Contratações de pessoas com 50+ é três vezes maior que a média geral no pós pandemia

No comparativo percentual de contratações de pessoas com 50 anos ou mais pelas empresas, com pessoas contratadas abaixo dessa faixa etária, verificou-se um aumento 3x maior nas admissões formais com carteira assinada. É o que mostra um levantamento do Portal Salario.com.br junto a dados do Novo CAGED que engloba valores do CAGED, eSocial e Empregador Web que são divulgados mensalmente pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE).

Pessoas com 50 anos ou mais num ambiente de trabalho de um escritório

50 anos ou mais cresceu 14,54%, enquanto que abaixo dessa faixa etária o crescimento foi de 4,54%

Nos meses de agosto e setembro de 2021 tivemos 245.038 admissões de pessoas com 50 anos ou mais, enquanto que entre junho e julho de 2022 tivemos 280.157, uma diferença de 14,33%.

Já para as faixas etárias abaixo de 50 anos o percentual de aumento não foi tão expressivo, somente 4,54%.

Retorno das atividades econômicas e impactos da pandemia podem ser a razão

Com a pandemia, diversos segmentos da economia tiveram que fechar suas portas, reduzir, ou, até mesmo suspender suas operações provisoriamente.

Devido as restrições, muitas empresas não podiam operar de forma alguma e a única saída para os funcionários era aceitar a redução ou até mesmo a suspensão do contrato de trabalho para receber BEM – Benefício Emergencial.

A faixa etária acima dos 50 anos foi a mais afetada no mercado de trabalho devido a obrigatoriedade de afastamento desses funcionários por medidas de saúde.

Felizmente podemos ver que essas pessoas estão conseguindo voltar ao mercado de trabalho no pós pandemia.

Veja também:

*O comparativo leva em consideração admissões formais no período de agosto e setembro de 2021 e junho e julho de 2022 (mantemos uma base de dados de 12 meses no Portal Salario).