CBO 9921-15 - Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 9921-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Borracheiro conserta pneus a frio e a quente, repara câmaras de ar e troca pneus, utilizando ferramentas, máquinas e outros equipamentos de borracharia, a fim de restabelecer as condições de utilização do conjunto de roda e pneu Realiza a desmontagem e a montagem de pneus.
Controla a vida útil e a utilização dos pneus, realizando rodízios e encaminhamentos para recapagem Realiza a manutenção básica dos equipamentos utilizados nos serviços de borracharia Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular CBO 9921-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9921-15
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular.
- Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.
O que faz um Borracheiro
O Borracheiro (ou similar) prepara as atividades, selecionando materiais, ferramentas, instrumentos e equipamentos Leva o conjunto acondicionado ao local da prestação de socorro a veículos.
Conserta pneus a frio e a quente, localizando o furo, retirando o objeto perfurante, escareando e realizando a limpeza do local, a fim de preparar para o conserto.
Aplica cimento vulcanizante e vulcaniza o pneu Escolhe remendo adequado, de acordo com o local danificado.
Fixa manchão no pneu Introduz refil de vedação no furo.
Retira agulha do refil e apara-o rente ao pneu.
Fixa remendo com rolete no pneu Infla o pneu ou câmara com ar comprimido e examina-o.
Verifica vazamentos, após o conserto.
Calibra o pneu Repara câmara de ar, inflando-a e mergulhando-a em uma caixa d’água, para localizar vazamento Seca a câmara de ar e realiza seu lixamento com esmeril, ao redor do furo.
Passa cola no local do furo Fixa borracha de ligação Cobre remendo com papel celofane ou material análogo.
Coloca câmara de ar na máquina vulcanizadora, controlando o tempo de exposição e retirando-a em seguida Resfria câmaras de ar em temperatura ambiente e realiza os procedimentos necessários para verificar se o vazamento foi vedado.
Ressulca pneus, consultando ficha do pneu – para certificar-se de que é possível ressulcar o pneu e levantar outras informações para o processo – e selecionando lâminas da máquina de ressulcar Limpa o lado externo do pneu Ressulca o pneu, acompanhando o desenho do sulco original.
Troca pneus, calçando rodas dianteiras e traseiras, afrouxando porcas e selecionando o macaco hidráulico de acordo com o peso do veículo a ser levantado Posiciona o macaco na base do veículo Ergue o veículo e posiciona o cavalete de segurança.
Retira cônicos e porcas Retira o conjunto de pneu e roda do veículo Coloca roda nos prisioneiros dos cubos, coloca cônicos e porcas no prisioneiro.
Fixa rodas com parafusos Em rodas raiadas, fixa castanhas e porcas e centraliza as rodas Realiza o aperto das porcas e retira cavalete e macaco hidráulico Controla a vida útil e a utilização do pneu, realizando marcações para identificação do pneu, preenchendo ficha de controle de uso e controlando entrada e saída de pneus para recapagem Controla o número de reformas sofridas pelo pneu.
Examina o estado da carcaça, realiza rodízio e mantém a calibragem dos pneus Verifica ovalação da roda Separa pneus por medidas Realiza a montagem e a desmontagem de pneu, retirando núcleo de válvula, descolando talões do pneu e retirando o friso e o pneu da roda Retira o protetor da câmara de ar e a câmara de ar do pneu Escova roda e friso da roda Limpa parte interna do pneu Aplica talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu Coloca câmara no pneu Coloca conjunto protetor, câmara e pneu na roda Aplica lubrificante no talão (linha do pneu), assenta friso na roda e fixa válvula na câmara ou diretamente no pneu sem câmara Coloca água na câmara dos pneus de tratores agrícolas Presta socorro a veículos, levantando informações sobre o local e sobre a ocorrência que motivou o pedido Informa-se sobre ano e modelo do veículo e sobre o tipo, as dimensões e outras especificações do pneu Levanta informações sobre o tipo de roda Dirige-se ao local com os equipamentos e outros materiais Sinaliza a pista e procede à troca de pneus Realiza manutenção de equipamentos, verificando vazamentos e repondo óleo do macaco hidráulico, mantendo válvula de alívio fechada após uso e verificando óleo do compressor Troca água de caixa d’água Esgota água do compressor Limpa ferramentas Conserva o local de trabalho limpo e organizado Preenche documentação técnica, tais como relatórios de controle do processo, requisições de material e fichas técnicas Segue procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e verificando as condições de segurança de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.
