CBO 1225-15 - Diretor de produção e operações de turismo

Entenda o que fazem os diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Diretor de produção e operações de turismo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Diretor de produção e operações de turismo

Dirige as atividades de empresa prestadora de serviços de turismo, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e operacionalizando estratégias, metas e ações estabelecidas no planejamento estratégico. Monitora resultados de ações de “marketing”. Coordena a execução dos serviços, estabelecendo padrões e procedimentos – de planejamento de itinerários, de seleção de meios de transporte e hospedagem, dentre outros - para atendimento a turistas. Estabelece estratégias comerciais, definindo preços de serviços. Acompanha desenvolvimento de pessoal. Controla execução orçamentária. Avalia resultados das atividades. Controla qualidade dos serviços. Promove uso de sistemas informatizados. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (7/8)
Habilidade (7/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (7/8)
Prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa prestadora de serviços de turismo, acompanhando as tendências de mercado, examinando as mudanças no setor, e avaliando a concorrência.

Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação das atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços e a lucratividade prevista nas operações.

Presta as informações sobre o planejamento estratégico para gerentes e supervisores, definindo, em conjunto, as estratégias operacionais de atuação.

Dirige operações de prestação de serviços, buscando assegurar o melhor roteiro e a perfeita articulação de serviços – de transporte, hospedagem, entre outros – para atender às expectativas de turistas. Estabelece estratégias comerciais, definindo tabela de preços de serviços e opções de formas de pagamento.

Monitora a criação de conteúdo e o uso de combinação de estratégias de “marketing” – tais como campanhas de mídia social e parcerias com influenciadores de viagens - para atingir públicos-alvos. Avalia resultados de conjunto de estratégias e ações que visam consolidar a imagem corporativa.

Define procedimentos de planejamento de itinerários para atendimento aos turistas - a partir da identificação de motivo de viagem, da preferência do período para partida e chegada, e das expectativas em relação ao preço do serviço – e para o estudo da logística mais adequada para o roteiro. Pode estabelecer uso de realidade virtual para apresentar passeios virtuais relacionados ao itinerário proposto.

Elabora critérios para definição dos meios - rodoviários, ferroviários, aéreos e/ou marítimos – mais adequados de locomoção de turista até o destino pretendido e de movimentação em cada local previsto no roteiro.

Define como deve ser feita a seleção de meios de hospedagem mais adequados em cada localidade do itinerário.

Orienta o setor de alimentos e bebidas para selecionar opções de estabelecimentos que possam oferecer pratos locais e apresentar músicas ou outras formas de diversão.

Define, em conjunto com gerentes, os procedimentos a serem seguidos por guias de turismo, tais como prestação de informações em cada visita, condução de interessados para compras no comércio local, e resolução de problemas entre turistas e a comunidade local.

Participa na estruturação e no dimensionamento de equipes de trabalho. Acompanha o estabelecimento de critérios para realização de programas de desenvolvimento de pessoal.

Coordena ações de controle de recursos materiais e financeiros. Analisa resultados de análise de custos. Monitora a execução orçamentária.

Analisa dados sobre desempenho de parceiros e de fornecedores, para tomada de decisões sobre a continuidade de contratos.

Providencia implantação de sistemas informatizados de gerenciamento. Avalia proposta de introdução de inovações tecnológicas no serviço prestado.

Controla qualidade da prestação de serviços, verificando resultados de pesquisa de satisfação de clientes e analisando indicadores de desempenho. Toma medidas corretivas, quando necessário.

Avalia comportamento dos resultados das atividades, analisando informações sistematizadas e examinando relatórios gerenciais. Verifica margem de lucros. Zela pela imagem da organização.

Apresenta à direção da empresa de turismo, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades. Pode interagir com o conselho de administração ou órgão superior e com os acionistas, para prestar esclarecimentos sobre as atividades e os resultados alcançados.

Realiza ações de comunicação externa, recebendo parceiros, representando a empresa em eventos e participando de feiras nacionais e internacionais.

Supervisiona o cumprimento de normas de conformidade legal e jurídica.

Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE - BUSINESS INTELLIGENCE-BI 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) ERP - PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SISTEMA CRM (CUSTOMER RELATION MANAGEMENT) 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA COMÉRCIO ELETRÔNICO, PUBLICIDADE E MARKETING 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SISTEMAS DE GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS 3 4 3
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SUPRIMENTOS 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 5 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA OPERAÇÃO DE SERVIÇOS DE TURISMO 5 5 5
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DO PRODUTO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ERGONOMIA 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA ECONÔMICA 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ANÁLISE DE CUSTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO PRIVADO) NORMAS DE CONFORMIDADE LEGAL E JURÍDICA APLICADAS ÀS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES DE TURISMO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITOS ESPECIAIS 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) DIREITOS DO CONSUMIDOR 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) ASPECTOS LEGAIS PARA NEGÓCIOS EM TURISMO: ABERTURA E GESTÃO DE NEGÓCIOS, RESPONSABILIDADE CIVIL, CRIMINAL, TRABALHISTA E TRIBUTÁRIA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO NEGÓCIOS INTERNACIONAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CÁLCULO DE COMISSIONAMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CÁLCULO DE COMISSIONAMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO CORPORATIVA E ÓRGÃOS SEMELHANTES: ESTRUTURA, ATRIBUIÇÕES, FUNCIONAMENTO, OUTROS ASPECTOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) DEFINIÇÃO DO FORMATO DO NEGÓCIO: CARACTERÍSTICAS DE FORNECEDORES, PARCEIROS OPERACIONAIS E COMERCIAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS: ESTILOS DE LIDERANÇA, INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO COTIDIANO OPERACIONAL, CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO DE PESSOAS: RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, POLÍTICA DE CARGOS E SALÁRIOS, ORGANOGRAMA FUNCIONAL, QUESTÕES PRÁTICAS DA LEGISLAÇÃO, FERRAMENTAS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) GESTÃO FINANCEIRA PARA NEGÓCIOS EM TURISMO: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS, REGIMES CONTÁBEIS, GERAÇÃO DE CAIXA, DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO, TRIBUTAÇÃO, CUSTEIO, MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO, PRECIFICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE: EMPREENDEDORISMO, CRIATIVIDADE, COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: FUNDAMENTOS, COORDENADAS ESTRATÉGICAS, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO FINANCEIRO: ORÇAMENTO, CONTROLES FINANCEIROS, ANÁLISE DE CENÁRIOS, PONTO DE EQUILÍBRIO, INVESTIMENTOS, FONTES DE RECURSOS FINANCEIROS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) PLANEJAMENTO TÁTICO E OPERACIONAL: FUNDAMENTOS, ARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, DESDOBRAMENTO EM OBJETIVOS, METAS, INDICADORES DE CONTROLE E FORMAS DE AVALIAÇÃO, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MUSEOLOGIA MUSEOLOGIA 3 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MUSEOLOGIA MUSEOLOGIA 3 3 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) ANÁLISE DE DEMANDA TURÍSTICA INTERNACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) ANÁLISE DE DEMANDA TURÍSTICA NACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) CENÁRIOS E TENDÊNCIAS DO TURISMO RURAL REGENERATIVO E REDE DE SERVIÇOS 3 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PRODUTOS, SERVIÇOS E SOLUÇÕES TURÍSTICAS CRIATIVAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) EQUIPAMENTOS RECEPTIVOS (ENTRETENIMENTO, ALIMENTOS E BEBIDAS) 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) HISTÓRICO, TENDÊNCIAS E DESAFIOS DO TURISMO NACIONAL E INTERNACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS E CULTURAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) MEIOS DE HOSPEDAGEM 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) MEIOS DE TRANSPORTE (AÉREO, MARÍTIMO, FERROVIÁRIO, RODOVIÁRIO) 4 5 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) NEGOCIAÇÃO COM EMPRESAS DE SEGURO DE SAÚDE E DE VIDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) NEGOCIAÇÃO E LOCAÇÃO COM EMPRESAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS ÀS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES DE TURISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) ORGANIZAÇÃO DE ESCOLA CORPORATIVA PARA FRANQUIAS 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) PADRÕES E PROCEDIMENTOS DE PLANEJAMENTO DE ITINERÁRIOS TURÍSTICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) PADRÕES E PROCEDIMENTOS PARA GUIAMENTO DE TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) PRODUTOS TURÍSTICOS INTERNACIONAIS E DOMÉSTICOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) SISTEMAS DE TECNOLOGIA EM AGÊNCIAS DE TURISMO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) TIPOS DE AGENCIAMENTO E FUNCIONAMENTO OPERACIONAL: ATENDIMENTO, SISTEMAS E FLUXOS, GESTÃO DE VIAGEM, EVENTOS E PÓS-VENDA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) TIPOS E PLATAFORMAS DE MARKETPLACE DO SETOR DE TURISMO E HOSPITALIDADE 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) TURISMO CRIATIVO: CONCEITO, TENDÊNCIAS, MERCADO E PERFIL DA DEMANDA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) TURISMO DE EVENTOS CULTURAIS E EDUCACIONAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TURISMO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TURISMO OUTROS ELEMENTOS (TURISMO) TURISMO DE NEGÓCIOS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS SOCIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LINGUAGEM TÉCNICA DO NEGÓCIO TURÍSTICO 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) REDAÇÃO EMPRESARIAL 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA ESPANHOLA 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 4 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA INGLESA 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ANÁLISE DE RISCOS 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 3 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE 1 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SETOR DE EMPRESA OU DE INSTITUIÇÃO, GERENCIANDO PROCESSOS DE MELHORIA 4

