CBO 9921-15 - Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 9921-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Borracheiro conserta pneus a frio e a quente, repara câmaras de ar e troca pneus, utilizando ferramentas, máquinas e outros equipamentos de borracharia, a fim de restabelecer as condições de utilização do conjunto de roda e pneu Realiza a desmontagem e a montagem de pneus.

Controla a vida útil e a utilização dos pneus, realizando rodízios e encaminhamentos para recapagem Realiza a manutenção básica dos equipamentos utilizados nos serviços de borracharia Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular CBO 9921-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9921-15

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular.
      • Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.

O que faz um Borracheiro

O Borracheiro (ou similar) prepara as atividades, selecionando materiais, ferramentas, instrumentos e equipamentos Leva o conjunto acondicionado ao local da prestação de socorro a veículos.

Conserta pneus a frio e a quente, localizando o furo, retirando o objeto perfurante, escareando e realizando a limpeza do local, a fim de preparar para o conserto.

Aplica cimento vulcanizante e vulcaniza o pneu Escolhe remendo adequado, de acordo com o local danificado.

Fixa manchão no pneu Introduz refil de vedação no furo.

Retira agulha do refil e apara-o rente ao pneu.

Fixa remendo com rolete no pneu Infla o pneu ou câmara com ar comprimido e examina-o.

Verifica vazamentos, após o conserto.

Calibra o pneu Repara câmara de ar, inflando-a e mergulhando-a em uma caixa d’água, para localizar vazamento Seca a câmara de ar e realiza seu lixamento com esmeril, ao redor do furo.

Passa cola no local do furo Fixa borracha de ligação Cobre remendo com papel celofane ou material análogo.

Coloca câmara de ar na máquina vulcanizadora, controlando o tempo de exposição e retirando-a em seguida Resfria câmaras de ar em temperatura ambiente e realiza os procedimentos necessários para verificar se o vazamento foi vedado.

Ressulca pneus, consultando ficha do pneu – para certificar-se de que é possível ressulcar o pneu e levantar outras informações para o processo – e selecionando lâminas da máquina de ressulcar Limpa o lado externo do pneu Ressulca o pneu, acompanhando o desenho do sulco original.

Troca pneus, calçando rodas dianteiras e traseiras, afrouxando porcas e selecionando o macaco hidráulico de acordo com o peso do veículo a ser levantado Posiciona o macaco na base do veículo Ergue o veículo e posiciona o cavalete de segurança.

Retira cônicos e porcas Retira o conjunto de pneu e roda do veículo Coloca roda nos prisioneiros dos cubos, coloca cônicos e porcas no prisioneiro.

Fixa rodas com parafusos Em rodas raiadas, fixa castanhas e porcas e centraliza as rodas Realiza o aperto das porcas e retira cavalete e macaco hidráulico Controla a vida útil e a utilização do pneu, realizando marcações para identificação do pneu, preenchendo ficha de controle de uso e controlando entrada e saída de pneus para recapagem Controla o número de reformas sofridas pelo pneu.

Examina o estado da carcaça, realiza rodízio e mantém a calibragem dos pneus Verifica ovalação da roda Separa pneus por medidas Realiza a montagem e a desmontagem de pneu, retirando núcleo de válvula, descolando talões do pneu e retirando o friso e o pneu da roda Retira o protetor da câmara de ar e a câmara de ar do pneu Escova roda e friso da roda Limpa parte interna do pneu Aplica talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu Coloca câmara no pneu Coloca conjunto protetor, câmara e pneu na roda Aplica lubrificante no talão (linha do pneu), assenta friso na roda e fixa válvula na câmara ou diretamente no pneu sem câmara Coloca água na câmara dos pneus de tratores agrícolas Presta socorro a veículos, levantando informações sobre o local e sobre a ocorrência que motivou o pedido Informa-se sobre ano e modelo do veículo e sobre o tipo, as dimensões e outras especificações do pneu Levanta informações sobre o tipo de roda Dirige-se ao local com os equipamentos e outros materiais Sinaliza a pista e procede à troca de pneus Realiza manutenção de equipamentos, verificando vazamentos e repondo óleo do macaco hidráulico, mantendo válvula de alívio fechada após uso e verificando óleo do compressor Troca água de caixa d’água Esgota água do compressor Limpa ferramentas Conserva o local de trabalho limpo e organizado Preenche documentação técnica, tais como relatórios de controle do processo, requisições de material e fichas técnicas Segue procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e verificando as condições de segurança de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.

