CBO 2031-15 - Pesquisador em física
Entenda o que fazem os pesquisadores das ciências naturais e exatas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Pesquisador em física e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Pesquisador em física
Elabora projetos e desenvolve pesquisas científicas e tecnológicas - de naturezas teórica, experimental e computacional –, aplicando princípios, conceitos e métodos da física clássica e da física moderna. Coordena atividades, administrando recursos e supervisionando equipes. Descreve procedimentos técnicos. Estabelece parcerias e colaborações. Define impactos da pesquisa para a sociedade e o meio ambiente. Realiza atividades de consultoria e avaliação em pesquisa e desenvolvimento. Assessora setores público e privado na solução de problemas técnicos e na formulação de políticas públicas. Pode contribuir para descoberta de novos conhecimentos e novas tecnologias. Atua na área de segurança, orientando sobre os procedimentos a serem seguidos em incidentes ou riscos de radiação. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Coordena atividades de pesquisa em física, estabelecendo os recursos necessários. Recruta e seleciona pessoal. Supervisiona equipe, avalia seu desempenho e ministra treinamentos. Orça custos de projeto. Capta e administra recursos financeiros.
Define infraestrutura para pesquisa, incluindo tecnologia a ser utilizada. Analisa, projeta e integra sistemas físicos - eletroeletrônicos, mecânicos, ópticos, entre outros - para instrumentação científica. Desenvolve processos de fabricação de “lasers”, “masers” e outros dispositivos.
Descreve procedimentos técnicos. Monitora a execução do projeto de pesquisa.
Desenvolve pesquisa científica em física, explorando as propriedades e as leis fundamentais que governam o espaço, o tempo, a energia e a matéria. Realiza estudos de naturezas teórica, experimental e computacional.
Atua para ampliar a compreensão das propriedades físicas e do mundo natural. Estuda átomos, moléculas simples, elétrons e luz, além de suas interações. Analisa propriedades físicas da matéria em moléculas, nanoestruturas ou novos compostos. Pesquisa propriedades de partículas atômicas e subatômicas - como “quarks” e elétrons - e as forças que causam suas interações.
Realiza observações e análises em experimentos, utilizando equipamentos de alta tecnologia – tais como “lasers”, aceleradores de partículas, microscópios eletrônicos e espectrômetros de massa -, para descobrir e explicar leis que descrevem a gravidade, o eletromagnetismo, as interações nucleares e outras forças da natureza. Executa ensaios e testes para caracterizar propriedades físicas, físico-químicas e estruturais de materiais, de acordo com padrões metrológicos. Atua em experimentos que buscam encontrar soluções de problemas em diferentes áreas - energia nuclear, materiais, comunicações, tecnologia aeroespacial, instrumentação médica, entre outras – com base na aplicação de leis e teorias físicas.
Realiza estudo de natureza computacional, usando computadores de alto desempenho para fazer cálculos complexos e para simular experimentos que não podem ser feitos em laboratório. Desenvolve rotinas computacionais e programas dedicados a simulações matemáticas e estudos estatísticos. Faz uso de “softwares” analíticos, científicos e de gerenciamento de dados.
Pode contribuir para descoberta de novos conhecimentos e novas tecnologias.
Estabelece parcerias e colaborações. Participa de equipes interdisciplinares, usando tecnologia de ponta e expandindo os limites do conhecimento humano, para abordar questões fundamentais sobre o universo, auxiliar na solução de desafios globais - tais como suprimento de energia e mudanças climáticas – e contribuir com a descoberta de inovações tecnológicas relacionadas à conservação do meio-ambiente e ao bem-estar da sociedade.
Divulga resultados das pesquisas em publicações e em eventos técnico-científicos. Pode usar plataformas de compartilhamento de vídeo “on-line” para disseminar informações. Prepara artigos para divulgação junto à comunidade não científica.
Realiza atividades de consultoria e avaliação em pesquisa e desenvolvimento na área de física. Assessora setores público e privado na solução de problemas técnicos e na formulação de políticas públicas. Participa de comitês normativos. Avalia projetos de pesquisa e emite pareceres técnicos sobre trabalhos científicos submetidos à publicação.
Realiza atividades acadêmicas. Forma pessoas na área de física, selecionando público-alvo, preparando material didático, e ministrando cursos e palestras.
