CBO 9921-15 - Borracheiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

O profissional no cargo de Borracheiro CBO 9921-15 conserta pneus a frio e a quente, repara câmaras de ar e troca pneus, utilizando ferramentas, máquinas e outros equipamentos de borracharia, a fim de restabelecer as condições de utilização do conjunto de roda e pneu Realiza a desmontagem e a montagem de pneus.

Controla a vida útil e a utilização dos pneus, realizando rodízios e encaminhamentos para recapagem Realiza a manutenção básica dos equipamentos utilizados nos serviços de borracharia Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 9921-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Borracheiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular CBO 9921-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9921-15

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular.
      • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.

O que faz um Borracheiro

O Borracheiro CBO 9921-15 prepara as atividades, selecionando materiais, ferramentas, instrumentos e equipamentos Leva o conjunto acondicionado ao local da prestação de socorro a veículos.

Conserta pneus a frio e a quente, localizando o furo, retirando o objeto perfurante, escareando e realizando a limpeza do local, a fim de preparar para o conserto.

Aplica cimento vulcanizante e vulcaniza o pneu Escolhe remendo adequado, de acordo com o local danificado.

Fixa manchão no pneu Introduz refil de vedação no furo.

Retira agulha do refil e apara-o rente ao pneu.

Fixa remendo com rolete no pneu Infla o pneu ou câmara com ar comprimido e examina-o.

Verifica vazamentos, após o conserto.

Calibra o pneu Repara câmara de ar, inflando-a e mergulhando-a em uma caixa d’água, para localizar vazamento Seca a câmara de ar e realiza seu lixamento com esmeril, ao redor do furo.

Passa cola no local do furo Fixa borracha de ligação Cobre remendo com papel celofane ou material análogo.

Coloca câmara de ar na máquina vulcanizadora, controlando o tempo de exposição e retirando-a em seguida Resfria câmaras de ar em temperatura ambiente e realiza os procedimentos necessários para verificar se o vazamento foi vedado.

Ressulca pneus, consultando ficha do pneu – para certificar-se de que é possível ressulcar o pneu e levantar outras informações para o processo – e selecionando lâminas da máquina de ressulcar Limpa o lado externo do pneu Ressulca o pneu, acompanhando o desenho do sulco original.

Troca pneus, calçando rodas dianteiras e traseiras, afrouxando porcas e selecionando o macaco hidráulico de acordo com o peso do veículo a ser levantado Posiciona o macaco na base do veículo Ergue o veículo e posiciona o cavalete de segurança.

Retira cônicos e porcas Retira o conjunto de pneu e roda do veículo Coloca roda nos prisioneiros dos cubos, coloca cônicos e porcas no prisioneiro.

Fixa rodas com parafusos Em rodas raiadas, fixa castanhas e porcas e centraliza as rodas Realiza o aperto das porcas e retira cavalete e macaco hidráulico Controla a vida útil e a utilização do pneu, realizando marcações para identificação do pneu, preenchendo ficha de controle de uso e controlando entrada e saída de pneus para recapagem Controla o número de reformas sofridas pelo pneu.

Examina o estado da carcaça, realiza rodízio e mantém a calibragem dos pneus Verifica ovalação da roda Separa pneus por medidas Realiza a montagem e a desmontagem de pneu, retirando núcleo de válvula, descolando talões do pneu e retirando o friso e o pneu da roda Retira o protetor da câmara de ar e a câmara de ar do pneu Escova roda e friso da roda Limpa parte interna do pneu Aplica talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu Coloca câmara no pneu Coloca conjunto protetor, câmara e pneu na roda Aplica lubrificante no talão (linha do pneu), assenta friso na roda e fixa válvula na câmara ou diretamente no pneu sem câmara Coloca água na câmara dos pneus de tratores agrícolas Presta socorro a veículos, levantando informações sobre o local e sobre a ocorrência que motivou o pedido Informa-se sobre ano e modelo do veículo e sobre o tipo, as dimensões e outras especificações do pneu Levanta informações sobre o tipo de roda Dirige-se ao local com os equipamentos e outros materiais Sinaliza a pista e procede à troca de pneus Realiza manutenção de equipamentos, verificando vazamentos e repondo óleo do macaco hidráulico, mantendo válvula de alívio fechada após uso e verificando óleo do compressor Troca água de caixa d’água Esgota água do compressor Limpa ferramentas Conserva o local de trabalho limpo e organizado Preenche documentação técnica, tais como relatórios de controle do processo, requisições de material e fichas técnicas Segue procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e verificando as condições de segurança de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9921-15 deve consertar pneus a frio e a quente, prestar socorro a veículos, reparar câmara de ar, trocar pneus, controlar vida Útil e utilização do pneu, realizar montagem e desmontagem de pneu, ressulcar pneus, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção de equipamentos, realizar alinhamento, balancear conjunto roda e pneu.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9921-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Borracheiro CBO 9921-15