Funções

O funcionário CBO 9921-15 deve balancear conjunto roda e pneu, demonstrar competências pessoais, ressulcar pneus, controlar vida Útil e utilização do pneu, reparar câmara de ar, trocar pneus, realizar montagem e desmontagem de pneu, realizar manutenção de equipamentos, prestar socorro a veículos, consertar pneus a frio e a quente, realizar alinhamento.

Atividades exercidas por um Borracheiro CBO 9921-15

Um Borracheiro (ou sinônimo) deve demonstrar senso de observação, fixar castanhas e porcas em rodas raiadas, esgotar água do compressor, descolar talões do pneu, retirar friso, participar em reuniões da cipa, retirar núcleo de válvula, examinar pneu, retirar conjunto pneu e roda do carro, verificar vazamentos do macaco hidráulico, retirar pneu da roda, fixar manchão no pneu, retirar agulha do refil, secar câmara de ar, colocar câmara na máquina vulcanizadora, assentar friso na roda, localizar vazamento na camara de ar, lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo, limpar lado externo do pneu, fixar válvula na câmara, repor óleo do macaco hidráulico, aplicar lubrificante no talão - linha do pneu, mergulhar câmara de ar em uma caixa dágua, trabalhar com segurança, demonstrar paciência, calibrar pneu, demonstrar capacidade de organização, colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda, dirigir-se ao local com os equipamentos necessários, aplicar cimento vulcanizante, demonstrar senso de humor, verificar óleo do compressor, demonstrar educação, retirar protetor da câmara de ar, centralizar rodas raiadas, informar sobre ano e modelo do carro, aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu, resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água, colocar água na câmara - trator agrícola, passar cola no local do furo, levantar informações sobre o local, demonstrar capacidade de resistência física, demonstrar eficiência, retirar cavalete e macaco hidráulico, inspecionar pneu, escolher remendo adequado de acordo com local danificado, fixar remendo com rolete no pneu, utilizar equipamentos de proteção individual, selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado, realizar rodízio de pneus, verificar vazamentos, aparar refil rente ao pneu, controlar entrada e saída de pneus para recapagem, controlar número de reformas sofridas pelo pneu, retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora, ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original, inflar câmara de ar com a válvula, colocar cavalete no eixo do carro, manter calibragem dos pneus, localizar furo, posicionar cavalete de segurança, colocar câmara no pneu, consultar ficha do pneu, demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos, demonstrar pontualidade, levantar informações sobre tipo de roda - raiada ou disco, fixar rodas com parafusos, introduzir refil de vedação no furo, manter válvula de alívio fechada após uso, informar-se sobre dimensão e medidas do pneu, verificar ovalação da roda, preencher ficha de controle de uso de pneus, verificar se o vazamento foi vedado, escovar roda e friso da roda, escarear local do remendo, limpar ferramentas, erguer veículos, verificar condições do pneu, separar pneus por medidas, colocar cônicos e porcas no prisioneiro, afrouxar porcas, demonstrar responsabilidade, retirar cônicos e porcas, demonstrar atenção pelos clientes, selecionar lâminas da máquina de ressulcagem, levantar informações sobre o acontecido, inflar pneu ou câmara com ar comprimido, examinar estado de carcaça do pneu, trocar água de caixa dágua, descontaminar local do conserto, limpar parte interna do pneu, retirar câmara de ar do pneu, retirar objeto perfurante, calçar rodas dianteiras e traseiras, trabalhar em equipe, verificar se o pneu é ressulcável, fixar borracha de ligação, utilizar ferramentas adequadas, marcar pneu, colocar roda nos prisioneiros dos cubos, vulcanizar pneu, posicionar macaco na base do carro, sinalizar pista, cobrir remendo com papel celofane, apertar porcas em sentido x.

Cargos e salários CBO 9921-15 - Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular

Não há posts para exibir