CBO 2238-30 - Fonoaudiólogo em linguagem

Entenda o que fazem os fonoaudiólogos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Fonoaudiólogo em linguagem e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Fonoaudiólogo em linguagem

Presta atendimento no campo da linguagem, em fonoaudiologia, prevenindo, avaliando, diagnosticando e tratando alterações de comunicação – tais como distúrbios fonológicos (trocas de sons na fala), alterações de leitura e escrita, e distúrbios da fluência (como gagueira) - de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Avalia distúrbios de linguagem que aparecem de forma isolada ou como decorrência de deficiências físicas, desordens psiquiátricas e de outros problemas de saúde. Atua com comunicação suplementar ou alternativa. Pode dedicar-se às pesquisas relacionadas à linguagem, para propiciar bem-estar e inclusão social às pessoas. Supervisiona equipes. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Atua no campo da linguagem, em fonoaudiologia, prestando atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Realiza procedimentos de anamnese e avaliação fonoaudiológica da fala e das linguagens oral e escrita.

Levando em consideração o esperado para cada faixa etária, identifica se o problema de paciente é de fala - forma como produz os sons e as palavras, com o uso do trato vocal – ou de linguagem, que envolve diferentes domínios (fonologia, sintaxe, semântica e pragmática). Realiza atividades lúdicas, testes e exames de fala e linguagem para coletar informações sobre o tipo e o grau de deficiências. Verifica se os distúrbios de linguagem surgiram de forma isolada ou em decorrência de distúrbios globais do desenvolvimento, relacionados a alterações sensório-motoras, em consequência de perdas auditivas, associados a deficiências mentais, de origem neurogênica, ou decorrentes de outros problemas de saúde.

Analisa os problemas relacionados aos processos de aprendizagem da linguagem escrita, identificando transtornos associados à oralidade ou a outros distúrbios, como neurológicos, sensoriais ou cognitivos.

Analisa o caso de paciente com outros profissionais – tais como educadores, médicos e psicólogos –, para discussão de hipóteses diagnósticas e realização de exames complementares necessários. Pode encaminhar paciente a outros profissionais, quando necessário.

Define diagnóstico fonoaudiológico e planeja tratamento para distúrbios da fala e da linguagem. Define procedimentos de intervenção nos transtornos da linguagem escrita. Seleciona programa que proporcione a melhor recuperação e promova a reabilitação de paciente. Busca programa para adaptação e prevenção de manifestações linguísticas decorrentes de processos neuropatológicos evolutivos.

Presta esclarecimentos sobre o processo terapêutico e dirime dúvidas de paciente e familiares.

Executa tratamento dos distúrbios de linguagem identificados no campo fonoaudiológico, utilizando tecnologias e recursos terapêuticos. Trata da fluência da fala e de seus transtornos, como gagueira, taquilalia e taquifemia. Avalia resultados do tratamento e acompanha a evolução de paciente.

Prescreve alta fonoaudiológica de paciente.

Registra, no prontuário de paciente, as informações relativas à anamnese, ao diagnóstico fonoaudiológico, à prescrição da conduta fonoaudiológica, aos procedimentos realizados, à evolução do quadro, e ao encerramento do tratamento fonoaudiológico. Registra, também, contatos com outros profissionais envolvidos no caso e condutas adotadas em conjunto.

Atende paciente com dificuldades graves de comunicação (expressão e compreensão), utilizando a Comunicação Alternativa (CAA-Comunicação Ampliada e Alternativa ou CSA-Comunicação Suplementar e Alternativa), com recursos - gestos, sons, sinais, expressões faciais e corporais, pranchas alfabéticas e de palavras, computador com “software” específico, entre outros - para manifestação de desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos e de outros conteúdos no cotidiano. Pode promover cursos de Comunicação Alternativa para pacientes com vulnerabilidade comunicativa, familiares, profissionais da área de saúde, educadores, entre outros.

No atendimento a surdo, sensibiliza e capacita paciente e familiares para utilização de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e recursos tecnológicos necessários.

Mantém-se atualizado na sua área de atuação, avaliando novos métodos e novas tecnologias.