Um Borracheiro (ou sinônimo) deve centralizar rodas raiadas, fixar borracha de ligação, secar câmara de ar, realizar rodízio de pneus, vulcanizar pneu, colocar câmara na máquina vulcanizadora, examinar estado de carcaça do pneu, demonstrar senso de observação, verificar vazamentos do macaco hidráulico, retirar núcleo de válvula, inflar pneu ou câmara com ar comprimido, fixar manchão no pneu, limpar parte interna do pneu, escarear local do remendo, fixar válvula na câmara, colocar água na câmara - trator agrícola, afrouxar porcas, fixar remendo com rolete no pneu, repor óleo do macaco hidráulico, demonstrar capacidade de resistência física, trocar água de caixa dágua, aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu, retirar agulha do refil, informar sobre ano e modelo do carro, retirar friso, trabalhar em equipe, limpar ferramentas, verificar óleo do compressor, demonstrar senso de humor, demonstrar eficiência, demonstrar paciência, levantar informações sobre o local, retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora, calçar rodas dianteiras e traseiras, verificar se o pneu é ressulcável, demonstrar educação, ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original, colocar cavalete no eixo do carro, aplicar lubrificante no talão - linha do pneu, inspecionar pneu, verificar se o vazamento foi vedado, lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo, descontaminar local do conserto, levantar informações sobre o acontecido, aparar refil rente ao pneu, trabalhar com segurança, levantar informações sobre tipo de roda - raiada ou disco, sinalizar pista, resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água, calibrar pneu, examinar pneu, retirar pneu da roda, verificar ovalação da roda, retirar conjunto pneu e roda do carro, mergulhar câmara de ar em uma caixa dágua, introduzir refil de vedação no furo, preencher ficha de controle de uso de pneus, localizar furo, utilizar ferramentas adequadas, demonstrar capacidade de organização, demonstrar atenção pelos clientes, fixar rodas com parafusos, demonstrar responsabilidade, consultar ficha do pneu, inflar câmara de ar com a válvula, aplicar cimento vulcanizante, cobrir remendo com papel celofane, colocar roda nos prisioneiros dos cubos, erguer veículos, selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado, colocar câmara no pneu, marcar pneu, colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda, retirar protetor da câmara de ar, verificar condições do pneu, esgotar água do compressor, colocar cônicos e porcas no prisioneiro, manter válvula de alívio fechada após uso, controlar entrada e saída de pneus para recapagem, participar em reuniões da cipa, fixar castanhas e porcas em rodas raiadas, retirar objeto perfurante, dirigir-se ao local com os equipamentos necessários, escolher remendo adequado de acordo com local danificado, posicionar cavalete de segurança, demonstrar pontualidade, controlar número de reformas sofridas pelo pneu, apertar porcas em sentido x, escovar roda e friso da roda, selecionar lâminas da máquina de ressulcagem, informar-se sobre dimensão e medidas do pneu, posicionar macaco na base do carro, passar cola no local do furo, separar pneus por medidas, assentar friso na roda, demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos, descolar talões do pneu, limpar lado externo do pneu, verificar vazamentos, localizar vazamento na camara de ar, retirar câmara de ar do pneu, retirar cônicos e porcas, utilizar equipamentos de proteção individual, manter calibragem dos pneus, retirar cavalete e macaco hidráulico.

Cargos e salários CBO 9921-15 - Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Salário Consertador de Pneus

Consertador de Pneus: Rio Grande do Sul

  • 2.267
  • Rio Grande do Sul
  • 1.756 - 2.589
  • 44h
O profissional no cargo de Consertador de Pneus CBO 9921-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.756 e 2.589 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.267 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9921-15.
Salário Consertador de Pneus Rio de Janeiro

Consertador de Pneus: Rio de Janeiro, RJ

  • 344
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.773 - 2.959
  • 43h
O profissional no cargo de Consertador de Pneus CBO 9921-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.773 e 2.959 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 344 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9921-15.
Salário Montador de Pneus Rio Branco

Montador de Pneus: Rio Branco, AC

  • 42
  • Rio Branco, AC
  • 1.467 - 2.187
  • 44h
O profissional no cargo de Montador de Pneus CBO 9921-15 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.467 e 2.187 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 42 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9921-15.
Salário Montador de Pneus

Montador de Pneus: Paraná

  • 2.898
  • Paraná
  • 1.850 - 2.790
  • 44h
O profissional no cargo de Montador de Pneus CBO 9921-15 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.850 e 2.790 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.898 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9921-15.
Salário Montador de Pneus Rio de Janeiro

Montador de Pneus: Rio de Janeiro, RJ

  • 344
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.773 - 2.959
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Pneus CBO 9921-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.773 e 2.959 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 344 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9921-15.
Salário Montador de Pneus Goiânia

Montador de Pneus: Goiânia, GO

  • 591
  • Goiânia, GO
  • 1.600 - 2.363
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Pneus CBO 9921-15 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.600 e 2.363 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 591 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9921-15.
Salário Montador de Pneus São Paulo

Montador de Pneus: São Paulo, SP

  • 838
  • São Paulo, SP
  • 1.968 - 3.125
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Pneus CBO 9921-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.968 e 3.125 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 838 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9921-15.
Salário Montador de Pneus

Montador de Pneus: Rio Grande do Sul

  • 2.267
  • Rio Grande do Sul
  • 1.756 - 2.589
  • 44h
O profissional no cargo de Montador de Pneus CBO 9921-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.756 e 2.589 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.267 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9921-15.