Funções
O funcionário CBO 9921-15 deve prestar socorro a veículos, demonstrar competências pessoais, realizar alinhamento, realizar manutenção de equipamentos, controlar vida Útil e utilização do pneu, consertar pneus a frio e a quente, realizar montagem e desmontagem de pneu, balancear conjunto roda e pneu, trocar pneus, reparar câmara de ar, ressulcar pneus.
Atividades exercidas por um Borracheiro CBO 9921-15
Um Borracheiro (ou sinônimo) deve limpar lado externo do pneu, fixar castanhas e porcas em rodas raiadas, verificar ovalação da roda, examinar estado de carcaça do pneu, aparar refil rente ao pneu, retirar friso, descontaminar local do conserto, controlar número de reformas sofridas pelo pneu, esgotar água do compressor, verificar se o vazamento foi vedado, demonstrar senso de observação, informar-se sobre dimensão e medidas do pneu, manter calibragem dos pneus, aplicar cimento vulcanizante, demonstrar capacidade de organização, retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora, localizar vazamento na camara de ar, fixar rodas com parafusos, retirar núcleo de válvula, participar em reuniões da cipa, colocar roda nos prisioneiros dos cubos, levantar informações sobre o acontecido, retirar câmara de ar do pneu, fixar manchão no pneu, verificar vazamentos, descolar talões do pneu, utilizar ferramentas adequadas, cobrir remendo com papel celofane, retirar pneu da roda, posicionar cavalete de segurança, demonstrar senso de humor, dirigir-se ao local com os equipamentos necessários, utilizar equipamentos de proteção individual, posicionar macaco na base do carro, mergulhar câmara de ar em uma caixa dágua, calçar rodas dianteiras e traseiras, selecionar lâminas da máquina de ressulcagem, fixar borracha de ligação, levantar informações sobre o local, demonstrar responsabilidade, colocar câmara na máquina vulcanizadora, fixar válvula na câmara, retirar agulha do refil, retirar protetor da câmara de ar, trabalhar com segurança, repor óleo do macaco hidráulico, sinalizar pista, retirar cavalete e macaco hidráulico, demonstrar eficiência, calibrar pneu, retirar objeto perfurante, demonstrar capacidade de resistência física, resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água, centralizar rodas raiadas, demonstrar pontualidade, escolher remendo adequado de acordo com local danificado, inflar pneu ou câmara com ar comprimido, inflar câmara de ar com a válvula, colocar cavalete no eixo do carro, preencher ficha de controle de uso de pneus, localizar furo, retirar cônicos e porcas, manter válvula de alívio fechada após uso, apertar porcas em sentido x, verificar óleo do compressor, erguer veículos, aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu, fixar remendo com rolete no pneu, secar câmara de ar, demonstrar educação, afrouxar porcas, verificar condições do pneu, limpar ferramentas, introduzir refil de vedação no furo, escarear local do remendo, inspecionar pneu, controlar entrada e saída de pneus para recapagem, colocar água na câmara - trator agrícola, marcar pneu, levantar informações sobre tipo de roda - raiada ou disco, verificar vazamentos do macaco hidráulico, colocar câmara no pneu, verificar se o pneu é ressulcável, assentar friso na roda, colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda, separar pneus por medidas, realizar rodízio de pneus, aplicar lubrificante no talão - linha do pneu, passar cola no local do furo, demonstrar atenção pelos clientes, consultar ficha do pneu, demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos, limpar parte interna do pneu, demonstrar paciência, ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original, trabalhar em equipe, trocar água de caixa dágua, escovar roda e friso da roda, examinar pneu, colocar cônicos e porcas no prisioneiro, informar sobre ano e modelo do carro, selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado, lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo, retirar conjunto pneu e roda do carro, vulcanizar pneu.