CBO 1423-20 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1423-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Gerente de vendas Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de venda de produtos manufaturados, serviços, commodities de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de negócios.
Delimita territórios, cotas e metas de venda da equipe Implementa e coordena as atividades, considerando indicadores referentes ao efetivo de vendas, às estratégias e à pesquisa de mercado e de clientes, à produtividade, competitividade e qualidade e às políticas de comercialização Aplica métricas de venda, técnicas de comunicação.
Elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de vendas
O Gerente de vendas (ou similar) planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de venda de produtos manufaturados, serviços, commodities e outros objetos de venda de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico.
Atua em conjunto com equipes de marketing, comercialização e pós-venda, considerando metas definidas e procedimentos estabelecidos.
Participa da elaboração de plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho Define políticas e procedimentos de venda e comercialização.
Define territórios de venda, inclusive online, e estabelece cotas por unidade territorial Treina ou providencia treinamento de vendedores, em conformidade com o lançamento de novos produtos e a mudança nas políticas de venda que estabelece preços e políticas de descontos.
Implementa, coordena e avalia metas de curto prazo do plano estratégico, programando de vendas, aplicando métricas de venda, definindo ações para promoção e geração de vendas, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o processo de venda, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente e de pós-venda, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes e contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, planos de venda, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de venda.
Verifica resultados e metas das equipes de marketing e de comercialização.
Gerencia a atuação da equipe no desenvolvimento do processo de venda, coordenando e avaliando etapas e aspectos específicos, considerando-se metodologias de venda, criação de demanda, identificação do comprador, fechamento da venda, prestação de serviços ao cliente, produtos e mercados, promoções, a força de venda, tipos e classificação de vendas, mercados emergentes e mudanças de mercado, o consumidor e o comprador Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra força de trabalho da gerência de vendas, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal, elaborando plano de comissão de venda Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.
Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.
Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área de vendas.
Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal e na gestão de processos de venda de produtos e serviços e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental .
Funções
O funcionário CBO 1423-20 deve analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, gerenciar recursos humanos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, assessorar diretoria e setores da organização.
Atividades exercidas por um Gerente de vendas CBO 1423-20
Um Gerente de vendas (ou sinônimo) deve realizar campanhas de vendas, demonstrar criatividade, planejar campanhas publicitárias, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar habilidades comunicativas, captar recursos, implementar campanhas institucionais e publicitárias, demonstrar capacidade de organização, examinar currículos, demonstrar visão sistêmica, estabelecer política comercial, administrar orçamentos, pesquisar mercado, gerenciar remanejamentos, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, revisar planos, negociar condições e prioridades de projetos, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar capacidade de flexibilidade, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, dimensionar equipe, demonstrar capacidade de tomar decisões, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, avaliar nível de satisfação da equipe, monitorar a execução de serviços de terceiros, demonstrar capacidade de negociação, negociar com clientes, analisar tendências do mercado, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, monitorar metas e indicadores de desempenho, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, demonstrar capacidade de síntese, gerenciar equipes, demonstrar capacidade de liderança, elaborar orçamentos, identificar necessidade de recursos, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, elaborar relatórios, estabelecer metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, avaliar desempenho, entrevistar candidatos, gerir nível de satisfação do cliente, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, detectar necessidades de capacitação profissional, identificar necessidade de contratação de pessoal, otimizar custos e recursos, delegar atribuições, planejar campanhas de vendas, definir perfis profissionais, realizar ações para ampliação de participação no mercado, implementar serviços de atendimento a clientes, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, demonstrar capacidade de empatia, autorizar pagamentos, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, coordenar serviços de atendimento a clientes, acompanhar atuação da concorrência, atender a auditoria interna e externa, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, cobrar resultados da equipe, representar empresa e/ou organização publicamente, monitorar contratos, gerir lucratividade, planejar racionalização do uso de recursos, formular plano de incentivos, criar programas e ações de fidelização de clientes, listar atividades de cargos / funções.