Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Salário 2019 - Ribeirão Preto, SP

08/2019
atualização

Informações salariais oficiais do período de 01/2019 até 08/2019 segundo dados do CAGED/MTE.

146
salários

Salários de 146 profissionais no cargo e dados do mercado de trabalho para a profissão.

42h
carga horária

Jornada de trabalho de 42h. Carga horária semanal média de 146 profissionais.

R$ 2.069,05
média salarial

Salário médio bruto mensal calculado de acordo com informações salariais de admitidos e desligados.

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando na cidade de Ribeirão Preto-SP ganha entre R$ 1.676,00 (média do piso salarial 2019 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 3.126,81, sendo que a média salarial fica em R$ 2.069,05 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do CAGED no período de 01/2019 até 08/2019 com uma amostragem de 146 salários.

O cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando em Ribeirão Preto, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 31 anos, Ensino Superior incompleto, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em médias empresas que atuam no segmento de Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis.

Você pode ver a pesquisa salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em todo o Brasil clicando aqui.

Continue lendo e confira todos os dados da pesquisa salarial, bem como todas as informações do mercado de trabalho para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Ribeirão Preto em todos os segmentos da economia.

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Salários em outras cidades - São Paulo

Cargos similares com o mesmo CBO

Os registros do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) tanto no contrato de trabalho, quanto na carteira de trabalho possuem sinônimos, ou seja, nomenclaturas de cargo diferentes mas que executam a mesma função, como por exemplo Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário.

O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – Ribeirão Preto, SP

Condições de trabalho

Trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Principais funções dos técnicos em operação e monitoração de computadores

Trabalhadores no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) devem assegurar funcionamento do hardware e software, demonstrar competências pessoais, atender cliente e usuário, comunicar-se, monitorar sistemas, administrar processamento de dados, inspecionar ambiente físico de trabalho, garantir segurança das informações.

Jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário com 146 profissionais admitidos e desligados no periodo de 01/2019 até 08/2019.

Somente profissionais admitidos
AdmitidosJornadaRef.Salário p/ mêsSalário p/ hora
3844220R$ 1.739,11R$ 7,91
3540200R$ 2.056,94R$ 10,28
235175R$ 1.402,00R$ 8,01
242210R$ 1.402,00R$ 6,68
230150R$ 1.104,00R$ 7,36
Somente profissionais desligados
DesligadosJornadaRef.Salário p/ mêsSalário p/ hora
3444220R$ 2.181,97R$ 9,92
2640200R$ 2.784,08R$ 13,92
342210R$ 1.402,00R$ 6,68
235175R$ 1.436,00R$ 8,21
130150R$ 1.147,00R$ 7,65
136180R$ 1.388,00R$ 7,71

Salários por tipos de contratos de trabalho

Tipos de admissão e demissão - *O tempo de empresa é expresso em meses em casos de demissão
TotalRelaçãoSalárioTempo na empresa*
72Admissão por ReempregoR$ 1.889,530
34Pedido de DemissãoR$ 2.143,4121
27Demissão sem Justa CausaR$ 2.616,0744
7Admissão ao Primeiro EmpregoR$ 1.407,000
3Desligamento por Acordo Empregado/EmpregadorR$ 2.242,0049
2Demissão por Término de ContratoR$ 1.451,001
1Desligamento por MorteR$ 3.048,00142

Tabela salarial Júnior, Pleno e Sênior por porte da empresa

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Júnior trabalhando em Ribeirão Preto-SP ganha em média R$ 1.898,09, o nível pleno recebe cerca de R$ 3.280,40, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 3.538,82 mensais de acordo com dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Conheça as diferenças entre os níveis Júnior, Pleno e Sênior.

Metodologia: Salários de 67 profissionais demitidos das empresas de Ribeirão Preto-SP no período de 01/2019 até 08/2019.
Porte da EmpresaJúniorPlenoSênior
MEI e Micro empresa1.675,161.940,002.273,00
Pequena empresa1.804,102.683,504.536,80
Média empresa2.106,094.547,503.961,00
Grande empresa2.282,63---2.731,50

*Os salários de Júnior, Pleno e Sênior no cargo são referentes somente ao histórico do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) naquela empresa até ser demitido. Esses dados não levam em consideração a vida profissional completa no cargo, por isso o salário de um pleno pode ser maior que um sênior por exemplo. Geralmente quando a amostragem de salários na pesquisa é maior isso tende a se estabilizar estatisticamente.

Piso salarial

O piso salarial de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Ribeirão Preto-SP é de *R$ 1.676,00 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do piso salarial, bem como o percentual de reajuste do salário é homologado pela convenção coletiva ou dissídio da categoria pelo sindicato dos Técnicos em operação e monitoração de computadores.

*O valor do piso salarial mostrado aqui é a média da base salarial retirada de convenções coletivas registradas no MTE (caso houver), calculada em conjunto com o salário em locais com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do piso salarial dos Técnicos em operação e monitoração de computadores.

