CBO 1415-05 - Gerente de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

O profissional no cargo de Gerente de hotel CBO 1415-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de hotéis, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove produtos e serviços em empresas de hospedagem, supervisionando os serviços de reservas, de recepção, de governança, de apoio e outros.

Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões e outros meios de hospedagem Programa e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e instalações.

Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

CBO 1415-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-05

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes.
      • Gerentes de produção e operações.
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.

O que faz um Gerente de hotel

O Gerente de hotel CBO 1415-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas de hotelaria, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Gerencia serviços em hotéis e outros meios de hospedagem, definindo políticas de atendimento a clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de governança, de apoio (manutenção, segurança e informática).

Supervisiona atividades de recreação e lazer, caso sejam oferecidas Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações.

Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, identificando segmentos de turismo, definindo produtos, serviços e preços, montando pacotes hoteleiros para atendimentos turísticos, de lazer, gastronômicos e de negócios, incluindo locação de salões de eventos.

Define políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.

Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia Coordena as áreas operacionais de hotéis, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução.

Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução de obras.

Define a programação de atividades de lazer, recreação e eventos Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, degustado alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade.

Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo aos funcionários.

Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.

Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando fornecedores, elaborando cadastro, atendendo fornecedores, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.

Autoriza compras Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades e de aplicações financeiras.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência Propõe reformas das instalações.

Fomenta parcerias com órgãos públicos e privados e participa da promoção de ações sociais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1415-05 deve administrar Área de alimentos e bebidas, prestar assessoria, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, demonstrar competências pessoais, gerenciar compras, promover vendas de produtos e serviços, administrar recursos financeiros, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, executar rotinas administrativas, administrar pessoal.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-05

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.

Atividades exercidas por um Gerente de hotel CBO 1415-05

Um Gerente de hotel (ou sinônimo) deve definir produtos, serviços e preços, propor reformas de instalações, administrar conflitos, assumir responsabilidade, definir prioridades de execução dos serviços, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, demonstrar capacidade de negociação, atender fiscalizações, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, alocar recursos, controlar inventários, acompanhar fluxo de caixa, supervisionar serviços de governança, elaborar cardápio, monitorar treinamento de funcionários, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, definir equipes de trabalho, avaliar relatórios de atividades financeiras, criar planos de incentivo, demonstrar fluência verbal, pesquisar novas receitas, atender fornecedores, medir satisfação do cliente, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, promover reuniões da equipe, elaborar relatórios gerenciais, administrar andamento de questões trabalhistas, supervisionar serviços de reservas, tomar decisões, elaborar carta de bebidas, controlar desperdícios, participar na elaboração do plano estratégico, controlar documentação, tratar sugestões e reclamações de clientes, liderar equipes, definir parcerias com outras empresas, avaliar necessidade treinamento, demonstrar senso de organização, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, definir padrões de serviços em hotéis, propor investimentos, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, autorizar compras, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, avaliar produtos e serviços adquiridos, participar da elaboração de normas e procedimentos, degustar alimentos e bebidas, definir fornecedores, supervisionar preparação de receitas, controlar qualidade dos serviços, acompanhar aplicações financeiras, participar na definição da política financeira da empresa, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, montar cadastro de fornecedores, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, definir critérios de seleção de pessoal, atender auditorias, definir benefícios aos funcionários, controlar estoque do almoxarifado, elaborar orçamento, relacionar-se com a mídia, participar na avaliação da política de marketing, coordenar execução de obras, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, supervisionar serviços de eventos, motivar equipes, definir políticas de atendimento a clientes, supervisionar atividades de recreação e lazer, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, definir critérios de avaliação dos serviços, avaliar relatórios de desempenho, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, identificar segmentos de turismo, supervisionar serviços de recepção, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, participar na elaboração de planos de emergência, analisar previsões de mercado, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, viabilizar treinamento, demonstrar dinamismo, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, participar da promoção de ações sociais, coordenar logística para recebimento de produtos, supervisionar estoque de alimentos e bebidas.

Cargos e salários CBO 1415-05 - Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Salário Tecnólogo em Hotelaria Florianópolis

Tecnólogo em Hotelaria: Florianópolis, SC

O profissional no cargo de Tecnólogo em Hotelaria CBO 1415-05 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 4.334 e 10.314 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 31 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1415-05.
Salário Tecnólogo em Hotelaria São Paulo

Tecnólogo em Hotelaria: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Tecnólogo em Hotelaria CBO 1415-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 8.068 e 21.733 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 261 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1415-05.
Salário Tecnólogo em Hotelaria Rio de Janeiro

Tecnólogo em Hotelaria: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Tecnólogo em Hotelaria CBO 1415-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.352 e 8.141 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 256 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1415-05.