Condições de Trabalho

Desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

Exigências do mercado de trabalho

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • comunicar-se;
  • executar planos de negócios;
  • traçar plano operacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipes;
  • definir planos, políticas e diretrizes;
  • analisar mercado;
  • produzir resultados;
  • garantir qualidade de produtos e serviços;
  • estabelecer parcerias;
  • elaborar cronogramas de viagens;
  • controlar reservas;
  • definir estratégias de vendas;
  • cobrar padronização de produtos e serviços;
  • avaliar margem de lucros;
  • avaliar desempenho de equipes;
  • realizar visitas de inspeção;
  • zelar pela imagem da organização;
  • analisar pesquisa de satisfação do cliente;
  • definir políticas de benefícios para colaboradores;
  • visitar parceiros;
  • planejar roteiros turísticos;
  • definir políticas de qualidade;
  • acompanhar desenvolvimento das viagens;
  • pesquisar fornecedores;
  • monitorar metas;
  • dispensar gerentes e chefes;
  • escolher formas de divulgação;
  • calcular retorno de investimento;
  • avaliar vendas;
  • avaliar desempenho dos parceiros;
  • conceder entrevistas;
  • elaborar orçamentos;
  • premiar desempenho de funcionários;
  • demonstrar visão de mercado;
  • promover funcionários;
  • definir políticas de promoções para gerentes e chefes;
  • participar de feiras nacionais e internacionais;
  • programar eventos;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar liderança;
  • estabelecer formas de pagamento;
  • atender a franqueados e parceiros;
  • decidir políticas de comissionamento;
  • visualizar futuro;
  • aprovar eventos;
  • orientar equipes;
  • analisar localidades nacionais e internaconais, do ponto de vista turístico;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar fluência em outro idioma;
  • autorizar investimento;
  • elaborar programas turísticos;
  • acompanhar concorrência;
  • definir objetivos;
  • zelar pelo funcionamento da organização;
  • demonstrar confiabilidade;
  • aprovar orçamentos;
  • avaliar relatórios;
  • firmar contratos de seguros;
  • firmar contratos de compras;
  • controlar divulgação de produtos;
  • demonstrar objetividade;
  • escolher produtos para veiculação;
  • informar-se da situação da organização;
  • analisar pontos turísticos;
  • prestar contas a superiores;
  • avaliar comportamento dos resultados;
  • acompanhar contratos negociados;
  • selecionar equipes;
  • solicitar pesquisa de satisfação do cliente;
  • demonstrar criatividade;
  • definir prioridades;
  • demonstrar poder de convencimento;
  • definir indicadores de desempenho;
  • receber visitantes;
  • implementar parcerias;
  • aprovar campanhas de marketing;
  • monitorar indicadores de desempenho;
  • planejar logística terrestre, aérea e aquaviária;
  • definir estratégias de marketing;
  • comparar condições da concorrência;
  • definir políticas de segurança;
  • escolher produtos para promoção;
  • aprovar alterações de padrão;
  • tomar decisões;
  • demonstrar flexibilidade;
  • contatar fornecedores;
  • capacitar equipes;
  • demonstrar proatividade;
  • representar empresa em eventos;
  • demonstrar agilidade;
  • negociar com fornecedores, clientes e parceiros;
  • ceder vantagens para agências em aliança;
  • corrigir desvios;
  • estabelecer preços de produtos e serviços;
  • gerir custos;
  • demonstrar dinamismo;
  • alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final;
  • fixar metas;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1225-15

CBO 1225-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretor de produção e operações de turismo que pertence ao grupo dos diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 1225-15 - Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 122515 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 122515 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Diretor de Produção e Operações de Turismo

Diretor de Produção e Operações de Turismo: Brasil

O profissional no cargo de Diretor de Produção e Operações de Turismo CBO 1225-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 9.351 e 23.554 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 26 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-15.