Planeja, organiza e executa atividades educacionais sobre prevenção de transtornos de fala e linguagem, problemas decorrentes de “bullying” relacionados à comunicação, e necessidade de melhoria da empatia e de efetiva interação social.

Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.

Pode dedicar-se às pesquisas de temas relacionados ao campo fonoaudiológico da linguagem, para propiciar bem-estar, inclusão social e inserção profissional às pessoas da comunidade.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA PARA FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA MÉDICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) PARA ATENDIMENTO NÃO PRESENCIAL EM FONOAUDIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA TECIDUAL E DO DESENVOLVIMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA ANATOMIA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA ANATOMIA HUMANA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA CINESIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA NEUROFISIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA E BIOFÍSICA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FARMACOLOGIA NEUROPSICOFARMACOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FARMACOLOGIA NEUROPSICOFARMACOLOGIA 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 4 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SUPRIMENTOS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 3 3 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) BIOSSEGURANÇA 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA CLÍNICA MÉDICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA FISIATRIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA CLÍNICA MÉDICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) NEUROLOGIA APLICADA À FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA CLÍNICA MÉDICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) NOÇÕES DE OTORRINOLARINGOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA CLÍNICA MÉDICA 4 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO 4 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ODONTOLOGIA ORTODONTIA 3 3 2
  CIÊNCIAS DA SAÚDE ODONTOLOGIA ORTODONTIA 3 3 2
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) PROGRAMAS DE PREVENÇÃO, PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) ASPECTOS DA LINGUAGEM: COGNIÇÃO, LINGUÍSTICA, SINTAXE, SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 4 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AUDIOLOGIA CLÍNICA 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AVALIAÇÃO DE FALA E LINGUAGEM EM ADULTOS E CRIANÇAS 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AVALIAÇÃO MIOFUNCIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AVALIAÇÃO PERCEPTIVO-AUDITIVA E ACÚSTICA DA VOZ 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS DE LEITURA E DE ESCRITA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS FONOAUDIOLÓGICOS: FONOLÓGICO, DA FONAÇÃO, DA FLUÊNCIA, DA MOTRICIDADE OROFACIAL, OUTROS 4 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATENDIMENTO EM FONOAUDIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FISSURA LABIOPALATINA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FLUÊNCIA E SEUS TRANSTORNOS: GAGUEIRA, TAQUILALIA E TAQUIFEMIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FUNÇÕES E HABILIDADES NOS CICLOS DA VIDA: DA AUDIÇÃO, DA FALA, DA FLUÊNCIA, DA LINGUAGEM (ORAL E ESCRITA), DA VOZ, DOS SISTEMAS MIOFUNCIONAL, OROFACIAL E CERVICAL 4 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) MÉTODOS E PROCEDIMENTOS EM FONOAUDIOLOGIA: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO, HABILITAÇÃO, REABILITAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PATOLOGIAS AUDIOLÓGICAS 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCESSOS BIOLÓGICOS NORMAIS E ALTERADOS, ESTRUTURAS E FUNÇÕES DE ÓRGÃOS E SISTEMAS, RELACIONADOS À FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCESSOS PSICOSSOCIOCULTURAIS, LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS QUE AUXILIAM A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO HUMANA E DAS ALTERAÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) RECURSOS TECNOLÓGICOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TIPOS DE DISFONIAS 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRANSTORNOS ADQUIRIDOS DA LINGUAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 3 3 2
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A DISTÚRBIOS DA VOZ 3 3 2
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) VOZ PROFISSIONAL FALADA E CANTADA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA-CAA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) SISTEMAS PICTOGRÁFICOS E IDEOGRÁFICOS DE COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL APLICADO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL DA SAÚDE 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO BRASIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS PERCEPTUAIS E MOTORES 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA FISIOLÓGICA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOBIOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS, DESENVOLVIMENTO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA FATORES HUMANOS NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PSICOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) ALTERAÇÕES ESPECÍFICAS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM E COGNIÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA PARA DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) TREINAMENTO E REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA FISIOLOGIA DA LINGUAGEM 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA FISIOLOGIA DA LINGUAGEM 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA PSICOLINGUÍSTICA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA PSICOLINGUÍSTICA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DE SAÚDE 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS​​   2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 2 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 3