Salário base para aprendiz

Em um total de 4 aprendizes contratados e demitidos em Ribeirão Preto-SP durante o período da pesquisa, o salário médio de um aprendiz no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é de R$ 819,75 para uma jornada de trabalho de cerca de 35 horas semanais.

De acordo com a legislação, aprendiz é uma ocupação com jornada parcial de trabalho a qual não poderá interferir nos horários de estudos e no qual o trabalhador possa ter vencimentos menores que o salário mínimo vigente.

Confira uma tabela salarial completa com todos os cargos e salários de aprendizes contratados.

Salário para PNE no cargo

De acordo com a pesquisa, no período de 01/2019 até 08/2019 com 1 salários de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) portador de necessidades especiais, a média salarial em Ribeirão Preto-SP é de R$ 2.045,00 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais em média.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Contratações e demissões pelo mercado de trabalho

Contratações e demissões de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) pelo mercado de trabalho em Ribeirão Preto-SP no período de 01/2019 até 08/2019.

No período de 01/2019 até 08/2019 houveram 83 contratações formais com carteira assinada e 67 demissões em Ribeirão Preto-SP, resultando num saldo positivo de 16 empregos formais gerados.

Setores que mais contratam

TotalSegmento da EmpresaSalário
34Desenvolvimento e Licenciamento de Programas de Computador Customizáveis2.390,35
10Restaurantes e Similares1.766,20
8Serviços de Comunicação Multimídia - Scm1.402,00
8Desenvolvimento e Licenciamento de Programas de Computador Não-Customizáveis2.901,88
8Desenvolvimento de Programas de Computador e Software em Geral2.682,25
8Comércio Varejista Especializado de Equipamentos e Suprimentos de Informática1.605,13
6Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional2.188,33
6Suporte Técnico, Manutenção e Outros Serviços em Tecnologia da Informação1.637,00
5Atividades de Atendimento Hospitalar, Exceto Pronto-Socorro e Unidades para Atendimento a Urgências1.782,60
4Tratamento de Dados, Provedores de Serviços de Aplicação e Serviços de Hospedagem na Internet1.781,25

Segmentos de empresas com os melhores salários

TotalSegmento da EmpresaSalário
1Planos de Saúde5.700,00
1Fabricação de Produtos do Refino de Petróleo4.000,00
1Comércio Atacadista de Matérias-Primas Agrícolas3.961,00
1Serviços de Usinagem, Tornearia e Solda3.645,00
3Atividades de Teleatendimento3.621,00
1Comércio a Varejo de Motocicletas e Motonetas Novas3.393,00
8Desenvolvimento e Licenciamento de Programas de Computador Não-Customizáveis2.901,88
8Desenvolvimento de Programas de Computador e Software em Geral2.682,25
2Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros, com Itinerário Fixo, Municipal2.476,00
34Desenvolvimento e Licenciamento de Programas de Computador Customizáveis2.390,35

Salário por gênero

Numa amostragem de 146 salários de profissionais admitidos ou desligados no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Ribeirão Preto-SP, 29 são mulheres com salário médio de R$ 2.021,10 para uma jornada semanal de 41 horas.

Um total de 117 são homens com média salarial de R$ 2.080,93 e jornada de trabalho de 42h por semana.

As informações são do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho) com recursos do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador com cálculos estatísticos do Salario.com.br.

Salário por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Ribeirão Preto.

  • (64) Ensino médio completo: R$ 1.857,08.
  • (19) Ensino superior incompleto: R$ 1.623,11.
  • (34) Ensino superior completo: R$ 2.758,15.

Obs: o gráfico não mostrará porcentagens muito pequenas.

Salário por faixa etária ou idade

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Ribeirão Preto-SP com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitente. O total de salários da amostragem aparece entre parênteses.

  • (15) Até 20 anos: R$ 1.400,33.
  • (75) Entre 21 e 30 anos: R$ 1.759,51.
  • (46) Entre 31 e 40 anos: R$ 2.658,83.
  • (7) Entre 41 e 50 anos: R$ 2.287,71.
  • (2) Entre 51 e 60 anos: R$ 2.334,50.
  • (1) Entre 61 e 70 anos: R$ 6.124,00.

Obs: o gráfico não mostrará dados muito pequenos.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui.

Se você tiver alguma dúvida sobre o salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 317210 ou qualquer outro aspecto do levantamento salarial aqui mostrado, por favor deixe um comentário logo abaixo ou entre em contato conosco.

Comente sobre Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – Ribeirão Preto, SP

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Possui dúvidas trabalhistas sobre o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – Ribeirão Preto, SP? Acesse o nosso conteúdo trabalhista.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.
  • Tem alguma dúvida sobre a origem e confiabilidade dos dados salariais do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – Ribeirão Preto, SP? Acesse este link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here