CBO 1423-15 - Gerente de marketing - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Gerente de marketing CBO 1423-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de marketing, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de marketing

O Gerente de marketing CBO 1423-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.

Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.

Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado.

Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.

Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação.

Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.

Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-15 deve gerenciar recursos humanos, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, administrar recursos materiais e financeiros, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-15

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de marketing CBO 1423-15

Um Gerente de marketing (ou sinônimo) deve promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, representar empresa e/ou organização publicamente, pesquisar mercado, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de negociação, criar programas e ações de fidelização de clientes, monitorar metas e indicadores de desempenho, otimizar custos e recursos, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, determinar faixas de preços para comercialização, demonstrar capacidade de abstração, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, demonstrar criatividade, demonstrar visão sistêmica, examinar currículos, avaliar desempenho, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, demonstrar capacidade de liderança, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, identificar necessidade de recursos, gerir lucratividade, gerenciar remanejamentos, gerir nível de satisfação do cliente, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, definir perfis profissionais, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, realizar campanhas de vendas, captar recursos, revisar planos, negociar condições e prioridades de projetos, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar capacidade de síntese, listar atividades de cargos / funções, planejar campanhas publicitárias, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, detectar necessidades de capacitação profissional, planejar ações para promoção da imagem institucional, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, delegar atribuições, demonstrar capacidade de organização, recomendar doações e/ou patrocínios, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, analisar tendências do mercado, demonstrar habilidades comunicativas, assessorar nos contatos com a imprensa, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, cobrar resultados da equipe, demonstrar capacidade de escuta, implementar campanhas institucionais e publicitárias, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, administrar orçamentos, entrevistar candidatos, formular plano de incentivos, implementar serviços de atendimento a clientes, dimensionar equipe, estabelecer metas e indicadores de desempenho, avaliar nível de satisfação da equipe, gerenciar equipes, demonstrar capacidade de empatia, contratar serviços de terceiros, realizar ações para ampliação de participação no mercado, autorizar pagamentos, coordenar serviços de atendimento a clientes, atender a auditoria interna e externa, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, analisar fatores econômico-financeiros, monitorar a execução de serviços de terceiros, estabelecer política comercial, planejar racionalização do uso de recursos, elaborar relatórios, acompanhar atuação da concorrência, identificar necessidade de contratação de pessoal, monitorar contratos, planejar campanhas de vendas, elaborar orçamentos.

Cargos e salários CBO 1423-15 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Gerente de Divisão de Marketing Curitiba

Gerente de Divisão de Marketing: Curitiba, PR

  • 452
  • Curitiba, PR
  • 7.602 - 17.399
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 7.602 e 17.399 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 452 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing Florianópolis

Gerente de Divisão de Marketing: Florianópolis, SC

  • 156
  • Florianópolis, SC
  • 8.460 - 19.529
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 8.460 e 19.529 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing Belo Horizonte

Gerente de Divisão de Marketing: Belo Horizonte, MG

  • 535
  • Belo Horizonte, MG
  • 6.940 - 16.352
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 6.940 e 16.352 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 535 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing Porto Alegre

Gerente de Divisão de Marketing: Porto Alegre, RS

  • 263
  • Porto Alegre, RS
  • 8.023 - 20.242
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 8.023 e 20.242 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 263 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing Juiz de Fora

Gerente de Divisão de Marketing: Juiz de Fora, MG

  • 29
  • Juiz de Fora, MG
  • 4.656 - 12.781
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 4.656 e 12.781 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 29 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing

Gerente de Divisão de Marketing: São Paulo

  • 8.868
  • São Paulo
  • 12.380 - 28.821
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 12.380 e 28.821 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 8.868 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing Barueri

Gerente de Divisão de Marketing: Barueri, SP

  • 400
  • Barueri, SP
  • 13.478 - 29.737
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 13.478 e 29.737 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 400 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Divisão de Marketing Fortaleza

Gerente de Divisão de Marketing: Fortaleza, CE

  • 492
  • Fortaleza, CE
  • 3.442 - 8.048
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Divisão de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 3.442 e 8.048 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas

Gerente de Marketing e Vendas: Santa Catarina

  • 815
  • Santa Catarina
  • 5.779 - 14.038
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 5.779 e 14.038 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 815 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Rio de Janeiro

Gerente de Marketing e Vendas: Rio de Janeiro, RJ

  • 871
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 10.589 - 24.613
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 10.589 e 24.613 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 871 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Campinas

Gerente de Marketing e Vendas: Campinas, SP

  • 254
  • Campinas, SP
  • 10.543 - 26.549
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 10.543 e 26.549 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 254 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas

Gerente de Marketing e Vendas: Minas Gerais

  • 1.332
  • Minas Gerais
  • 5.713 - 14.364
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 5.713 e 14.364 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.332 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Florianópolis

Gerente de Marketing e Vendas: Florianópolis, SC

  • 156
  • Florianópolis, SC
  • 8.460 - 19.529
  • 41h
O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 8.460 e 19.529 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Recife

Gerente de Marketing e Vendas: Recife, PE

  • 297
  • Recife, PE
  • 5.000 - 12.138
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 5.000 e 12.138 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 297 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Sorocaba

Gerente de Marketing e Vendas: Sorocaba, SP

  • 70
  • Sorocaba, SP
  • 8.815 - 24.765
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 8.815 e 24.765 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 70 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Maringá

Gerente de Marketing e Vendas: Maringá, PR

  • 105
  • Maringá, PR
  • 4.797 - 10.379
  • 43h
O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 4.797 e 10.379 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 105 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas Belo Horizonte

Gerente de Marketing e Vendas: Belo Horizonte, MG

  • 535
  • Belo Horizonte, MG
  • 6.940 - 16.352
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 6.940 e 16.352 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 535 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing e Vendas

Gerente de Marketing e Vendas: São Paulo

  • 8.868
  • São Paulo
  • 12.380 - 28.821
  • 42h
O profissional no cargo de Gerente de Marketing e Vendas CBO 1423-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 12.380 e 28.821 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 8.868 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.