Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber primeira parcela do 13º

Teve início no dia 26 de agosto, o pagamento da primeira parcela do 13° dos aposentados e pensionistas do INSS. O valor será depositado em conjunto com o benefício do mês de agosto, e está sendo distribuído por lotes.

Além disso, começam a receber nesse primeiro momento os beneficiários que recebem menos de um salário mínimo (R$ 998) por mês. O pagamento por lotes esta previsto para ir até o dia 6 de setembro.

Aposentados e pensionistas do INSS

Já quem ganha mais que um salário mínimo por mês, começará a receber a partir de 2 de setembro. Em ambos os casos a liberação por lote ocorre conforme o número final do cartão do beneficiário.

Um dos diferenciais da liberação desse valor é que ele não terá desconto do Imposto de Renda.

Quem pode receber a primeira parcela do 13° dos aposentados e pensionistas do INSS?

Podem receber a primeira parcela do 13° salário dos aposentados e pensionistas do INSS: aposentados em todas as modalidades, mães que estão recebendo o salário-maternidade, quem está recebendo auxílio doença, acidente ou reclusão, quem recebe pensão por morte de um beneficiário.

Não têm direito a esse recebimento, beneficiários que recebem benefícios assistenciais LOAS.

Vale ressaltar que quem recebeu benefícios por tempo determinado, ou após o mês de janeiro, terá um valor proporcional.

A segunda parcela do 13° para aposentados e pensionistas do INSS deve ser paga a partir de 25 de novembro até o dia 6 de dezembro, também em lotes conforme a numeração final do cartão do beneficiário. Contudo, nela será descontado o imposto de renda, conforme determina a legislação.

Para obter mais informações sobre o pagamento da 1° parcela do 13° dos aposentados e pensionistas do INSS, vá diretamente em uma das agências bancárias do Banco que gerencia a sua conta.