orientar aspectos disciplinares, táticos e técnicos;
- demonstrar capacidade de escuta;
- definir testes físicos;
- desempenhar papel de interlocutor;
- intervir com ações táticas e técnicas na competição;
- coletar dados estátisticos da competição;
- determinar os meios e processos das atividades;
- marcar horário e local das atividades;
- coletar dados técnicos e físicos;
- analisar as condições de competição;
- programar transporte, alimentação e hospedagem;
- organizar comissão técnica;
- participar da elaboração de material didático;
- aplicar atividades recreativas de desenvolvimento técnico, tático e físico;
- programar treinamento e atividades;
- entrevistar atletas para contratação;
- consultar prontuários/relatórios dos beneficiários/usuários;
- avaliar os resultados da aplicação do planejamento;
- trabalhar em equipe;
- identificar talentos;
- desenvolver qualidades físicas e motoras;
- integrar os membros da comissão;
- demonstrar o exercício a ser realizado;
- demonstrar criatividade;
- orientar aspectos comportamentais, sociais, morais e éticos;
- classificar os beneficiários/usuários segundo características e dados bio-sociais;
- aplicar testes funcionais;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2241-25
CBO 2241-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico de desporto individual e coletivo (exceto futebol) que pertence ao grupo dos profissionais da educação física, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Profissionais da educação física
-
-
-
-
- Profissionais da educação física
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2241-25 - Profissionais da educação física
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 224125 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 224125 em todos os estados e cidades do Brasil.