Atua na área de segurança, orientando as autoridades e as equipes da defesa civil sobre os procedimentos a serem seguidos em incidentes ou riscos de radiação.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | LÓGICA MATEMÁTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ÁLGEBRA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁLGEBRA) CÁLCULOS ALGÉBRICOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | ANÁLISE | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE) CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA ANALÍTICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | FÍSICA MATEMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO NUMÉRICO COM APLICAÇÕES EM FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) CÁLCULO VETORIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) MÉTODOS ESTATÍSTICOS APLICADOS À FÍSICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) MÉTODOS PROBABILÍSTICOS APLICADOS À FÍSICA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS) TRATAMENTO ESTATÍSTICO COMPUTACIONAL DE DADOS EM FÍSICA EXPERIMENTAL | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MATEMÁTICA DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | MODELOS ANALÍTICOS E DE SIMULAÇÃO | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) COMPUTAÇÃO PARA CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) PRINCÍPIOS DE DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE LÍQUIDOS MOLECULARES E SOLUÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DOS MATERIAIS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMA DE COMPUTAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SISTEMA DE COMPUTAÇÃO) SOFTWARES ANALÍTICOS, CIENTÍFICOS, DE SIMULAÇÃO, DE GERENCIAMENTO DE DADOS, ENTRE OUTROS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ASTRONOMIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | ASTRONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ASTRONOMIA) FUNDAMENTOS DE ASTRONOMIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | MÉTODOS MATEMÁTICOS DA FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA CLÁSSICA E FÍSICA QUÂNTICA, MECÂNICA E CAMPOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA ESTATÍSTICA E TERMODINÂMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | METROLOGIA, TÉCNICAS GERAIS DE LABORATÓRIO E SISTEMA DE INSTRUMENTAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | INSTRUMENTAÇÃO ESPECÍFICA DE USO GERAL EM FÍSICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA GERAL) OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTOS EM SALA LIMPA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 5 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ELETRICIDADE E MAGNETISMO, CAMPOS E PARTÍCULAS CARREGADAS | 5 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÓTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ACÚSTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 5 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | TRANSFERÊNCIA DE CALOR, PROCESSOS TÉRMICOS E TERMODINÂMICOS | 5 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | MECÂNICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | DINÂMICA DOS FLUIDOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) INTRODUÇÃO À ÓTICA MODERNA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) INTRODUÇÃO À TEORIA QUÂNTICA DA LUZ | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES) MICROSCOPIA ÓTICA E MICROSCOPIA ELETRÔNICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E CAMPOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | TEORIA GERAL DE PARTÍCULAS E CAMPOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DAS PARTÍCULAS ELEMENTARES E CAMPOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | TEORIAS ESPECÍFICAS E MODELOS DE INTERAÇÃO, SISTEMÁTICA DE PARTÍCULAS, RAIOS CÓSMICOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA NUCLEAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | MÉTODOS EXPERIMENTAIS E INSTRUMENTAÇÃO PARA PARTÍCULAS ELEMENTARES E FÍSICA NUCLEAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA NUCLEAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA NUCLEAR) FUNDAMENTOS DE FÍSICA NUCLEAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | PROCESSOS DE COLISÃO E INTERAÇÕES DE ÁTOMOS E MOLÉCULAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR) ACELERADORES DE PARTÍCULAS: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR) FUNDAMENTOS DE FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR) MICROSCOPIA DE FORÇA ATÔMICA E TUNELAMENTO | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR) TÉCNICAS EXPERIMENTAIS EM FÍSICA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DOS FLÚIDOS, FÍSICA DE PLASMAS E DESCARGAS ELÉTRICAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | CINÉTICA E TEORIA DE TRANSPORTE DE FLUIDOS, PROPRIEDADES FÍSICAS DE GASES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DOS FLÚIDOS, FÍSICA DE PLASMAS E DESCARGAS ELÉTRICAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DE PLASMAS E DESCARGAS ELÉTRICAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | SUPERCONDUTIVIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | MATERIAIS MAGNÉTICOS E PROPRIEDADES MAGNÉTICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | MATERIAIS DIELÉTRICOS E PROPRIEDADES DIELÉTRICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA) FUNDAMENTOS DE FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA) MÉTODOS EXPERIMENTAIS AVANÇADOS EM FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA) TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM FÍSICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) RELATIVIDADE GERAL E TEORIAS RELATIVÍSTICAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ORGÂNICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ORGÂNICA) FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ORGÂNICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO QUÍMICA INORGÂNICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA INORGÂNICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA INORGÂNICA) FUNDAMENTOS DE QUÍMICA INORGÂNICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICO-QUÍMICA) FUNDAMENTOS DE FÍSICO-QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | QUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (QUÍMICA ANALÍTICA) FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ANALÍTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | GEOFÍSICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOFÍSICA) FUNDAMENTOS DE GEOFÍSICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET DAS COISAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES ESPECÍFICOS PARA SIMULAÇÃO E MODELAMENTO MATEMÁTICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA APLICADOS À FÍSICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOFÍSICA | RADIOLOGIA E FOTOBIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOFÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (RADIOLOGIA E FOTOBIOLOGIA) FUNDAMENTOS DE RADIOLOGIA, DOSIMETRIA E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS E FINANCEIROS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | BIBLIOTECONOMIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | METAFÍSICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (METAFÍSICA) FUNDAMENTOS DE METAFÍSICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | LÓGICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | EPISTEMOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) NORMA BRASILEIRA PARA ELABORAÇÃO DE TEXTO CIENTÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO E ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS: TEXTO TÉCNICO-CIENTÍFICO, ARTIGOS, LAUDOS, RELATÓRIOS, PARECER, PROCEDIMENTOS, MANUAIS, OUTROS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) INGLÊS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ENERGIA | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | FOTÔNICA | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MATERIAIS AVANÇADOS E NANOCOMPÓSITOS | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | NANOTECNOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) ESTRUTURA DO ENSINO E PESQUISA NO BRASIL – MEC, INEP, MCT, CAPES, CNPQ | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS IDEIAS OU DE PROCESSOS DE VANGUARDA, INCLUINDO PESQUISA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Os profissionais da família atuam, principalmente, em pesquisa e desenvolvimento e no ensino, geralmente em universidades e instituições de pesquisas públicas ou privadas. Desenvolvem suas atividades em equipes e seu vínculo de trabalho costuma ser como empregado celetista, mormente no setor privado, ou como estatutário no setor público. Estes profissionais trabalham com supervisão ocasional com jornada de trabalho diurna em locais fechados, sendo que o pesquisador em ciências da terra e meio ambiente pode trabalhar a céu aberto. No exercício de algumas das suas atividades, os pesquisadores em ciências da terra e meio ambiente podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Registra-se também que estes pesquisadores, juntamente com os pesquisadores da física e da química, eventualmente, podem estar expostos aos efeitos de materiais tóxicos e radiações.Exigências do mercado de trabalho
Os titulares dessas ocupações detêm escolaridade mínima de nível superior completo e é comum apresentarem formação pós- universitária. A experiência anterior exigida pode variar conforme o local do exercício das ocupações, variando de um a cinco anos. Para os titulares é esperada experiência na função que ultrapasse os cinco anos. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à área pública.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- formar recursos humanos;
- realizar atividades de consultoria e avaliação em pesquisa e desenvolvimento;
- elaborar projeto de pesquisa;
- desenvolver pesquisas científicas em ciências naturais e exatas;
- disseminar conhecimento científico;
- demonstrar competências pessoais;
- coordenar atividades de pesquisa;
- treinar equipe de trabalho;
- fornecer subsídios científicos para formulação de políticas públicas;
- realizar atividades acadêmicas;
- recrutar equipe de trabalho;
- desenvolver metodologias e técnicas;
- demonstrar criatividade;
- assessorar setor público e privado na solução de problemas técnicos;
- divulgar informações em meios de comunicação;
- definir equipe de trabalho;
- preparar material didático;
- coletar dados de fenômenos físicos;
- definir impactos da pesquisa para sociedade e meio ambiente;
- organizar eventos para comunidade não científica;
- realizar experimentos;
- revelar espírito de investigação;
- analisar dados;
- definir cronograma de trabalho;
- emitir pareceres técnicos sobre trabalhos científicos submetidos a publicação;
- orientar estudantes de ensino médio,graduação e pós-graduação;
- criar modelos e teorias;
- desenvolver acuidade;
- definir área de atuação da pesquisa;
- desenvolver capacidade de síntese;
- coletar dados de fenômenos biológicos;
- participar de bancas examinadoras;
- organizar eventos para comunidade científica;
- ministrar cursos e palestras;
- demonstrar iniciativa;
- definir objetivos e metodologia;
- submeter trabalhos científicos para publicação;
- preparar trabalhos para divulgação junto a comunidade não científica;
- tratar dados com técnicas quantitativas;
- administrar recursos humanos;
- coletar dados em fontes secundárias;
- trabalhar em equipe;
- organizar coleções científicas;
- monitorar desenvolvimento de projeto de pesquisa;
- administrar recursos financeiros;
- definir parâmetros de avaliação do projeto;
- selecionar público-alvo;
- tratar dados com técnicas qualitativas;
- desenvolver raciocínio lógico;
- estabelecer parcerias e colaborações;
- demonstrar persistência;
- implantar infra-estrutura de pesquisa;
- avaliar projetos de pesquisa;
- validar modelos e teorias;
- desenvolver expressão escrita;
- orçar custos de projeto;
- participar de comitês normativos;
- prestar contas de despesas de projetos;
- desenvolver expressão oral;
- desenvolver equipamentos e ferramentas para realização de pesquisa;
- organizar visitações a instituições de pesquisa;
- desenvolver senso crítico;
- coletar dados de fenômenos químicos;
- descrever procedimentos técnicos;
- captar recursos financeiros;
- realizar pesquisa bibliográfica;
- redigir relatórios de pesquisa;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2031-15
CBO 2031-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de pesquisador em física que pertence ao grupo dos pesquisadores das ciências naturais e exatas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Pesquisadores e profissionais policientíficos
-
-
- Pesquisadores
-
-
-
-
- Pesquisadores das ciências naturais e exatas
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2031-15 - Pesquisadores das ciências naturais e exatas
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 203115 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Pesquisadores das ciências naturais e exatas em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2031-15 | Pesquisador em Física | Brasil | 41h | 29 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |