CBO 1414-10 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1414-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Comerciante varejista Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais varejistas de pequeno, médio e grande portes, em lojas físicas, quiosques, lojas online, feiras, mercados ou shoppings, em que atua como proprietário ou microempreendedor individual Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações de varejo Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Comerciante varejista
O Comerciante varejista (ou similar) planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação varejista, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Elabora de plano estratégico e de negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira do estabelecimento, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial do estabelecimento, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos no plano de negócios.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o estabelecimento.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo.
Funções
O funcionário CBO 1414-10 deve promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, atender aos clientes, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, assessorar diretoria e setores da empresa, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, estruturar equipes de trabalho, demonstrar competências pessoais, gerir recursos materiais e financeiros.
Atividades exercidas por um Comerciante varejista CBO 1414-10
Um Comerciante varejista (ou sinônimo) deve informar funcionários sobre seus desempenhos, pesquisar a satisfação dos clientes, liberar mercadorias para entrega, captar recursos, supervisionar os serviços de reparação e consertos, autorizar pagamentos e recebimentos, avaliar desempenho, exercitar a autonomia, averiguar comportamento dos concorrentes, expressar-se gestualmente, divulgar mercadorias e serviços, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, propor compra de novos itens, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, monitorar o andamento de projetos, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, cobrar resultados, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, participar de reuniões, examinar currículos, representar a empresa, administrar horas trabalhadas, horas extras, planejar compras e locações, administrar remanejamentos, coordenar inventário de mercadorias para balanço, colaborar na definição de epi e epc, formular incentivos de produtividade, argumentar com convicção - persuasão, negociar preços e condições de pagamento, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, definir estratégias de terceirização, estabelecer escala de férias e de folgas, elaborar plano de investimentos, apreciar inovações organizacionais, promover funcionários, recomendar promoção de funcionários, fazer orçamentos, operar equipamentos de informática, demonstrar motivação, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., contratar serviços, transferir numerário para o banco, gerir compras, expressar-se oralmente, otimizar o espaço físico da loja - modulação, mediar relação entre funcionário e empresa, recepcionar mercadorias, providenciar integração de funcionários, agir com dinamismo, promover programas prevencionistas, definir perfil do consumidor final, identificar necessidade de contratação de pessoal, opinar sobre condições e prioridades de projetos, inspecionar as condições das mercadorias expostas, gerir investimentos, exercer liderança, manter apresentação pessoal, gerir estoques, remanejar leiaute, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, providenciar contratação e desligamento de funcionários, atender agentes de fiscalização, controlar o cumprimento de normas, acompanhar rotinas adminstrativas, implantar técnicas de vendas, qualificar fornecedores, administrar conflitos entre funcionários, planejar racionalização do uso de recursos, instruir subordinados, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, determinar perfis profissionais, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, designar equipe para projeto, estimular a motivação das equipes, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, acompanhar a execução orçamentária, evidenciar equilíbrio emocional, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, prestar assistência social aos funcionários, gerenciar contratos de serviços, resolver reclamações de clientes, zelar pela organização do local de trabalho, realizar reuniões com a equipe, entrevistar candidatos, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, avaliar nível de satisfação das equipes, prover ações de preservação ambiental, buscar atualização profissional, cooperar na definição de projetos, delegar atribuições, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, medir resultados de treinamento, elaborar normas e instruções, implementar reciclagem de funcionários, gerir custos, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, orientar clientes, analisar tendências do mercado.