Condições de Trabalho

Trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • comunicar-se;
  • realizar tratamento fonoaudiológico;
  • avaliar pacientes e clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar diagnóstico fonoaudiológico;
  • exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
  • orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
  • aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
  • atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
  • esclarecer prognóstico de tratamento;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • prescrever terapêutica;
  • organizar eventos técnico-científicos;
  • realizar pesquisas;
  • esclarecer dúvidas;
  • indicar tecnologia assistiva;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • demonstrar procedimentos e técnicas;
  • avaliar resultados do tratamento;
  • informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
  • supervisionar profissionais;
  • aplicar testes e provas;
  • caracterizar população-alvo;
  • desenvolver habilidades cognitivas;
  • elaborar laudos;
  • verificar a compreensão da orientação;
  • avaliar postura corporal;
  • elaborar relatórios;
  • orientar pesquisas;
  • apreciar trabalhos técnico-científicos;
  • realizar exames complementares;
  • definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
  • aplicar procedimentos específicos de reabilitação;
  • aplicar procedimentos em ambientes específicos - uti, ps, etc;
  • realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
  • mediar reuniões clínicas;
  • auditorar programas e serviços;
  • avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
  • elaborar manuais técnico-administrativos;
  • trabalhar em equipe;
  • contornar situações adversas;
  • detectar expectativas de pacientes e clientes;
  • gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
  • estabelecer plano terapêutico;
  • demonstrar dinamismo;
  • avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
  • organizar publicações;
  • adaptar tecnologia assistiva;
  • preparar material terapêutico;
  • estabelecer critérios de elegibilidade;
  • analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
  • estabelecer prognóstico;
  • ministrar cursos e palestras;
  • discutir casos com outros profissionais;
  • analisar exames;
  • tratar alterações de fluência;
  • demonstrar capacidade de análise e síntese;
  • avaliar órteses, próteses e adaptações;
  • aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita;
  • participar de programas institucionais;
  • aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
  • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
  • realizar perícia;
  • analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
  • avaliar fluência;
  • solicitar laudos, relatórios, pareceres;
  • avaliar habilidades cognitivas;
  • solicitar exames complementares;
  • capacitar profissionais;
  • emitir atestados;
  • explicar procedimentos e rotinas;
  • transmitir segurança;
  • demonstrar organização;
  • participar de diagnóstico interdisciplinar;
  • avaliar linguagem oral, leitura e escrita;
  • dar devolutiva da avaliação;
  • avaliar processamento auditivo;
  • tratar alterações da fala;
  • desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
  • dar alta;
  • demonstrar iniciativa;
  • redigir artigos, capítulos e livros;
  • eleger instrumentos para avaliação;
  • registrar dados em prontuário;
  • tomar decisões;
  • demonstrar objetividade;
  • prestar consultoria ou assessoria;
  • prescrever órteses, próteses e adaptações;
  • elaborar material educativo e informativo;
  • avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
  • participar de comissões técnico-científicas;
  • estabelecer parâmetros de alta;
  • encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • divulgar trabalhos;
  • analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo;
  • habilitar sistema auditivo;
  • supervisionar estágios;
  • eleger procedimentos terapêuticos;
  • avaliar fala;
  • avaliar sistema auditivo;
  • orientar condutas terapêuticas;
  • demonstrar criatividade;
  • tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita;
  • trabalhar com biossegurança;
  • introduzir formas alternativas de comunicação;
  • capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
  • levantar hipóteses diagnósticas;
  • estimular adesão e continuidade do tratamento;
  • acompanhar evolução clínica;
  • avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
  • orientar hábitos de saúde;
  • avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
  • desenvolver habilidades auditivas;
  • realizar anamnese;
  • visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-30

CBO 2238-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogo em linguagem que pertence ao grupo dos fonoaudiólogos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais da medicina, saúde
        • Fonoaudiólogos

Cargos e salários CBO 2238-30 - Fonoaudiólogos

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 223830 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Fonoaudiólogos em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2238-30 Fonoaudiólogo em Linguagem Brasil 27h 27

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial